Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!

Olá Viajante! Nesse post mostramos como planejar uma Eurotrip. Você sabia que é possível economizar muito em sua viagem pela Europa sem abrir mão de conforto e de nenhuma das atrações?

Troca de guarda

Minha viagem pela Europa durou 60 dias e visitei os seguinte países: Inglaterra, País de Gales, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Republica Tcheca, Eslováquia, Hungria, Áustria, Itália e Espanha. Foram 12 países e cerca de 20 cidades. Nesse post conto como foi o planejamento dessa viagem e como consegui os melhores preços de passagens aéreas, de trens, ônibus, hospedagens e atrações. Tenho muitas dicas para te passar. Então não deixe de ler até o fim!

ROTEIRO PELA EUROPA – EUROTRIP

O roteiro da minha Eurotrip foi o seguinte:

  1. Londres (acesse os posts): 29 dias, incluindo viagens de um dia para cidades próximas e um fim de semana no País de Gales (acesse os posts).
  2. Paris (acesse os posts): 04 dias, incluindo ida a Versalhes.
  3. Bruxelas (acesse os posts): 02 dias.
  4. Amsterdam (acesse os posts): 03 dias.
  5. Berlim (acesse os posts): 03 dias.
  6. Praga (acesse os posts): 02 dias.
  7. Bratislava (acesse os posts): 01 dia.
  8. Budapeste (acesse os posts): 02 dias.
  9. Viena: 02 dias.
  10. Veneza: 01 dia.
  11. Roma: 04 dias, incluindo viagem para Pompeia.
  12. Barcelona: 05 dias.
  13. Madri: 02 dias.

Voei TAM de Campo Grande para Londres, fiz os deslocamentos internos de trem, ônibus, avião e retornei para o Brasil pela TAM saindo de Madri. Alguns deslocamentos internos fiz no período noturno, pois assim se economizei com hospedagem e otimizei meu tempo, já que viajando de dia, ainda mais longas distâncias, praticamente se perde aquele dia somente com o deslocamento. A primeira dica para economizar em sua viagem pela Europa é tentar realizar os deslocamentos internos no período noturno!

Eurotrip

COMPRANDO PASSAGENS BARATAS

Essa com certeza é a parte mais importante do seu planejamento! Se quiser economizar muito na sua viagem pela Europa terá que comprar todas as passagens, tanto para o voo Brasil x Europa x Brasil, quanto para os percursos internos com uma boa antecedência. Existem alguns macetes para conseguir os melhores preços e vou passar todos eles para você. Esses macetes eu descobri depois de muito pesquisar preços nos diversos sites de compra e ler muito sobre a experiência de outros viajantes. Então se você seguir todas as minhas dicas pode ter certeza que muitas vezes estará pagando até 10 vezes menos do que a pessoa que sentará ao seu lado no avião, trem ou ônibus pagou. Isso mesmo! Até 10 vezes menos!

Passagens para Europa

  1. A principal dica para conseguir bons preços para passagens do Brasil para Europa e a de volta ao Brasil é esperar por promoções. Na minha opinião o melhor site de divulgação de promoções de passagens aéreas é o Melhores Destinos. Quando eu estou planejando uma viagem eu acesso diariamente esse site para ver se há alguma promoção para o meu destino. Eles possuem inclusive um aplicativo para Smartphone que avisa quando surgir uma promoção para os destinos que você selecionar.
  2. Comprar passagens de ida e volta. Se você for comprar passagens ponto a ponto normalmente só um trecho vai sair o preço da ida e da volta. Caso pretenda chegar em uma cidade e retornar de outra utilize a pesquisa por múltiplos destinos.
  3. Seja flexível nas datas e destinos. Altere seu planejamento de acordo com as oportunidades que surgir. Se você, por exemplo, estava planejando começar sua Eurotrip por Londres mas apareceu uma promoção com passagens para Paris, reorganize seu roteiro e inicie por Paris.
  4. Estabeleça um prazo máximo para esperar pelas promoções. Eu costumo esperar no máximo até três meses antes da data programada para o início da viagem. Se deixar para comprar as passagens na última hora, provavelmente vai pagar preços altíssimos.
  5. Utilizar os sites que comparam preços como o momondo para ter certeza que o preço que você achou é realmente o mais baixo.

