Mochilando no Inverno Europeu

Fazer um mochilão em pleno inverno europeu pode parecer uma loucura! Mas foi isso que o blogueiro Geiser fez no em dezembro de 2012 e janeiro de 2013. E não foi uma simples viagem não. Foi um mochilão de 30 dias, passando por 10 países e 12 cidades com direito a Réveillon em Lisboa. Foi literalmente um mochilão abaixo de zero, já que em quase todos os dias ele enfrentou temperaturas negativas! 

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes intitulada “Viajando nas quatro estações“. Os blogs de viagem parceiros que estão participando estão listados ao fim da postagem.

Inverno Europeu

O inverno na Europa vai de 21 dezembro até 20 março. O clima pode variar bastante entre os países do norte e do sul do continente, que costumam ter temperaturas mais amenas. A temperatura media em países do norte como Inglaterra, Alemanha e Holanda é de 4 graus durante o dia e 0 à noite. Já nos países do sul como Portugal, Espanha e Itália, a média é de 13 graus durante o dia, e 6 à noite. No leste Europeu a temperatura média fica abaixo de zero. Em países como a Hungria e República Tcheca pode nevar praticamente todos os dias.

budapeste inverno

Budapeste

Meu Mochilão no inverno europeu

Essa foi a segunda vez que estive na Europa em pleno inverno. Na primeira vez, em janeiro de 2012, passei um mês estudando em Londres e um fim de semana em Paris.  O relato dessa viagem você pode ler aqui.

praga inverno

Desembarquei em Amsterdã no dia 27 de dezembro e fiquei dois dias por lá, a primeira de 12 cidades que visitei. Decidi viajar no inverno por os preços serem mais acessíveis, pela diversidade climática em relação ao Brasil e por encontrar as cidades com menos turistas. 

Em Amsterdã pude ter uma amostra do que seria o inverno europeu, com temperaturas por volta dos 5 graus Celsius, ventava bastante mas o céu estava limpo e a cidade bem tranquila, com poucos turistas. De lá voei para Lisboa, cidade em que passei o Réveillon e encontrei um inverno mais generoso, com temperaturas em torno de 10 graus.

Fui então de trem para Madrid. Nessa cidade eu cheguei às 06 horas da manhã e fui apresentado ao verdadeiro inverno europeu! Estava -3 graus, entretanto não nevava. Foi difícil para caminhar e conhecer os locais turísticos, mas bravamente fui, procurando o sol em cada quadra para tentar encorajar meu corpo na caminhada.

Após Madri, fui a Barcelona. O temperatura estava um pouco mais alta e pude guardar um pouco dos casacos e desfrutar de um inverno maravilhosamente agradável. O mesmo aconteceu em Roma, meu próximo destino.

Barcelona

Barcelona

Após alguns dias de temperaturas não tão extremas, embarquei de trem para Veneza. Foi lá que eu entendi o real sentido da frase “Winter is coming!” tanto dita pelo Lord Stark em Game of Thrones.

Veneza inverno europeu

Veneza

Em Veneza, o frio era por volta de 5 graus e por consequência a cidade estava vazia e ótima para caminhar e desfrutar de suas inigualáveis paisagens.

De Veneza fui para Viena e a nessa cidade o inverno me esperava com todos os seus elementos: neve, muito frio e suas demais singularidades.

viena neve

Viena

O Frio nos leva a comer um pouco além do normal, beber um pouco a mais e desfrutar de paisagens bem distintas das quais estamos acostumados no Brasil. E assim foi em Budapeste, Bratislava, Praga e Londres.

praga inverno

Praga

Em Bratislava foi o recorde de frio que já senti na minha vida. A temperatura chegou a incríveis 17 graus negativos, mas o calor e receptividade do povo fez tudo valer a pena, ainda mais tomando um bom vinho gastando poucos euros, já que o custo de viajar pelo leste europeu é bem mais baixo que na Europa central.

Neve na Bratislava

Bratislava

Em Londres descobri outra grande vantagem de viajar no inverno: as promoções de queima de estoque nas lojas de roupa! Aproveitei para renovar meu guarda-roupas! Outro ponto positivo é que há uma proporção imensamente inferior de turistas em relação as outras épocas do ano, facilitando o acesso aos serviços de transporte público, compras, museus, hospedagem, etc.

Tower Bridge em Londres

Londres

A última cidade por onde eu passei foi Dublin. O frio era suportável, em média 10 graus, o que para mim que já estava há quase um mês congelando na Europa era uma temperatura super agradável.

Inverno em Dublin

Dublin

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Os contras de viajar no inverno europeu

Primeiro vamos falar das desvantagens de viajar no inverno para Europa. São vários os pontos negativos que você deve ter em mente antes de se aventurar na Europa entres os meses de dezembro e março.

