fbpx

Como funciona a imigração na Europa

Uma das perguntas que mais recebemos é “como funciona a imigração na Europa“. Depois de ter passado por esse processo várias vezes, resolvemos escrever esse post para tirar todas as dúvidas e contar quais são as principais perguntas feitas pelos agentes de imigração e os documentos necessários para viajar a turismo para Europa.Como funciona a imigração na Europa

O maior medo de todo viajante, principalmente na primeira vez que vai a Europa, é se vai ou não conseguir “passar pela imigração”. Até algum tempo atrás era comum ouvir casos de pessoas que eram barradas e mandadas de volta ao Brasil, principalmente em países como a Espanha e o Reino Unido.

A documentação que pode ser exigida dos brasileiros para entrar na Europa como turista independe do estilo da viagem. Mochileiros, casais, famílias e os adeptos a viagens de luxo devem separar uma série de documentos para não correr risco de serem barrados na imigração.

Passaporte brasileiro

Nós já estivemos na Europa diversas vezes e em nenhuma tivemos qualquer dificuldade para entrar. Entretanto, em todas elas tínhamos em uma pastinha vários documentos para comprovar que o objetivo de nossa viagem era apenas turismo, que estávamos de férias do trabalho e que tínhamos recursos financeiros para custear a viagem.

Fique tranquilo! Se esse também é o seu objetivo, estando com a documentação obrigatória em mãos, dificilmente terá alguma dificuldade para entrar na Europa. A imigração serve para impedir que estrangeiros entrem no país e no continente europeu com o intuito de imigrar de forma ilegal e não de atrapalhar o turismo, que é uma das maiores fontes de renda de toda Europa.

Como funciona a imigração na Europa

Passar pela imigração na Europa não é tão complicado como parece ser. O fundamental é manter a calma, ter os documentos que comprovem o motivo da sua viagem (turismo) e nunca mentir.

Mas que documentos são esses? Resumindo: passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de volta, comprovantes de reserva de hospedagem, comprovantes financeiros que mostrem que você tem dinheiro suficiente para viagem e seguro viagem. Nós temos um post completo a respeito dos documentos necessários para viajar para Europa. Acesse!Como funciona a imigração na Europa

Entrevista de imigração

Assim que você desembarcar em um aeroporto europeu vindo do Brasil ou de outro país fora da Zona de Schengen (União Europeia), você será direcionado para os guinches de imigração, onde aguardará em uma fila até ser chamado para uma entrevista com o oficial de imigração. Essa entrevista é individual, exceto para casais e familiares de primeiro grau, que podem realizar os procedimentos juntos. Nessa entrevista o oficial fará algumas perguntas, normalmente são poucas, pedirá alguns dos documentos já listados e carimbará seu passaporte com a permissão para permanecer na Zona de Schengen por até 90 dias.

Em que língua?

A entrevista vai acontecer na língua materna do país, em inglês ou em português (com ajuda de um interprete), exceto em Portugal, obviamente, que será sempre em português. Por exemplo, se você desembarca na França e não sabe falar francês mas fala inglês, já inicie a conversa em inglês que o oficial te atenderá em inglês, já que geralmente eles sempre falam inglês (independente do país). Caso você só fale português, tente falar em inglês que você só fala português e precisa de um interprete, leve isso escrito em inglês em um papel ou mesmo na tela do seu celular. Eles irão chamar um interprete que irá te auxiliar durante a entrevista.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Principais perguntas

Geralmente as perguntas são as mesmas, porém, de acordo com suas respostas eles podem te fazer outras. Caso não fiquem convencidos que seu objetivo é turismo, podem te enviar para uma outra sala onde outro agente de imigração irá fazer perguntas, algumas repetidas e outras novas, com objetivo de tentar perceber contradições em suas respostas. Por isso nunca minta! Mesmo que seja uma “mentira pequena” e “boba”, pois isso pode ser o motivo de você não ser aceito na Europa.

Não existe uma lista de perguntas obrigatórias. Acontece até de não fazerem nenhuma pergunta. De início entregue apenas seu passaporte e vá respondendo as perguntas e apresentando os documentos que forem solicitados. As principais perguntas que geralmente são feitas são?

– Qual o objetivo da viagem?
– Quantos dias vai ficar no país ou na Europa?
– Sua reserva de hospedagem por favor?
– Sua passagem de volta por favor?

Normalmente nesse momento já carimbam o passaporte. Mas outras perguntas podem ser feitas como:

– Quanto dinheiro você tem?
– Qual sua profissão?
– Quais outras cidades/países vai visitar?
– Já comprou ingresso para alguma atração? Se sim, tem o ingresso impresso?
– Com quem está viajando?
– Tem familiares vivendo no país ou na Europa?
– Tem seguro viagem?

Após responder as perguntas e apresentar os documentos solicitados, as chances de não ter a entrada na Europa autorizada são quase zero. Lembrando que brasileiros não precisam de visto prévio para visitar a Europa em viagens a turismo de até 3 meses. Isso é válido para os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.

O Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

Há outros países europeus que não fazem parte do tratado e não exigem visto para turistas brasileiros como a Suíça, Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia, Albânia. O procedimento de entrevista e documentação necessária é praticamente idêntico aos dos países que fazem parte do tratado. Na dúvida consulte a lista dos países que exigem visto de turismo para brasileiros no site do Itamaraty.

Vai viajar para a Europa a partir de 2021? Então você vai precisar se cadastrar no ETIAS, o novo sistema de controle de entrada de turistas no espaço Schengen. Acesse para saber mais.

SEGURO VIAGEM

Para entrar na Europa é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através do site SegurosPromo e aproveitar até 10% de desconto. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos.

Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e ganhe 5% de desconto. Para pagamento no boleto são mais 5% de desconto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.
Seguro Viagem Europa


Leia também

Documentos necessários para viajar para Europa

Qual moeda levar para Europa

Como tirar passaporte

Como planejar uma Eurotrip

Como escolher uma mochila de viagem

Roteiro de 20 dias pela Europa

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro para 4 dias em Paris

Roteiro de 5 dias em Lisboa

Roteiro de 10 dias em Portugal

24 Comments

  1. Mariana 14/05/2018
    • Mochilão Barato 10/08/2018
  2. MAYARA REIS MENDES AMORIM 05/11/2018
    • Mochilão Barato 05/11/2018
  3. Charles Roberto da Cruz Silva 22/01/2019
    • Mochilão Barato 22/01/2019
  4. Myllena 15/02/2019
    • Mochilão Barato 16/02/2019
  5. leandro 19/02/2019
    • Mochilão Barato 20/02/2019
  6. Nicoly 22/02/2019
    • Mochilão Barato 22/02/2019
      • LUCIAN MACHADO FRANCISCO 08/03/2019
        • Mochilão Barato 08/03/2019
  7. Anônimo 24/02/2019
    • Mochilão Barato 24/02/2019
      • Dener Gesser 07/03/2019
        • Mochilão Barato 07/03/2019
  8. Andressa Monteiro 15/03/2019
    • Mochilão Barato 15/03/2019
  9. Eric 16/03/2019
    • Mochilão Barato 16/03/2019
  10. JESSICA 15/04/2019
    • Mochilão Barato 15/04/2019

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!