fbpx

Eurotrip: viajando pela Europa gastando pouco | Planejamento e roteiros

Saiba como planejar uma Eurotrip por conta própria. Roteiros de viagem, como encontrar passagens de avião, trem e ônibus baratas, sugestões de hospedagem e muitas dicas para economizar.

Você pode economizar muito em sua viagem pela Europa sem abrir mão de conforto e de conhecer nenhuma atração.

Troca de Guarda em Londres, Eurotrip
Troca de Guarda no Palácio de Buckingham em Londres.

*Post atualizado em 08/10/2019

A Europa é o nosso destino predileto. Já fizemos diversas viagens para lá, desde intercâmbio para estudar inglês em Londres, mochilão de 30 dias dormindo sempre em quarto compartilhado de hostel, mochilão no inverno passando por países do leste europeu, viagens econômicas com direito a um pouco mais de conforto com hospedagem sempre em quarto privativo e até viagens com hospedagem em hotéis de luxo.

Nesse post você vai encontrar todas as dicas para planejar sua viagem para Europa por conta própria gastando pouco. Sim, é possível viajar para Europa gastando pouco ou ao pelo menos gastando bem menos do que a maioria dos seus amigos e familiares que já estiveram por lá gastaram.

E o melhor de tudo, você não precisa abrir mão do mínimo de conforto, de conhecer as atrações que deseja, de comer bem e até mesmo de fazer algumas compras.

Então chega de enrolação e vamos logo ao que interessa. Abaixo estão dicas importantes para que seu tour pela Europa seja um sucesso e para que você consiga economizar muito, mesmo em tempos de real desvalorizado.

Eurotrip: Lisboa em Portugal
Lisboa, Portugal.

O que é uma Eurotrip?

Eurotrip é como são conhecidas as viagens pela Europa que passam por mais de um país. Geralmente elas duram pelo menos 10 dias e os viajantes costumam vistar entre 3 a 5 países.

Mas há quem queira conhecer muito mais países em uma só viagem, assim como nós fizemos quando visitamos a Europa pela primeira vez. É muito comum roteiros de viagem pela Europa, seja um mochilão, viagem em casal ou família, passar por 10, 12 ou até 15 países em uma só viagem de cerca de 30 dias.

Eurotrip é uma viagem para fazer um verdadeiro tour pela Europa, passando por várias cidades em diferentes países, geralmente viajando de trem, aproveitando a proximidade e a facilidade de transitar entre os países europeus.

Duração de uma Eurotrip

Na maioria das situações uma Eurotrip pode durar até 3 meses, prazo máximo concedido pela imigração europeia a brasileiros que viajam para Europa a turismo.

É claro que existem meios de se prorrogar a duração de uma viagem pela Europa. Você pode, por exemplo, incluir países que não fazem parte do Tratado de Schengen e por isso o tempo que você permanecer por lá não irá contar nos 3 meses de permanência no Espaço Schengen. Alguns exemplos de países que não fazem parte do tratado são Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), Irlanda, Rússia e Turquia.

O viajante pode, por exemplo, conciliar os 3 meses nos países que fazem parte do tratado com até 6 meses nos países que compõe o Reino Unido.

Apesar de ser um sonho viajar por tanto tempo pela Europa, é bem provável que você, assim como nós, não terá tanto tempo e dinheiro disponíveis. Dessa forma, nesse post vamos focar nas viagens “mais curtas”, entre 10 e 30 dias.

Quais são os países da Europa

A Europa é composta por 49 países, considerando que o Reino Unido é constituído por 4 países. Os países da Europa e suas respectivas capitais são:

Albânia: Tirana
Alemanha: Berlim
Andorra: Andorra a Velha
Áustria: Viena
Bélgica: Bruxelas
Bielorrússia: Minsk
Bósnia e Herzegovina: Sarajevo
Bulgária: Sofia
Croácia: Zagreb
Dinamarca: Copenhague
Escócia: Edimburgo
Eslováquia: Bratislava
Eslovênia: Liubliana
Espanha: Madri
Estônia: Tallinn
Finlândia: Helsinki
França: Paris
Grécia: Atenas
Hungria: Budapeste
Inglaterra: Londres
Irlanda: Dublin
Irlanda do Norte: Belfast
Islândia: Reykjavik
Itália: Roma
Letônia: Riga
Liechtenstein: Vaduz
Lituânia: Vilnius
Luxemburgo: Luxemburgo
Kosovo: Pristina
Malta: Valeta
Moldávia: Chisinau
Mônaco: Mônaco
Montenegro: Podgorica
Noruega: Oslo
Países Baixos: Amsterdã
País de Gales: Cardiff
Polônia: Varsóvia
Portugal: Lisboa
República Tcheca: Praga
República de Macedônia: Skopje
Romênia: Bucareste
Rússia (Europa e Ásia): Moscou
San Marino: San Marino
Sérvia: Belgrado
Suécia: Estocolmo
Suíça: Berna
Turquia (Europa e Ásia): Ancara
Ucrânia: Kiev
Vaticano: Cidade do Vaticano

O maior país da Europa é a Rússia, que ocupa 37% da área total do continente apenas com a porção europeia de sua área, e o menor país da Europa é o Vaticano, que ocupa uma pequena área no centro de Roma na Itália. Com exceção do Vaticano, todos os países da Europa fazem parte da ONU – Organização das Nações Unidas.

Mapa da Europa

Impossível planejar uma Eurotrip sem um mapa da Europa. Mesmo nós, com tanta experiência em viajar pelo velho continente, sempre que estamos planejando uma viagem para Europa ou mesmo escrevendo um post aqui para o blog, consultamos o mapa da Europa. A forma mais prática é utilizar o Google Maps para visualizar o mapa europeu e ir trançando o roteiro da viagem.

Visto para Europa

Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Europa a turismo. Como dito acima, o praxo máximo da viagem deve ser de 3 meses. A isenção de visto é válida para todos os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.

Em alguns outros países europeus que não fazem parte do Tratado de Schengen, também não é exigido visto para turistas brasileiros. Alguns exemplos são Irlanda, Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia e Albânia.