No inverno os dias são mais curtos, com um tempo menor de luz natural para você curtir seus passeios. Dependendo da cidade, pode amanhecer por volta das 08h e às 16h o sol já estar se pondo. Além disso, os pontos turísticos costumam fechar mais cedo durante o inverno.

Chuva, neblina, neve e vento frio podem atrapalhar suas atividades. Há o risco de alguma nevasca fechar estradas ou atrasar voos, você precisa estar preparado para este imprevistos.

Por ser baixa temporada, algumas atrações podem estar fechadas. Alguns restaurantes fecham, alguns pontos turísticos aproveitam para investir em reformas e restaurações e os jardins não ficam tão lindos quanto na primavera ou outono.

Os parques e praças europeus estarão quase vazios. A quantidade de moradores locais que frequentam esses lugares durante o inverno e muito menor em relação as outras estações do ano, principalmente ao verão.

londres inverno

Parque em Londres em um dia de neve.

As festas de fim de ano são feriados prolongados para muita gente e várias atrações turísticas fecham nos dias 24 e 25 de dezembro e primeiro de janeiro. Se você vai viajar nessa época verifique os horários das atrações, pois elas podem estar funcionando com horários diferenciados.

londres inverno

Parque de Londres no inverno

Os prós de viajar no inverno europeu

São vários os pontos positivos de viajar para Europa no inverno. O principal, para quem gosta de frio, é curtir a temperatura e as paisagens. A Europa tem outra cara durante o inverno. Algumas paisagens europeias com neve ficam tão lindas que é até difícil descrever em palavras. Ver os pontos turísticos, ruas e construções tomadas pela neve é simplesmente maravilhoso.

Outra grande vantagem são os preços de hospedagem. Como é baixa temporada, os hotéis costumam lançar promoções e trabalham com tarifas bem menores que da alta temporada.

As passagens aéreas costumam sofrer uma queda de preço bem significativa na Europa durante o inverno. Seus deslocamentos internos vão sair bem mais em conta.

Quem gosta de esportes de inverno encontra em várias cidades europeias uma excelente estrutura e são bastante procuradas no inverno europeu.

La Molina na Espanha.

La Molina na Espanha.

A Europa é muito bem preparada para garantir conforto e segurança aos moradores e turistas durante o inverno. A maioria dos prédios tem aquecimento interna e você pode tirar as roupas de frio mais pesadas.

A decoração das cidades europeias para as festas de fim de ano é fantástica. Luzes, cores e muitos enfeites estão espalhados por ruas, praças, pontes e casas. Para quem gosta, só esse motivo já vale a viagem.

natal londres

Londres

O que vestir no inverno europeu

A melhor forma de se vestir para um mochilão durante o inverno europeu é utilizando roupas técnicas, dessas encontradas em lojas de material esportivo. Roupas de frio tradicionais são muito pesadas, ocupam muito volume, sujam fácil e nem sempre suportam as adversidades de um inverno rigoroso. Leve apenas uma ou duas peças de roupas de frio tradicionais, dessas descoladas e bonitas, para você usar em uma festa, balada ou evento. No dia a dia é muito melhor vestir uma jaqueta esportiva, impermeável, respirável e térmica. Assim você vai poder encarar chuva, neve e vento sem se molhar. Outro item importante é uma boa bota impermeável para caminhar na neve sem molhar seus pés.

inverno europeu

Calçados impermeáveis são muito importantes. Pés molhados e gelados são uma tortura e podem estragar suas férias. Leve também boas luvas e um bom gorro. Se quiser já sair do Brasil com roupas adequadas para encarar o inverno europeu, passe numa loja de produtos para esportes de ação, como a Centauro.

Na rua é bem frio, mas os ambientes fechados são extremamente quentes, então procure usar roupas práticas de colocar e tirar. Se quiser ficar na moda e não aparecer sempre com a mesma roupa em todas as fotos, leve lenços, mantas, gorros e chapéus para fazer composições diferentes todos os dias com as mesmas roupas e quem ver suas fotos nem vai notar que você está usando o mesmo casaco todos os dias. Leve ou compre por lá meias térmicas, camisas e calças “segunda pele”.

londres inverno

Como planejar uma Eurotrip

Quer saber como planejar um mochilão pela Europa? Então acesse esse post e veja o passo a passo. Veja como é possível economizar sem abrir mão de conforto e de nenhuma das atrações da Europa.

Quer saber dicas de como economizar em Londres? Acesse esse post!

Quer saber dicas de como economizar em Paris? Acesse esse post!