Passagens de avião na Europa

Você provavelmente precisará fazer algum dos seus deslocamentos pela Europa de avião. Viajar de avião por lá pode ser muito barato, até mais barato que viajar de ônibus se você “encarar” as companhias low-cost. Elas vendem passagens baratas para voos dentro da Europa, porém possuem uma rígida política de restrição de bagagens e as aeronaves não são as mais confortáveis do mercado. Mas também seria querer demais viajando até por 1 euro, não acha?

Normalmente só é  permitida uma bagagem de mão de até 10 quilos e que tenha pequenas medidas. Para despachar bagagem deve-se pagar por uma franquia relativa ao número de volumes e do peso com antecedência. Se você deixar para pagar no aeroporto irá pagar uma taxa abusiva, então leia bem as regras do bilhete que está adquirindo.

O site momondo também compara preços em viagens dentro da Europa, inclusive nas companhias de baixo custo.

As principais companhias low-cost são a GermanWings , WizzAirEasyJetVueling e RyanAir.

Passagens de trem na Europa

Uma das coisas mais legais em viajar pela Europa é viajar de trem. Além de charmosos, os trens são rápidos e pontuais. Em poucas horas é possível ir de Londres para Paris ou de Madri para Barcelona. Sua Eurotrip não vai estar completa enquanto você não fizer ao menos uma viagem de trem pelo velho continente.

trem londres

Mas como encontrar bilhetes de trem baratos?

Não compre passes multipaíses. Compre bilhetes ponto a ponto diretamente nos sites das companhias com antecedência e irá conseguir tarifas com super descontos. Os passes só serão mais vantajosos para compras de última hora ou se você preferir não viajar com um roteiro fechado. Porém com certeza irá pagar bem mais caro por isso. Caso queria economizar e muito, o ideal é ter um roteiro definido e comprar os bilhetes com antecedência. A maioria das companhias ferroviárias da Europa disponibilizam alguns bilhetes com descontos de até 70% em cada trem, mas esses se esgotam rapidamente. As companhias iniciam a venda dos bilhetes em média de 30 a 60 dias antes da data da viagem. Para conseguir esses bilhetes promocionais você terá que descobrir através de simulações quando a companhia em que você vai comprar iniciará a venda do bilhete que você deseja e realizar a comprar no primeiro dia em que eles ficarem disponíveis.  Na Deutsche Bahn (Alemanha), as tarifas super promocionais aparecem 90 dias antes da data, na Voyages-SNCF (França) e na Trenitalia (Itália) com 120 dias de antecipação, na Renfe (Espanha) entre 120 e 90 dias. Mas não tome esses prazos como exatos, faça você mesmo simulações e descubra a melhor data para comprar.  Todas as companhias trabalham dessa foram, incluindo a Eurostar, que opera o famoso trem bala entre Londres e Paris e costuma disponibilizar as melhores tarifas com 60 dias de antecedência.

Clique aqui e leia nosso post sobre o trem da Eurostar!

Evite comprar através do site da RailEurope. Sua única vantagem é ser um site de fácil navegação e totalmente em português. Entretanto nem sempre ele mostra todos os horários e na maioria das vezes cobra uma sobretaxa pelo serviço prestado. Só compre por lá caso tenha certeza que o preço é o mesmo ofertado no site da própria companhia.

Segue a lista dos sites das principais companhias ferroviárias europeias:

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Passagens de ônibus na Europa

Para curtas distâncias ou para trechos em que viajar de avião ou trem for inviável ou muito caro, o ônibus pode ser uma boa escolha em sua Eurotrip. Existem empresas low-cost de ônibus e as tarifas começam em 1  euro! Isso mesmo! É possível conseguir passagens para viajar de ônibus pela Europa pagando apenas 1 euro.

Os ônibus europeus, em geral, são muito inferiores aos que circulam no Brasil. Normalmente não há parada para refeição, porém em alguns casos os ônibus são extremamente luxuosos, contato até mesmo com serviço de bordo e monitor de vídeo individual. Vale a pesquisa. Se encontrar preços muito inferiores aos de trem e for uma viagem curta, recomendo escolher essa opção. Se a diferença for pequena, prefira ir de trem. Isso porque além dos trens serem mais rápidos, normalmente as estações ficam bem no centro das cidades. Já os terminais de ônibus algumas vezes ficam foram do centro, assim além de gastar um tempo maior na viagem, vai gastar com o deslocamento até o centro da cidade.