O que é O Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de controle nas fronteiras.

Na prática, para viajantes brasileiros, só há controle de passaporte no país de entrada e no de saída do Espaço Schengen.

Como brasileiros não precisam de visto, no país de entrada seu passaporte será carimbado com uma autorização que permite permanecer até 3 meses com fins turísticos em qualquer país que faça parte do tratado.

Os países que fazem parte do tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Documentos para viajar para Europa

A documentação necessária para brasileiros viajarem para Europa a turismo independe do estilo da viagem. Tanto faze se você é um mochileiro, viaja em casal, família ou se sua viagem é de luxo, é preciso separar uma série de documentos em um pastinha e levar para apresentar ao agente de imigração, caso seja solicitado.

Os documentos necessários para viajar para Europa são:

  • Passaporte válido até o fim da sua viagem
  • Passagem de volta para o Brasil ou de saída da Europa
  • Comprovantes de reserva de hospedagem
  • Comprovantes financeiros que provem que você tem recursos para se manter durante a viagem
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros

Há outros documentos que não são obrigatórios mas que podem ser úteis caso você vá para a “temida salinha” como Declaração de Imposto de Renda, últimos contracheques, carteira de trabalho, carteira funcional, comprovante de que é sócio em empresa (se for o caso), comprovante de matrícula na universidade ou diploma acadêmico, documentos que comprove que tem bens no Brasil, passaporte anterior que comprove outras viagens e vistos.

A princípio apresente apenas o passaporte ao agente de imigração. Caso seja necessários apresente os documentos que forem solicitados.

Saiba mais em Documentos necessários para viajar para Europa e Como funciona a imigração na Europa.

Eurotrip: Portão de Brandenburgo, Berlim
Portão de Brandenburgo em Berlim.

Como encontrar passagens baratas para sua Eurotrip

Essa é com certeza a parte mais importante do seu planejamento de viagem. As despesas com voos Brasil x Europa x Brasil, voos internos dentro da Europa e deslocamento de trem ou ônibus podem ser bem altas. Mas seguindo nossas dicas você pode reduzir bastante seus gastos com passagens aéreas, de trem e ônibus.

A maior dica para economizar muito na sua Eurotrip é comprar todas as passagens com muita antecedência. Isso vale tanto para os voos Brasil x Europa x Brasil, quanto para os deslocamentos internos na Europa.

Existem alguns macetes para conseguir os melhores preços e vamos passar todos que conhecemos para você. Esses macetes nós descobrimos depois de muitas pesquisas de preços em diversos sites de companhias aéreas, trem e ônibus, além de sites agregadores, e de ler muitos em outros blogs, sites e fóruns sobre a experiência de outros viajantes.

Passagens para Europa

A nossa principal dica para conseguir bons preços para passagens do Brasil para Europa é esperar pelas promoções das companhias aéreas. 

Promoções de passagens aéreas

Se você acabou de decidir que vai fazer um mochilão na Europa, passar a Lua de Mel por lá, visitar um familiar ou qualquer que seja o objetivo da sua viagem, não se apresse para comprar as passagens. Há menos que seja uma viagem de última hora, o melhor a fazer para economizar é esperar por uma boa promoção de passagens aéreas.

Nossa maior fonte de informação de promoções de passagens aéreas é o site Melhores Destinos. Quando estamos planejando uma viagem para qualquer destino nacional ou internacional, diariamente acessamos esse site para ver se há alguma promoção. Não deixe de baixar o aplicativo deles para ter acesso às promoções imediatamente, já que quase sempre as passagens promocionais duram pouco tempo, principalmente quando os preços estão bem abaixo dos normais.

Se você encontrar uma boa promoção de passagens aéreas para Europa para o período da sua viagem, não perca tempo, corra e compre as passagens antes que elas acabem.

Não se esqueça de conferir a reputação da companhia aérea, duração do voo, quantidade de escalas, política de bagagens, marcação de assentos, etc. Às vezes o que pode parecer uma boa oportunidade pode ser uma furada, como, por exemplo, voos com várias conexões ou com conexão demorada, tarifas abusivas para incluir bagagem despachada e para marcar assento ou em companhias aéreas de má reputação.

Compre ida e volta

Normalmente comprar passagens de ida e volta para Europa sai muito mais barato do que comprar separadamente a ida e a volta. Os preços para comprar os trechos separados costumam ser o dobro do que comprar de uma vez só ida para Europa e volta para o Brasil.

Caso você pretenda chegar na Europa por uma cidade e retornar de outra, mesmo que seja em outro país, basta utilizar a pesquisa por múltiplos destinos, que é possível em praticamente todas as companhias aéreas ou sites agregadores.

Datas e destinos flexíveis

Seja flexível nas datas e destinos da sua Eurotrip. É possível que aparece uma boa promoção para uma cidade ou país próximos do que está no seu roteiro e que para a cidade que está nos seus planos as passagens desde o Brasil estejam bem mais caras.

Nesses casos vale a pena alterar o seu roteiro de acordo com as oportunidades que surgirem. Se você, por exemplo, estava planejando começar sua Eurotrip por Londres mas apareceu uma promoção com passagens para Paris, reorganize seu roteiro e inicie por Paris. De lá compre uma passagem de trem ou mesmo avião para visitar Londres.

O mesmo vale para as datas. Se você tem a possibilidade de alterar o início ou o fim da sua viagem para alguns dias antes ou depois, verifique se não há passagens com melhores preços nessas datas.

Até quando esperar por uma promoção?

Estabeleça um prazo máximo para esperar pelas promoções para comprar as passagens da sua Eurotrip. Nós costumamos esperar até no máximo três meses antes da data programada para o início da viagem.

Se até esse período não aparecer nenhum mega promoção, preferimos comprar pelo menor preço que encontramos do que esperar mais. Isso porque quase sempre deixar para comprar as passagens de última hora significa pagar caro.

É claro que essa regra não é absoluta e às vezes aparecem promoções de passagens de última hora. Mas sinceramente, nós não contamos com isso para viagens planejadas. Essas promoções de última hora são boas para fazer aquela viagem que não estava nos seus planos, para aproveitar a oportunidade.