O Mochilão Barato voltou a Europa! Quer saber mais sobre o nosso roteiro de 20 dias pela Europa realizado entre os meses de outubro e novembro de 2016? Visitamos a Alemanha, Polônia, Suíça e Luxemburgo. Acesse o post e veja as dicas para planejar e economizar em sua viagem!

Vale a pena viajar para Europa no Inverno?

Depende! Após ler esse post, se você ficou empolgado com meus relatos e com as fotos, não perca tempo, com certeza você vai curtir muito um mochilão abaixo de zero!

Se você é uma pessoa muito sensível ao frio ou realmente não gosta de frio e mesmo assim for visitar a Europa no inverno, foque o roteiro no sul da continente, onde você vai encontrar temperaturas mais amenas e deixe destinos como Praga, Budapeste e Escócia para outra oportunidade.

Agora se ficou com dúvidas e receios, espere a primavera ou o verão chegar! Viajar por vários dias pela Europa encarando temperaturas super baixas e neve todos os dias não é a mesma coisa que visitar uma estação de esqui ou pegar um ou dois dias de neve. Viajar pela Europa no inverno é para quem gosta de frio e está preparado para ele.

SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros. Dependendo da sua idade e do número de dias da sua viagem, esse seguro pode ter um custo bem elevado. Porém você leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem se seguir nossas dicas.

A dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo e aproveitar até 10% de desconto que conseguimos para os nossos leitores.

Nós utilizamos a Seguros Promo para contratar seguro viagem em nossas últimas viagens e recomendamos. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e garanta 5% de desconto e mais 5% de desconto para pagamento via boleto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vale lembrar que a falta do seguro viagem na Europa pode ser motivo de deportação, sem ele você não terá atendimento gratuito médico hospitalar e é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda,  Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Então me diga caro leitor: vai encarar o inverno europeu ou vai esperar o verão chegar?

inverno europeu

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes intitulada “Viajando nas quatro estações“. Os blogs de viagem parceiros que estão participando estão listados abaixo. Acessem e prestigiem nossos parceiros!

Destinos por onde andei Primavera em Nova York

Mariana ViajaVerão na Espanha: passeios em Barcelona e Madri

Outro blog Inverno em Banff | Montanhas Rochosas Canadenses

A Casa na MalaQual a Melhor Época do Ano Para Viajar à Europa?

Por aí com os Pires Flórida no verão

Família ViagemAs cores do outono em Seattle

Pegadas na Estrada – Outono na Islândia, uma estação surpreendente!

Viajonários O que fazer na Califórnia no inverno

Foco no MundoComo sobreviver ao inverno na Europa

O Melhor Mês do Ano O que levar para o Atacama em cada estação do ano

Escolho ViajarPatagônia no verão – a melhor estação para a visitar

Caixa de ViagensAlpes italianos – onde curtir o inverno nas 5 cidades italianas mais charmosas, badaladas e com estações de esqui na região

Vaneza com Z10 coisas para fazer no Verão em Salvador

Cantinho de Como é New York na primavera

Viagens que Sonhamos Inverno na Serra Gaúcha

A Path to Somewhere10 lugares para curtir o outono em Nova York

Viagens InvisíveisInverno em Malta, vale a pena?

Alyssa Prado Blog6 Motivos para visitar Floripa no Inverno

Viajando em FamiliaOrlando no Verão ou Inverno?

Apure Guria!Sobrevivendo ao inverno na Nova Zelândia

KariDesbrava – Cinco lugares para curtir o frio no estado do Rio de Janeiro

Ligado em ViagemDobel na Alemanha, muita neve na região de Baden-Württemberg

Pequeno Grande Mundo Em Manaus é verão o ano inteiro

Destino Mundo Afora Inverno na Serra Catarinense

The Nat’s Corner Verão Europeu: O Que Levar na Mala

Lolepocket 7 praias do Rio de Janeiro para curtir o verão como os cariocas

Uma Senhora Viagem Dois Outonos Diferentes na Europa

Devaneios de Biela – As Cores e os Contrastes de Cartagena na Primavera

Baianos no Polo Norte10 motivos para visitar Toronto no verão

34 comentários sobre “Mochilando no Inverno Europeu

  1. VaneZa Narciso

    Só de ler que você pegou 17 graus negativos eu já sentir frio…rsrs. Peguei 2 graus negativos em Praga e me sentia congelada. Sempre parava num restaurante, ou loja para aquecer o corpo e continuar.
    Agora, visitar Barcelona no inverno é um desperdício (pra mim). Fui no verão e amei tomar banho no mar Mediterrâneo e curtir a cidade animada, andar no calçadão proximo de Barcelonetta e cheia de turistas.
    E você resume muito bem:”Viajar pela Europa no inverno é para quem gosta de frio e está preparado para ele.”

    Abraços!