As principais empresas de ônibus não Europa são:

  • Eurolines – Com destinos por toda a Europa, além das passagens ponto a ponto vende passes interessantes.
  • Alsa – Opera dentro da Espanha e dela para outros países da Europa.
  • National Express – Principal empresa do Reino Unido.
  • MegaBus – talvez a mais econômica. Em todos as partidas ao menos uma poltrona sai por um preço simbólico.
  •  Flixbus – na Alemanha é a empresa que possui os melhores preços.
Hospedagem na Europa

Ficar hospedado em hotéis em algumas cidades da Europa é algo extremamente caro. Então se você quer economizar não exite em procurar um hostels ou albergues para se hospedar. Muitos desses estabelecimentos possuem uma infraestrutura bem parecida e às vezes até melhor que a dos hotéis, sendo que a grande diferença é que você terá que dividir o quarto e banheiro com desconhecidos. Agora se você está viajando com um grupo de amigos ou familiares, pode reservar um quarto coletivo apenas para vocês. Então terá o mesmo conforto de um hotel porém pagando bem menos.

Algumas dicas para encontrar as melhores opções de hospedagem com os menores preços:

  • Pesquise muito, leia as avaliações, veja a localização, serviços inclusos e faça uma análise dos prós e contras.
  • Nem sempre ficar em um hostel vai ser mais barato que ficar em um hotel, principalmente se você estiver em grupo.
  • Reservar com antecedência é o ideal. Os preços sempre sobem a medida que a ocupação dos quartos vai aumentando. Chegar em uma cidade sem reserva de hospedagem quase sempre é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois terá que rodar muito para achar um quarto vago e na maioria das vezes irá pagar muito mais caro que se tivesse feito a reserva com antecedência.
  • A localização, acesso aos meios de transporte e pontos turísticos são os pontos principais para uma boa escolha. Não adianta nada conseguir bons preços e ter que gastar com transporte público, além de perder muito tempo com os deslocamentos.
  • Escolha hostels em que o café da manhã esteja incluído na diária e que que disponibilizem cozinha aos hospedes, assim você também irá economizar com alimentação.

Nós sempre utilizamos os sites da Booking.com e do HostelWorld para pesquisar e reservar hospedagem em hotéis, hostels e pousadas. Normalmente utilizamos a Booking, pois o site é todo em português e eles dão garantia do menor preço. Mas alguns hostels estão disponíveis apenas no site da HostelWorld e outros apenas no site do próprio estabelecimento. Nunca tivemos nenhum problema com reservas feitas a partir desses sites. Só fique atento as regras de cancelamento e alteração da reserva, que mudam de estabelecimento para estabelecimento.

Abaixo estão os hostels em que me hospedei durante minha Eurotrip

Que moeda levar para Europa

A moeda utilizada na maioria dos países da Europa é o euro. Dos países que visitei durante essa viagem os únicos que não utilizam o euro são o Reino Unido, a República Tcheca e a Hungria.

É extremamente recomendável que você troque reais por euros aqui no Brasil. Isso porque você até consegue trocar reais por euros nas casas de câmbio da Europa, porém a cotação é bem inferior a vigente no Brasil, ou seja, se você deixar para trocar seus reais por euros na Europa vai perder muito dinheiro.

Para os países que possuem moeda própria você pode levar euros e trocá-los lá. Em alguns desses países, mesmo não sendo o euro a moeda oficial, ele será aceito no comércio, hotéis e atrações turísticas.

Se você for visitar somente o Reino Unido, recomendo que leve libras esterlinas trocadas aqui no Brasil, pois se trocar reais por euros e no Reino Unido trocar euros por libras vai acabar perdendo dinheiro devido as duas transações.