Sites comparadores de preços

Vários sites fazem a comparação dos preços de passagens aéreas em diversas companhias aéreas (nem sempre em todas) e apresentam os melhores preços.

É uma boa forte de encontrar passagens aéreas com bons preços ou acompanhar a alteração dos preços, sendo possível criar alertas para ser avisado quando os preços baixarem.

Nós utilizamos muito o Google Flights, mas como foi dito, nem sempre ele faz a comparação em todas as companhias aéreas existentes. De toda forma, é uma ótima ferramenta para ter certeza de que o preço encontrado é realmente baixo, já que ele apresenta um gráfico com o histórico de preços, além de permitir monitorar os preços e avisa por e-mail quando eles reduzem.

Sites como Decolar, Submarino Viagens, ViajaNet e Passagens Promo também são úteis para pesquisa, porém costumam incluir taxas de serviço nos valores das passagens que fazem elas ficarem mais caras do que comprando diretamente no site das cias aéreas. Por outro lado, às vezes permitem o parcelamento que pode não ser possível no site de algumas cias internacionais (algumas parcelam e outras não).

Como nenhuma regra é absoluta, acontece de algumas promoções estarem disponíveis nesses sites agregadores e não estarem no site da companhia aérea. Se a promoção for muito boa, vale a pena comprar por eles, mesmo que tenha que pagar uma taxa por isso.

Passagens de avião dentro da Europa

Você provavelmente precisará fazer algum dos seus deslocamentos pela Europa de avião. Viajar de avião por lá pode ser muito barato, até mais barato que viajar de ônibus, principalmente se você “encarar” as companhias aéreas low-cost.

Na Europa existem muitas companhias aéreas baratas que voam entre cidades do mesmo país, entre os países europeus e até para outros continentes como a África e a Ásia.

São empresas sérias e seguras, entretanto, por terem tarifas bem inferiores as das companhias tradicionais, possuem uma rígida política de bagagens e as aeronaves são ainda mais desconfortáveis (já que convenhamos que na categoria econômica de qualquer cia tradicional também é).

Normalmente só é  permitida uma bagagem de mão de até 10 quilos, dentro das medidas informadas. Se você precisar despachar bagagem, não se esqueça de comprar antes com antecedência, já que no aeroporto provavelmente será bem mais caro.

Na verdade, já estamos nos acostumando com essas regras em todas as aéreas do Brasil. O que antes assustava nas low-cost europeias, passou a ser regra em nosso país.

As principais companhias low-cost são:

  • RyanAir: empresa aérea irlandesa, embarca o maior número de passageiros por ano em toda Europa. Voa por todo o continente com tarifas que podem ficar abaixo de €10 e para o Marrocos na África por €16 desde Sevilha na Espanha.
  • EasyJet: é uma das low-cost mais conhecidas e voa para mais de 30 paíases;
  • Vueling: companhia espanhola que voa dentro da Europa e mais recentemente para alguns países africanos.
  • WizzAir: companhia muito focada no leste europeu.
  • Air Europa: cia aérea de baixo custo espanhola que recentemente obteve autorização para operar no mercado doméstico brasileiro. Opera voos dentro da Europa e também entre o Brasil e a Europa.

Há muitas outras companhias aéreas low-cost operando na Europa. Acima está a lista das principais, sendo que já voamos em todas elas e podemos indica-las.

Você pode pesquisar voos dentro da Europa no Google Flights e outros sites agregadores já citados. Caso encontre voos em outras companhias, não deixe de pesquisar a reputação da empresa antes de comprar as passagens.

Passagens de trem na Europa

Uma das coisas mais legais de uma viagem para Europa são as viagens internas de trem. Além de charmosos, os trens são rápidos e pontuais. Em poucas horas é possível ir de Londres para Paris ou de Madri para Barcelona.

Outras vantagens são a ausência de check-in (exceto nos trens AVE espanhóis e no Eurostar), sem limite de bagagens, não é necessário chegar com muito antecedência como nos aeroportos, além das estações de trem quase sempre ficarem no centro das cidades, com fácil acesso pelo transporte público.

Se a viagem de trem demora até 4 horas, considere escolher esse meio de transporte, mesmo que encontrar passagens aéreas mais baratas.

Os aeroportos em que operam as companhias low-cost costumam ser longe, o que gera um gasto alto com transporte e despende de 1 a 2 horas de deslocamento. Além disso é preciso chegar com pelo menos 2 horas de antecedência para não correr risco de perder o voo.

Somando todo esse tempo com o tempo de viagem e o deslocamento no destino do aeroporto para o centro da cidade, com certeza vai ultrapassar o tempo de viagem de trem. Isso sem falar dos gastos com bagagem despachadas, estresse dos procedimentos de segurança no aeroporto, etc.

Sua Eurotrip não vai estar completa enquanto você não fizer ao menos uma viagem de trem pelo velho continente.

Trem na Europa, Eurotrip
Trens na Estação Paddington em Londres.

Como comprar passagens de trem baratas na Europa

Não compre passes multipaíses. Compre bilhetes ponto a ponto diretamente nos sites das companhias com antecedência e irá conseguir tarifas com super descontos.

Os passes só serão mais vantajosos para compras de última hora ou se você preferir não viajar com um roteiro fechado. Porém com certeza irá pagar bem mais caro por isso.

Caso queria economizar e muito, o ideal é ter um roteiro definido e comprar os bilhetes com antecedência. A maioria das companhias ferroviárias da Europa disponibilizam alguns bilhetes com descontos de até 70% em cada trem, que se esgotam rapidamente.

As companhias iniciam a venda dos bilhetes em média de 30 a 60 dias antes da data da viagem. Para conseguir esses bilhetes promocionais você terá que descobrir através de simulações quando a companhia em que você vai comprar iniciará a venda do bilhete que você deseja e realizar a compra no dia em que eles ficarem disponíveis.  

