ETIAS: Como vai funcionar o novo visto Europeu

Vai viajar para a Europa a partir de 2021? Então você vai precisar se cadastrar no ETIAS, o novo sistema de controle de entrada de turistas no espaço Schengen.

ETIAS
A Comissão Europeia confirmou em um comunicado a criação e implementação do Sistema Europeu para a Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, em suas siglas em inglês) para todos aqueles que queiram viajar para a Europa, que se espera estar operativo a partir de finais de 2021. Assim sendo, todos aqueles que queiram viajar para a Europa, incluindo os brasileiros, a partir desta data, terão que se cadastrar no sistema ETIAS.

O que vai mudar com o ETIAS?

O ETIAS é uma autorização de viagem electrônica processada através de um programa de triagem prévia de vistos para todos os turistas que viajem até ao Espaço Schengen , que tem como objetivo proteger e reforçar as fronteiras externas da UE .
O ETIAS surge como resposta aos recentes ataques terroristas que afetado a Europa, assim como medida de prevenção contra a imigração ilegal e ainda, para agilizar os tempos de espera nas fronteiras. A partir de 2021 a Europa vai exigir este visto aos cidadãos de 62 países , entre eles o Brasil , que atualmente não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen.

Como vai funcionar o ETIAS?

O ETIAS é bastante semelhante ao ESTA (Visto eletrônico emitido pelos E.U.A.) na sua forma de funcionar. Todo aquele que quiser viajar para a Europa por motivo de turismo, negócios ou em trânsito , vai precisar se cadastrar no sistema eletrônico, preencher um formulário com seus dados pessoais, incluindo o seu documento de viagem e, responder a um pequeno questionário sobre questões de segurança.
O sistema do novo visto europeu , que autoriza e controla todos os que queiram viajar até ao Espaço Schengen , será dirigido pela Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia em colaboração com as autoridades de cada país e, com a Europol. Uma vez o formulário seja enviado, a resposta pode ser recebida dentro de alguns minutos após a conclusão do processo ou, em outros casos, você terá que esperar 72 horas para receber a autorização. No entanto, se uma revisão adicional for necessária, o processo pode levar mais tempo. Ao chegar na fronteira do país de entrada no Espaço Schengen, será necessário passar o controle.
O ETIAS permite viajar por todo o Espaço Schengen durante 90 dias , sendo possível prolongar sua estadia, segundo a lei do país onde você queira ficar. O ETIAS é um visto multi-entrada e será válido por 3 anos , ou até à data de validez do seu passaporte ou documento de viagem.

Roteiro por Europa com o visto ETIAS

O ETIAS permite a entrada em 26 países do Espaço Schengen. O Acordo Schengen inclui países europeus e países não europeus . Por exemplo, a Noruega faz parte do Espaço Schengen mas não da Europa e a Irlanda vice-versa. Assim sendo você poderá visitar os seguintes países com o ETIAS:

● Alemanha
● Áustria
● Bélgica
● Dinamarca
● Eslováquia
● Eslovénia
● Espanha
● Estónia
● Finlândia
● França
● Grécia
● Holanda
● Hungria
● Islândia
● Itália
● Letónia
● Liechtenstein
● Lituânia
● Luxemburgo
● Malta
● Noruega
● Polónia
● Portugal
● República Checa
● Suécia e,
● Suíça

Uma vez você passe o controle no país de entrada do Espaço Schengen, você poderá viajar sem problema por todos estes países durante 90 dias , por cada 180 dias. E não se esqueça, o ETIAS terá que ser solicitado antes de viajar já que não será possível entrar no avião sem ele!

Esse é um post publicitário. Os posts publicitários exibem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante. Os Mochilão Barato não têm relação direta com os anunciantes e não influencia na mensagem.


LEIA TAMBÉM

Como planejar uma Eurotrip

Documentos necessários para viajar para Europa

Roteiro de 10 dias em Portugal

Mochilando no Inverno Europeu

Como escolher uma mochila de viagem

Como funciona a imigração na Europa

Qual moeda levar para Europa

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!