Atualmente paga-se imposto no Brasil em todos os tipos de compra de moeda estrangeira. O valor atual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de moedas estrangeiras em dinheiro vivo é de 1,1% e no cartão de débito pré-pago e cheques de viagem 6,38%. Quem optar por utilizar o cartão de crédito no exterior também paga 6,38% de IOF e ainda fica sujeito a variação da cotação da moeda estrangeira até o fechamento da fatura. Por questões de segurança, o mais indicado é levar um parte do dinheiro em espécie e a maior parte no cartão pré-pago (apesar do valor mais alto do IOF e das taxas pagas a cada saque), pois caso você perca ou seja roubado, as operadoras conseguem bloquear o cartão e te enviar um novo em um prazo bem curto em qualquer lugar do mundo (verificar condições ao contratar).

INGRESSOS pela internet PARA AS ATRAÇÕES DA EUROPA

A maioria das atrações da Europa tem os preços dos ingressos  tabelados. A vantagem em comprar ingressos pela internet com antecedência é evitar filas. Eu deixei de visitar algumas atrações porque as filas estavam enormes, fazia muito frio e não havia comprado ingressos pela internet. Recomendo que você compre os ingressos dos locais que você tem certeza que vai visitar pela internet, antes mesmo de viajar.

As filas de espera nas principais atrações em cidades como Amsterdã, Paris, Londres e Barcelona podem durar até 2 horas. A Ticketbar é a melhor solução para lidar com este problema. Os bilhetes podem ser apresentados no smartphone e são muitas vezes vendidos a um melhor preço do que comprando na própria atração.

Nós usamos o site Ticketbar para comprar ingressos online com antecedência nas nossas viagens. Com informações em português e preços exibidos em real, eles vendem ingressos para a maioria das atrações da Europa e oferecem descontos, ofertas de grupo e o mais importante, a opção de evitar as filas nas principais atrações.

ingressos online europa

Para atrações como teatro, musicais e shows o ideal é comprar com antecedência, pois assim é mais fácil de garantir as entradas com os melhores preços. Quanto mais próximo da data da apresentação, mais difícil vai ser encontrar ingressos com bons preços.

SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros. Dependendo da sua idade e do número de dias da sua viagem, esse seguro pode ter um custo bem elevado. Porém você leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem.

A dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo e aproveitar até 10% de desconto que conseguimos para os nossos leitores.

Nós utilizamos a Seguros Promo para contratar seguro viagem em nossas últimas viagens e recomendamos. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e garanta 5% de desconto e mais 5% de desconto para pagamento via boleto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.


300x250

Vale lembrar que a falta do seguro viagem na Europa pode ser motivo de deportação. Sem ele você só terá atendimento médico hospitalar em hospitais particulares. O seguro viagem é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda,  Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Planilha de Planejamento de viagem

Muitos leitores pediram e resolvemos disponibilizar a planilha utilizada para o planejamento dessa viagem. Como essa viagem foi realizada em 2013, muitos valores podem estar desatualizados mas servem de parâmetro para o planejamento do leitor.

Para baixar é necessário se cadastrar na nossa Newsletter para receber gratuitamente nossas atualizações por Email.

Dê um pin para consultar esse post mais tarde

Planejamento de viagem para Europa


LEIA TAMBÉM

Roteiro de 20 dias pela Europa

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro para 4 dias em Paris

Como escolher uma mochila de viagem

Assine nosso blog e receba por email um aviso a cada nova postagem.

Siga também em nossas redes sociais.