Na Deutsche Bahn (Alemanha) as tarifas super promocionais aparecem 90 dias antes da data da viagem. Na Voyages-SNCF (França) e na Trenitalia (Itália) com 120 dias de antecipação. Já na Renfe (Espanha) entre 120 e 90 dias.

Não tome esses prazos como exatos, faça você mesmo simulações e descubra a melhor data para comprar. Todas as empresas de trem da Europa trabalham dessa foram, incluindo a Eurostar, que opera o famoso trem bala entre Londres e Paris, e costuma disponibilizar as melhores tarifas com 60 dias de antecedência.

Saiba mais sobre a Eurostar no post Passagens baratas Eurostar de Londres a Paris.

Evite comprar através do site da RailEurope. Sua única vantagem é ser um site de fácil navegação e totalmente em português. Mas ele nem sempre exibe todos os horários e na maioria das vezes cobra uma taxa de serviço alta. Só compre por lá caso tenha certeza que o preço é o mesmo ofertado no site da própria companhia.

Segue a lista dos sites das principais companhias ferroviárias europeias:

Passagens de ônibus na Europa

Para curtas distâncias ou para trechos em que viajar de avião ou trem for inviável ou muito caro, o ônibus pode ser uma boa escolha em sua Eurotrip.

Existem empresas low-cost de ônibus e as tarifas começam em 1  euro. Isso mesmo! É possível comprar passagens para viajar de ônibus pela Europa pagando apenas 1 euro.

Os ônibus europeus, em geral, são inferiores aos que circulam no Brasil. Normalmente não há parada para refeição. Mas há também empresas que trabalham com ônibus extremamente luxuosos, contando até com serviço de bordo e monitor de entretenimento individual.

Vale a pesquisa. Se você encontrar preços muito inferiores aos de trem e for uma viagem curta, recomendamos escolher essa opção. Se a diferença for pequena, prefira ir de trem.

Isso porque além dos trens serem mais rápidos, normalmente as estações ficam bem no centro das cidades. Já os terminais de ônibus costumam ficar fora do centro, o que aumenta mais o tempo de viagem.

Além de tudo isso, os ônibus estão sujeitos ao trânsito ao sair e entrar em grandes cidades, problemas mecânicas e acidentes. Já os trens são pontuais e tem índice de acidentes quase nulo.

As principais empresas de ônibus não Europa são:

  • Eurolines: com destinos por toda a Europa, além das passagens ponto a ponto vende passes interessantes.
  • Alsa: opera dentro da Espanha e dela para outros países da Europa.
  • National Express: principal empresa do Reino Unido.
  • MegaBus: talvez a mais econômica. Em todas as partidas ao menos uma poltrona sai por um preço simbólico.
  • Flixbus: na Alemanha é a empresa que possui os melhores preços.
  • Rede Expressos: opera em Portugal
  • Ouibus: opera na França.
  • PolskiBus: opera na Polônia.
  • Regiojet: República Tcheca e região do leste europeu.

Como comprar passagens de ônibus baratas na Europa

A dica mais importante para encontrar passagens de ônibus baratas na Europa, até mesmo por menos de €5, é comprar com bastante antecedência. Isso porque a quantidade de passagens promocionais por partida é bem reduzida e só as primeiras pessoas a comprar conseguem essas tarifas. Quem deixa para comprar na hora paga bem mais caro.

Seja flexível com os horários. Normalmente os horários menos disputados tem preços reduzidos em relação aos mais concorridos.

Utilize sites agregadores para pesquisar os preços das passagens em várias empresas de ônibus ao mesmo tempo.

O site Omio é ótimo para pesquisar e reservar passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa. Trata-se de um portal comparador de preços que mostra as opções aéreas, rodoviárias e ferroviárias para o trajeto pesquisado. O site tem a versão em português (de Portugal) e é de fácil utilização.

Nós temos utilizado a Omio em nossas últimas viagens para Europa e recomendamos.

Catedral de Wawel, Eurotrip
Catedral Wawel em Cracóvia na Polônia.

Hospedagem na Europa

Ficar hospedado em hotéis em algumas cidades da Europa é algo extremamente caro. Então se você quer economizar não exite em procurar por hostels bem avaliados, até porque em quase todos há a possibilidade de ficar em um quarto privativo.

Se você viaja sozinho ou entre amigos, ficar em quarto compartilhado é uma ótima forma de economizar e possibilita conhecer pessoas de diferentes nacionalidades. Se você está viajando com um grupo de amigos ou familiares, pode reservar um quarto coletivo apenas para vocês.

Em muitos hostels a infraestrutura é bem parecida e até melhor que a dos hotéis tradicionais.

Como economizar

Algumas dicas para encontrar as melhores opções de hospedagem com os menores preços:

  • Pesquise muito, leia as avaliações, veja a localização, serviços inclusos e faça uma análise dos prós e contras.
  • Nem sempre ficar em um hostel vai ser mais barato do que ficar em um hotel de categoria econômica, principalmente se você estiver em grupo.
  • Reservar com antecedência é o ideal. Os preços sempre sobem a medida que a ocupação dos quartos vai aumentando. Chegar em uma cidade sem reserva de hospedagem quase sempre é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois você terá que rodar muito para achar um quarto vago e na maioria das vezes irá pagar muito mais caro que se tivesse feito a reserva com antecedência.
  • A localização, acesso aos meios de transporte e pontos turísticos são os pontos principais para uma boa escolha. Não adianta nada conseguir bons preços e ter que gastar com transporte público, além de perder muito tempo com os deslocamentos.
  • Prefira os estabelecimentos onde o café da manhã esteja incluído e que disponibilize cozinha para uso dos hóspedes, assim você também irá economizar com alimentação.

Nosso site preferido para reservar hospedagem é o Booking.com. Presente em todo o mundo, esse portal de reservas concentra todas as opções de acomodação, como hostels, hotéis, apartamentos, pousadas e B&B (bed and breakfast).

Leia os comentários dos viajantes que já passaram pela acomodação e observe a nota de 5 a 10, que reflete a média das avaliações.