  2. Mariana Bueno

    As fotos são lindas, a neve dá um charme a cada cenário (encantada com a de Praga) mas… pessoalmente eu não encaro o frio não! rs Mochileiro corajoso!!!

  3. Ana Zacchello

    Adorei o post! Super bem estruturado e detalhado! A minha grande surpresa foi ver você no Palácio de Schönbrunn em Viena com neve! Lembro como se fosse hoje do dia que visitei e achei que teria insolação ou ficaria desidratada de tanto calor que eu passei no final do verão. Parabéns pelo post e pela coragem de ter encarado um mochilão neste frio todo! 🙂

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Realmente faz muito calor na Europa no verão e por outro lado muito frio no inverno :).
      Muito obrigado pelo comentário!

  4. Gabi Pizzato - Devaneios de Biela

    Excelente post e guia!!! Esses tempos eu comentei que só viajo em meias-estações e não saberia se iria sozinha encarar todo esse frio e solidão. Mesmo assim, tenho muita vontade de ver outras paisagens, inclusive, em destinos que já estive. Parabéns pelo post e pela coragem!

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Muito obrigado! Realmente tem que ter muita coragem para viajar sozinho no inverno europeu! Mas valeu muito a pena!

  5. Camila Lisbôa

    Como tudo na vida… tem seus prós e contras… mas eu acho que não encararia! Já me ‘acostumei’ um pouco com o frio do Chile, mas confesso que fico super preguiçosa nessa época e, pra viajar me complicaria bastante… talvez no fim do inverno eu toparia, mas prefiro um pouquinho mais de calor, rs.

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Logo você que já enfrentou temperaturas abaixo de zero no Atacama e Patagônica? Ah, se anime! Quem sabe um dia você não resolve encarar um mochilão por lá em pleno inverno.

      Um abraço!

  6. Cristina e Renato

    Uauuu, também adoramos uma loucura! Parabéns pelo post e pelas fotos. Aquela neve nas casinhas europeias dão um super charme para a viagem. Top! Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Não é mesmo! Ainda mais porque não temos neve aqui no Brasil, então é tudo novidade para nós brasileiros.
      Um abraço!

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Isso mesmo, com responsabilidade e planejamento!
      Engraçado, que nem uma gripe peguei por lá!

  7. Livi Souza

    Adoro ver a mudança de visual de uma estação para outra, a Europa é demais em qualquer estação do ano!
    Mas para viajar no inverno tem ir bem preparado mesmo, boa dica das roupas esportivas!

  8. Alyssa

    Confesso que os preços mais baixos e cidades mais vazias me atraem, mas o frio e a neve.. esses nem um pouco. Fui para NY no inverno e já congelei, não sei se consigo encarar esse frio de novo hahha ótimas dicas 😀

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Ainda mais por 30 dias né Alyssa?
      Nós ainda não estivemos em Nova York no inverno, mas queremos muito! kkkkkk
      Vai entender!
      Um abraço!

  9. Gisele Prosdocimi

    Amo viajar, mas depois dos ler os pontos negativos causados pelo frio prefiro estações mais confortáveis, como primavera e verão e ficar só admirando o inverno por fotos.

  10. Escolho Viajar

    O inverno me desanima um pouco a botar um mochilão nas costas e vagar por aí. Mas, se é o caminho para se chegar nestas paisagens lindas, sejamos fortes! 🙂 Adorei as dicas, vou usá-las!

  11. Lidiane

    Tem que estar preparado mesmo, corpo e mente!! hahaha Sou fraquinha pro frio, mas pra quem gosta e tem coragem, sua aventura foi demais!! E no fim o que conta são as experiências vividas. Ótimas dicas!

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Muito obrigado!
      Com certeza, foi uma experiência que vai ficar para sempre.
      Abraço!

  12. Helder Floret

    Estou programando uma viagem para a Europa no final de janeiro/início de fevereiro. Porém, tenho um dia sobrando e não sei se uso para prolongar minha estadia em Lisboa ou em Amsterdã

    Minha programação atual conta com um dia e meio em Lisboa e dois dias em Amsterdã. Posso passar a ficar com dois dias e meio em Lisboa ou três em Amsterdã

    Normalmente optaria por Amsterdã, mas tenho receio do inverno holandês

    O que me recomendam? Muito obrigado e parabéns pelo blog

    1. Mochilão Barato Autor da Postagem

      Então, eu acho que depende do seu estilo de viagem mas eu acrescentaria um dia em Lisboa, até porque tem cidades próximas que podem ser visitadas em um bate e volta.
      Um abraço e obrigado pelo elogio!

  13. ISRAEL

    Parabéns pela postagem. Vc só não comentou quanto gastou ou qual é a previsão de gastos numa viagem dessa. Mandaí. Abraço

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!