122 Comments

  1. Rozembergue 24/02/2016
  2. Mochileiro 24/02/2016
  3. Jade Oliveira 03/03/2016
    • Mochilão Barato 03/03/2016
      • camilla maia 09/05/2017
        • Mochilão Barato 09/05/2017
  4. Jade Oliveira 07/03/2016
  5. Rodrigo Stein Quast 08/03/2016
    • Mochilão Barato 08/03/2016
      • Rodrigo Stein Quast 10/03/2016
  6. Mario Fonseca 12/04/2016
  7. Cleo 06/05/2016
    • Mochilão Barato 07/05/2016
  8. Juliana Ambrosio 19/05/2016
    • Mochilão Barato 19/05/2016
  9. Lais Vilarinho 07/06/2016
    • Mochilão Barato 08/06/2016
  10. Fabricia 03/07/2016
    • Mochilão Barato 03/07/2016
  11. Taiza 14/08/2016
    • Mochilão Barato 14/08/2016
  12. Jéssica Almeida 15/08/2016
    • Mochilão Barato 15/08/2016
      • Jéssica Almeida 16/08/2016
        • Mochilão Barato 25/08/2016
  13. Diamar 24/08/2016
    • Mochilão Barato 25/08/2016
  14. Thayna 02/09/2016
    • Mochilão Barato 03/09/2016
  15. Thiago Guttiering 04/09/2016
    • Mochilão Barato 04/09/2016
  16. Thaynara 04/09/2016
    • Mochilão Barato 05/09/2016
  17. Patrick 12/09/2016
    • Mochilão Barato 13/09/2016
  18. Anderson 22/09/2016
    • Mochilão Barato 23/09/2016
  19. Paula Bercelini 23/09/2016
    • Mochilão Barato 23/09/2016
  20. danilllo palmeira 28/09/2016
  21. Isabella 08/10/2016
    • Mochilão Barato 08/10/2016
  22. Moisés 09/10/2016
    • Mochilão Barato 09/10/2016
  23. Carla Nascimento 10/10/2016
  24. Franciele 14/10/2016
    • Mochilão Barato 15/10/2016
  25. rubens 17/10/2016
    • Mochilão Barato 18/10/2016
      • GLEISON RUBENS 20/10/2016
  26. Gabriella santos 18/10/2016
    • Mochilão Barato 18/10/2016
  27. Léo 23/10/2016
    • Mochilão Barato 23/10/2016
  28. Mariela 31/10/2016
    • Mochilão Barato 04/11/2016
      • Mariela 07/11/2016
  29. Grazielle Morais 02/11/2016
    • Mochilão Barato 04/11/2016
  30. carolina 06/11/2016
    • Mochilão Barato 08/11/2016
  31. Sandra Costa 13/11/2016
    • Mochilão Barato 13/11/2016
  32. Juliana 19/11/2016
    • Mochilão Barato 21/11/2016
  33. Anônimo 26/11/2016
    • Mochilão Barato 28/11/2016
  34. Glau 05/12/2016
    • Mochilão Barato 06/12/2016
  35. Mariano Farias 17/12/2016
    • Mochilão Barato 18/12/2016
  36. Gabriel 07/01/2017
    • Mochilão Barato 07/01/2017
  37. Natan 18/01/2017
    • Mochilão Barato 20/01/2017
  38. Pollyana 19/01/2017
    • Mochilão Barato 21/01/2017
  39. Marcia Maurano Rodrigues 21/01/2017
    • Mochilão Barato 23/01/2017
  40. Neide lacerdda 23/01/2017
    • Mochilão Barato 25/01/2017
      • Neide lacerdda 25/01/2017
  41. Natan 24/01/2017
    • Mochilão Barato 25/01/2017
      • Anônimo 26/01/2017
        • Mochilão Barato 26/01/2017
  42. Mariela 30/01/2017
    • Mochilão Barato 30/01/2017
      • Anônimo 03/02/2017
  43. Lívia 02/02/2017
    • Mochilão Barato 03/02/2017
  44. Elaine Cristina do Nascimento 13/02/2017
    • Mochilão Barato 13/02/2017
  45. JANAINA O Cruz 18/02/2017
    • Mochilão Barato 18/02/2017
      • JANAINA O Cruz 18/02/2017
  46. Janaina Cruz 01/03/2017
  47. Leandro 10/03/2017
    • Mochilão Barato 11/03/2017
  48. N.C 18/03/2017
    • Mochilão Barato 18/03/2017
  49. francisco de souza 20/04/2017
    • Mochilão Barato 21/04/2017
  50. Fabio 05/05/2017
  51. Leonardo Cabelo 23/05/2017
    • Mochilão Barato 24/05/2017
  52. Marcos Paulo 24/05/2017
    • Mochilão Barato 24/05/2017
  53. Alexandre Miranda 01/06/2017
    • Mochilão Barato 03/06/2017
  54. Eduardo Rodrigues 02/06/2017
    • Mochilão Barato 03/06/2017
  55. Anônimo 10/06/2017
    • Mochilão Barato 10/06/2017
  56. Eduardo Rodrigues 16/06/2017
    • Mochilão Barato 16/06/2017
  57. Alessandra 20/06/2017
    • Mochilão Barato 22/06/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!