O melhor de tudo é que a Booking.com oferece suporte ao cliente caso tenha problemas durante a hospedagem. O atendimento ao cliente funciona 24 horas por dia e pode ser realizado por formulário online ou através de ligação telefônica.

Mais dicas em Diferença entre hotel, hostel, pousada e outras opções de hospedagem.

Nossas indicações

Abaixo a lista de estabelecimentos onde já nos hospedamos na Europa e que indicamos. Só indicamos os locais onde tivemos uma hospedagem agradável, cujo custo benefício é bom e onde voltaríamos a nos hospedar.

Alemanha:
– Berlim:MEININGER Hotel Berlin Alexanderplatz
– Frankfurt: MEININGER Frankfurt/Main Messe
– Heidelberg: Hostel LOTTE – The Backpackers
– Munique: MEININGER Hotel Munich City Center
Áustria:
– Viena:Wombats City Hostel Vienna – at the Naschmarkt
Bélgica:
– Bruxelas:MEININGER Brussels City Center
– Gent: B&B Faja lobi
Eslováquia:
– Bratislava:Art Hostel Taurus
Espanha:
– Barcelona:Fabrizzios Terrace Barcelona
– Madri:Mucho Madrid Gran Via
– Sevilha: Black Swan Hostel Sevilla
França:
– Paris: Le Village Montmartre by Hiphophostels e Aubergue Internacional des Jeunes
Holanda:
– Amsterdã: Amsterdam Teleport Hotel e Hans Brinker Budget Hotel
Hungria:
– Budapeste:Budapest Budget Hostel
Inglaterra:
– Londres: Arriva Hotel e Generator Hostel
Itália:
– Roma:Alessandro Downtown Hostel
– Veneza: Youth Venice Palace San Marco e Generator Venice
Polônia:
– Cracóvia: Hotel Legend
– Varsóvia: Hostel Oki Doki
Portugal:
– Albufeira: Sunshine
– Lagos: Quinta Bonita Luxury Boutique Hotel
– Lisboa: Hostel Travellers House e Holiday Inn Express Lisboa
– Porto: Yes! Porto Hostel
República Tcheca:
– Praga: Old Prague Hostel
Suíça:
– Zurique: Oldtown Hostel Otter

Zurique na Suíça, Eurotrip
Lago de Zurique.

Qual moeda levar para Europa

A moeda utilizada na maioria dos países da Europa é o euro, mas alguns países não a adotam, como Reino Unido, Suíça, República Tcheca e Hungria.

É extremamente recomendável que você troque reais por euros aqui no Brasil. Isso porque você até consegue trocar reais por euros nas casas de câmbio da Europa, porém a cotação é bem inferior a vigente no Brasil, ou seja, se você deixar para trocar seus reais por euros na Europa vai perder muito dinheiro.

Para os países que possuem moeda própria você pode levar euros e trocá-los lá pela moeda local. Em alguns desses países, mesmo não sendo o euro a moeda oficial, ele será aceito no comércio, hotéis e atrações turísticas.

Se você for visitar o Reino Unido, leve libras esterlinas trocadas aqui no Brasil, pois se trocar reais por euros e no Reino Unido trocar euros por libras vai acabar perdendo dinheiro devido as duas transações.

Atualmente paga-se imposto no Brasil em todos os tipos de compra de moeda estrangeira.

O valor atual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de moedas estrangeiras em dinheiro vivo é de 1,1% e no cartão de débito pré-pago e cheques de viagem 6,38%. Quem optar por utilizar o cartão de crédito no exterior também paga 6,38% de IOF e ainda fica sujeito a variação da cotação da moeda estrangeira até o fechamento da fatura.

Por questões de segurança, o mais indicado é levar uma parte do dinheiro em espécie e a maior parte no cartão pré-pago (apesar do valor mais alto do IOF e das taxas pagas a cada saque), pois caso você perca o cartão ou seja furtado, as operadoras conseguem bloqueá-lo e te enviar um novo em um prazo bem curto, em qualquer país da Europa (verifique as condições ao contratar).

Agora se você quer economizar ao máximo, leve tudo em espécie, já que nesse caso o IOF melhor, assim como as cotações para conversão são mais baixas. Se essa for sua escolha, tome todas as precauções de segurança necessárias para não perder dinheiro e evitar furtos.

O cartão de crédito é outra opção, principalmente para quem quer ganhar milhas. Mesmo que você não pretenda usar, leve ao menos um cartão de crédito internacional desbloqueado para uso no exterior para emergências.

Você ainda pode sacar euros, libras ou qual for a moeda do país que estiver, direto de sua conta corrente do Brasil em um caixa eletrônico na Europa. Verifique antes com seu banco as taxas de serviço e a cotação de conversão. Não se esqueça de desbloquear a função com o seu gerente, no aplicativo do banco ou pela central de atendimento.

Saiba mais no post Qual moeda levar para Europa.

Chip de Internet

É muito fácil comprar um chip de celular pré-pago na Europa. Desde 2012, em todas as nossas viagens conseguimos comprar facilmente um chip local.

Até 2017 os chips só funcionavam no país de origem e a cada novo país era preciso comprar um novo chip. Mas em 15 de Junho de 2017 aconteceu o fim da cobrança de roaming dentro da UE.

Então, atualmente basta comprar um Sim Card “Prepaid” (chip pré-pago) no primeiro país da sua Eurotrip e você poderá utilizá-lo durante todos os países que passar.

É muito comum encontrar chips pré-pagos em mercados, farmácias e até mesmo em máquinas de venda das operadoras instaladas em shopping e aeroportos.

Mas se você busca comodidade e prefere sair do Brasil com um chip de dados, várias empresas vendem chips de internet que são entregues na sua residência e que são muito simples de serem ativados.

A Easysim4u, que vende chips de internet 4G com planos a partir de 5Gb de franquia que custam a partir de 55 doláres. Já testamos os chips da empresa tanto na Europa como em outras partes do mundo e sempre funcionou bem.
Nossos leitores não pagam frete usando o cupom MOCHILAOBARATO.

A Viaje Conectado tem um chip com plano para Europa com 12GB de dados válidos por 30 dias com cobertura em todo território Europeu que custa 69,99 dólares. Testamos na viagem de agosto de 2019 e funcionou bem em todos os países que visitamos (Inglaterra, Holanda, Bélgica, França e Portugal).
Utilize o cupom PROMO10 e ganhe 10% de desconto. 

Realmente é caro, mas tendo em vista a quantidade a franquia do pacote de dados e que você já chegará na Europa com um chip funcionando, podendo usar já no desembarque na fila de espera da imigração, é uma ótima alternativa para quem quer ter a comodidade de estar conectado durante a viagem.

Waterloo Pier em Londres
Vista do Waterloo Pier em Londres.

Ingressos antecipados para as atrações da Europa

A maioria das atrações da Europa tem os preços dos ingressos  tabelados. A vantagem em comprar ingressos pela internet com antecedência é evitar as filas.

Na nossa primeira viagem deixamos de visitar algumas atrações que queríamos visitar porque as filas da bilheteria estavam enormes e fazia muito frio. No verão também pode ser insuportável ficar mais de uma hora em uma fila para comprar ingresso.

Em atrações muito visitadas a espera nas filas da bilheteria podem chegar a 2 horas. E o pior é que depois você ainda terá que enfrentar a fila para entrar no local. Atrações como a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes e quase todas em Lisboa sempre tem filas longas para quem quer comprar os ingressos na hora.

Por isso, desde a segunda vez que estivemos na Europa compramos todos os ingressos antecipadamente pela internet, mesmo que no dia anterior à visita. Só tome cuidado que em algumas atrações específicas é preciso comprar com uma antecedência bem maior, como a Casa de Anne Frank em Amsterdam.

Você pode acessar o site de cada atração e comprar os ingressos individualmente. Boa parte não tem versão em português e pode acontecer do ter somente a versão na língua local.

Uma solução para isso é comprar todos os seus ingressos em sites agregadores como o GetYourGuide, totalmente em português. Lá você encontra ingressos pelo mesmo preço da bilheteria (a maior parte deles) ou com um pequeno acréscimo.

Também há a opção de comprar ingressos fura fila, que permitem entrar por uma fila especial, sem necessidade de aguardar na fila de entrada “normal” da atração.

Comprando pela GetYourGuide, na maioria das atrações os ingressos podem ser apresentados na tela do seu Smartphone (confirme durante a compra).

Para algumas atrações também há a opção dos ingressos “sem fila”, onde além de se livrar da fila da bilheteria, você também terá acesso imediato as atrações por uma entrada especial reservada apenas para quem tem esse tipo de ingresso.

É claro que para isso será necessário pagar um pouco mais caro, mas o tempo que você irá ganhar pode fazer valer a diferença de preço. Isso porque mesmo quem compra ingressos online precisa enfrentar a fila de entrada, que geralmente é bem rápida, mas que às vezes pode demorar um pouco (15 a 30 minutos). Então procure saber o tempo médio da fila de entrada da atração para saber se vale a pena investir em um ingresso “sem fila”.

Para atrações como teatro, musicais e shows o ideal é sempre comprar com antecedência, pois assim é mais fácil de garantir as entradas com os melhores preços. Quanto mais próximo da data da apresentação, mais difícil vai ser encontrar ingressos com bons preços.

Nós utilizamos a GetYourGuide em nossas últimas viagens para Europa e não tivemos nenhum problema. Os pagamentos podem ser feitos com cartões de crédito internacional ou via PayPal e os ingressos são enviados imediatamente por e-mail.

Seguro Viagem para Europa

A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros. Dependendo da sua idade e do número de dias da sua viagem, esse seguro pode ter um custo bem elevado. Porém você leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem.

A nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo, principal portal comparador de seguro viagem do Brasil. O site faz pesquisas nas principais seguradoras do Brasil e apresenta os resultados com os melhores preços e coberturas. Você pode escolher o que encaixa com suas necessidades e orçamento.

Nós utilizamos a Seguros Promo em todas as nossas viagens desde 2017. Desde então passamos a divulgar essa empresa em nosso blog e nunca tivemos nenhuma reclamação dos nossos leitores.

COMEÇOU A BLACK NOVEMBER DO SEGUROS PROMO!
Até 20% de desconto no seguro viagem.
Utilize o cupom BLACK e garanta 15% de desconto em qualquer plano de seguro viagem. Para pagamentos via boleto são mais mais 5% OFF.
O cupom já está aplicado nesse link.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
*Promoção válida até 21/11/2019, independente da época da viagem.

Vale lembrar que a falta do seguro viagem pode ser motivo de deportação logo na chegada na Europa e sem ele você só terá atendimento médico hospitalar em hospitais particulares.

O seguro viagem é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 23/dia*
APRIL 30 Europa Basic APRIL 30 Europa Basic Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 17/dia*
APRIL 60 Europa Basic APRIL 60 Europa Basic Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 22/dia*

Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.

Roteiros de Eurotrip

Já fizemos várias viagens pela Europa passando por mais de 2 países, as famosas Eurotrips. Abaixo estão alguns dos roteiros das nossas viagens pela Europa.

Use esses roteiros como base para o planejamento da sua viagem. Altere o tempo em casa cidade, inclua ou remova destinos de acordo com os seus interesses. O melhor de viajar por conta própria é ficar livre de roteiros fechados e feitos por outra pessoa, então personalize o seu roteiro tendo como base nossas sugestões.

Mochilão de 30 dias pela Europa

Um mochilão de 30 dias pela Europa é o sonho de qualquer jovem na faixa dos 20 a 25 anos e também de muitas pessoas que já passaram dessa idade mas que não tiveram o oportunidade antes.

Se você não curte mochilões, basta adaptar esse roteiro para uma viagem econômica, de casal ou familiar alterando as hospedagens de hostel para hotel. O restante do roteiro e do planejamento é idêntico.

Nossa sugestão de roteiro para 30 dias de viagem pela Europa passa por Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Republica Tcheca, Eslováquia, Hungria, Áustria, Itália e Espanha. São 12 países, contando com o Vaticano e cerca de 20 cidades.

Abaixo o roteiro dessa Eurotrip:

Perceba que são 30 dias na Europa. Consequentemente você vai precisar de pelo menos 32 dias de viagem, considerando o deslocamento de ida para Europa e de volta para o Brasil.

Nesse roteiro voamos LATAM de Campo Grande para Londres e a volta para o Brasil foi de Brasil, também voando LATAM. Os deslocamentos internos foram realizados de trem, ônibus e avião. Algumas viagens foram feitas no período noturno para economizar com hospedagem e otimizar o tempo, já que viajando de dia, ainda mais longas distâncias, praticamente se perde o dia somente com a viagem.

Praias em Lagos
Praia de Dona Ana em Portugal.

Eurotrip por 6 países baratos e imperdíveis da Europa

Com o real desvalorizado, pode ser que seu objetivo seja viajar pelos países mais baratos da Europa ao invés dos destinos mais tradicionais e caros. Sim, viajar por alguns países europeus pode ser até mais barato do que viajar dentro do Brasil.

Que tal fazer um mochilão só por países baratos da Europa? Nossa sugestão de viagem barata passa por 6 países baratos e imperdíveis da Europa.

Inicie sua viagem pela Alemanha, por Frankfurt ou Berlim. Veja nossa lista de 6 cidades alemãs para incluir no roteiro. Em seguida vá de trem ou ônibus para Varsóvia na Polônia e então da mesma forma para Cracóvia. O próximo país desse roteiro é a Hungria, onde você visitará a capital Budapeste. De lá siga novamente de trem ou ônibus para Bratislava na Eslováquia. Conheça então Praga na Tchéquia (também conhecida como República Tcheca) e por fim pegue um voo em uma companhia aérea de baixo custo para ir até Portugal, último país desse roteiro só com países baratos da Europa.

Saiba mais em 6 Países baratos e imperdíveis na Europa.

Centro histórico de Praga
Centro histórico de Praga.

Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo

Um roteiro bem legal que fizemos em 2016 passou por AlemanhaSuíçaPolônia e Luxemburgo. A viagem teve duração de 20 dias e visitamos 10 cidades.

Parlamento Alemanha
Reichstag – O Parlamento alemão.

Aproveitamos uma super promoção da LATAM e a passagem de ida custou R$ 600, com as taxas inclusas. A passagem de volta foi emitida na LATAM por 30 mil pontos Multiplus e R$200 de taxas. Os  voos de ida e volta foram por Frankfurt na Alemanha. Os deslocamentos internos feitos de trem e ônibus.

O roteiro dessa viagem foi o seguinte:

  1. 02 dias em Frankfurt  na Alemanha
  2. 02 dias em Heidelberg na Alemanha
  3. 1 dia em Zurique na Suíça
  4. 02 dias em Munique na Alemanha
  5. 03 dias em Berlim na Alemanha
  6. 02 dias em Varsóvia na Polônia
  7. 04 dias em Cracóvia na Polônia
  8. 01 dia em Colônia na Alemanha
  9. 01 dia em Trier na Alemanha
  10. 01 dia em Luxemburgo no Luxemburgo
  11. 01 dia em Frankfurt na Alemanha

Saiba mais no post Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo.

Eurotrip no Inverno

Viajar para Europa no Inverno, seja para uma viagem em família, casal ou mochilão, para muitos parece loucura.

londres inverno, Eurotrip
Parque em Londres em um dia de neve.

Nossa sugestão de roteiro de 30 dias na Europa, passando por 10 países e 12 cidades com direito a Réveillon em Lisboa, em pleno inverno, foi realizado entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

Foi um mochilão abaixo de zero, pois em quase todos os dias as temperaturas foram negativas.

Se você vai encarar o inverno europeu, não deixe de ler nossas dicas.

Saiba mais no post Mochilando no Inverno Europeu.


Dê um pin para consultar esse post mais tarde

Planejamento de viagem para Europa

Leia também

Roteiro de 10 dias em Portugal – Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos

Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Polônia, Suíça e Luxemburgo

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro para 4 dias em Paris

6 cidades alemãs para incluir no roteiro

6 Países baratos e imperdíveis na Europa

Como escolher uma mochila de viagem

MEININGER – Um hotel bom, bonito e barato

Como funciona a imigração na Europa

Qual moeda levar para Europa

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

180 Comments

  1. Mochilão Barato 24/02/2016
      • Mochilão Barato 19/10/2017
    • Nicole 06/01/2018
      • Mochilão Barato 06/01/2018
  2. Mochileiro 24/02/2016
    • Mochilão Barato 24/02/2016
  3. Jade Oliveira 03/03/2016
    • Mochilão Barato 03/03/2016
      • camilla maia 09/05/2017
        • Mochilão Barato 09/05/2017
  4. Jade Oliveira 07/03/2016
  5. Rodrigo Stein Quast 08/03/2016
    • Mochilão Barato 08/03/2016
      • Rodrigo Stein Quast 10/03/2016
    • Deolino do Vale 02/09/2017
      • Mochilão Barato 03/09/2017
  6. Mario Fonseca 12/04/2016
  7. Cleo 06/05/2016
    • Mochilão Barato 07/05/2016
  8. Juliana Ambrosio 19/05/2016
    • Mochilão Barato 19/05/2016
  9. Lais Vilarinho 07/06/2016
    • Mochilão Barato 08/06/2016
  10. Fabricia 03/07/2016
    • Mochilão Barato 03/07/2016
  11. Taiza 14/08/2016
    • Mochilão Barato 14/08/2016
  12. Jéssica Almeida 15/08/2016
    • Mochilão Barato 15/08/2016
      • Jéssica Almeida 16/08/2016
        • Mochilão Barato 25/08/2016
  13. Diamar 24/08/2016
    • Mochilão Barato 25/08/2016
  14. Thayna 02/09/2016
    • Mochilão Barato 03/09/2016
  15. Thiago Guttiering 04/09/2016
    • Mochilão Barato 04/09/2016
  16. Thaynara 04/09/2016
    • Mochilão Barato 05/09/2016
  17. Patrick 12/09/2016
    • Mochilão Barato 13/09/2016
  18. Anderson 22/09/2016
    • Mochilão Barato 23/09/2016
  19. Paula Bercelini 23/09/2016
    • Mochilão Barato 23/09/2016
  20. danilllo palmeira 28/09/2016
  21. Isabella 08/10/2016
    • Mochilão Barato 08/10/2016
  22. Moisés 09/10/2016
    • Mochilão Barato 09/10/2016
  23. Carla Nascimento 10/10/2016
  24. Franciele 14/10/2016
    • Mochilão Barato 15/10/2016
  25. rubens 17/10/2016
    • Mochilão Barato 18/10/2016
      • GLEISON RUBENS 20/10/2016
  26. Gabriella santos 18/10/2016
    • Mochilão Barato 18/10/2016
  27. Léo 23/10/2016
    • Mochilão Barato 23/10/2016
  28. Mariela 31/10/2016
    • Mochilão Barato 04/11/2016
      • Mariela 07/11/2016
  29. Grazielle Morais 02/11/2016
    • Mochilão Barato 04/11/2016
  30. carolina 06/11/2016
    • Mochilão Barato 08/11/2016
  31. Sandra Costa 13/11/2016
    • Mochilão Barato 13/11/2016
  32. Juliana 19/11/2016
    • Mochilão Barato 21/11/2016
  33. Anônimo 26/11/2016
    • Mochilão Barato 28/11/2016
  34. Glau 05/12/2016
    • Mochilão Barato 06/12/2016
  35. Mariano Farias 17/12/2016
    • Mochilão Barato 18/12/2016
  36. Gabriel 07/01/2017
    • Mochilão Barato 07/01/2017
  37. Natan 18/01/2017
    • Mochilão Barato 20/01/2017
  38. Pollyana 19/01/2017
    • Mochilão Barato 21/01/2017
  39. Marcia Maurano Rodrigues 21/01/2017
    • Mochilão Barato 23/01/2017
  40. Neide lacerdda 23/01/2017
    • Mochilão Barato 25/01/2017
      • Neide lacerdda 25/01/2017
  41. Natan 24/01/2017
    • Mochilão Barato 25/01/2017
      • Anônimo 26/01/2017
        • Mochilão Barato 26/01/2017
  42. Mariela 30/01/2017
    • Mochilão Barato 30/01/2017
      • Anônimo 03/02/2017
  43. Lívia 02/02/2017
    • Mochilão Barato 03/02/2017
  44. Elaine Cristina do Nascimento 13/02/2017
    • Mochilão Barato 13/02/2017
  45. JANAINA O Cruz 18/02/2017
    • Mochilão Barato 18/02/2017
      • JANAINA O Cruz 18/02/2017
  46. Janaina Cruz 01/03/2017
  47. Leandro 10/03/2017
    • Mochilão Barato 11/03/2017
  48. N.C 18/03/2017
    • Mochilão Barato 18/03/2017
  49. francisco de souza 20/04/2017
    • Mochilão Barato 21/04/2017
  50. Fabio 05/05/2017
  51. Leonardo Cabelo 23/05/2017
    • Mochilão Barato 24/05/2017
  52. Marcos Paulo 24/05/2017
    • Mochilão Barato 24/05/2017
  53. Alexandre Miranda 01/06/2017
    • Mochilão Barato 03/06/2017
  54. Eduardo Rodrigues 02/06/2017
    • Mochilão Barato 03/06/2017
  55. Anônimo 10/06/2017
    • Mochilão Barato 10/06/2017
  56. Eduardo Rodrigues 16/06/2017
    • Mochilão Barato 16/06/2017
  57. Alessandra 20/06/2017
    • Mochilão Barato 22/06/2017
  58. Carol 27/06/2017
    • Mochilão Barato 27/06/2017
  59. Jéssica Almeida 28/06/2017
    • Mochilão Barato 28/06/2017
  60. Delza 30/06/2017
  61. Jaraitan 05/09/2017
    • Mochilão Barato 05/09/2017
  62. Marina 05/10/2017
    • Mochilão Barato 06/10/2017
  63. Marcelinho Sampaio 27/10/2017
    • Mochilão Barato 27/10/2017
  64. Carlos 02/11/2017
    • Mochilão Barato 02/11/2017
  65. Kelly Oliveira 07/12/2017
    • Mochilão Barato 07/12/2017
  66. Kalu 13/03/2018
    • Mochilão Barato 13/03/2018
      • Kalu 14/03/2018
        • Mochilão Barato 14/03/2018
  67. Keila 14/03/2018
    • Mochilão Barato 14/03/2018
  68. diego 04/04/2018
    • Mochilão Barato 04/04/2018
  69. Silvia Neis Blaschke 27/04/2018
    • Mochilão Barato 27/04/2018
  70. NATALIA AYDAR DE MORAES 04/05/2018
  71. Jane 06/05/2018
    • Mochilão Barato 21/05/2018
  72. Natalia Aydar 07/05/2018
    • Mochilão Barato 07/05/2018
  73. Jane 07/05/2018
    • Mochilão Barato 09/05/2018
  74. Hada 19/06/2018
    • Mochilão Barato 19/06/2018
  75. Carlos Henrique Machado Romero 03/08/2018
    • Mochilão Barato 04/08/2018
      • Carlos Henrique Machado Romero 12/11/2018
  76. Ivan Machado de Azevedo Bossonaro 04/08/2018
    • Mochilão Barato 10/08/2018
  77. Denize 12/11/2018
    • Mochilão Barato 12/11/2018
      • Denize Dantas 19/01/2019
        • Mochilão Barato 19/01/2019
  78. Alexandre 08/06/2019
    • Mochilão Barato 08/06/2019
  79. Raquel 15/07/2019
    • Mochilão Barato 15/07/2019
  80. MaHni Freys-le 28/07/2019
  81. Wilson Junior 28/09/2019
    • Mochilão Barato 28/09/2019
  82. Tiago 12/11/2019

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!