Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Quer saber como visitar Valparaíso e Viña del Mar por conta própria gastando pouco? Todo turista que vai a Santiago costuma visitar também Valparaíso e Viña del Mar e na maioria das vezes contrata tours organizados por agências. Nesse post mostramos como visitar as duas cidades por conta própria!

Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Relógio de Flores Viña del mar

Valparaíso e Viña del Mar são cidades irmãs e estão no litoral do Chile, distantes cerca de 130 quilômetros de Santiago.

Valparaíso é uma cidade portuária e histórica. Possui construções antigas, é cheia de morros e ladeiras, é famosa por seus ascensores, pelos trólebus (ônibus movido a eletricidade) da década de 50, por ter sido residência do famoso poeta Pablo Neruda e por ser sede do Congresso Nacional do Chile, que foi transferido de Santiago para lá na época da ditadura. Valparaíso foi declarada recentemente patrimônio mundial pela UNESCO.

Viña del Mar é um balneário frequentado pela elite Santiaguina durante o verão. A cidade, além do seu mundialmente conhecido relógio de flores, possui diversos hotéis e restaurantes de alta gastronomia.

Como ir de Santiago a Valparaíso e Viña del mar

Desde Santiago é possível visitar a cidade através de um tour contratado em uma das diversas agências de turismo e que custa cerca de 65 dólares, incluindo o transporte e o guia. Os passeios costumam sair de Santiago no início da manhã e voltar no início da noite.

Outra opção é alugar um carro. O legal é poder parar para curtir o visual da estrada, que é muito bonito e visitar apenas os pontos que realmente te interessam e no seu tempo.

A terceira, e com certeza a mais econômica, é utilizar o transporte público.

Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Como bom mochileiro, preferi conhecer Valparaíso e Viña del Mar por conta própria utilizando o transporte público. Tive ainda o privilegio de ter a companhia de um amigo chileno que me guiou pelas principais atrações das duas cidades, além de é claro, dividir um pouco da cultura chilena comigo.

Há ônibus das empresas Turbus e Pullman saindo a cada 15 minutos do Terminal Alameda (em frente à estação Universidad de Santiago – linha 1 vermelha). Cada trecho sai por cerca de 3.400 pesos e você pode voltar para Santiago tanto de Valparaíso como de Viña del Mar. A viagem demora em média uma hora e meia. As passagens ida e volta custam cerca de 6.800 pesos chilenos ou 12 dólares. A diferença é enorme em comparação aos 65 dólares cobrados pelas agências de turismo.

Eu optei por ir primeiro a Valparaíso. Peguei o ônibus em Santiago às 08:30h e por voltas das 10:00h cheguei lá. Na rodoviária há um guarda volumes onde você pode deixar sua mochila. Há também um guiché de informações turísticas onde você pode retirar um mapa da cidade e pedir orientações das direções dos pontos turísticos.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

O que fazer em Valparaíso

Bem ao lado da rodoviária está o mercado Cordonal velho de Valparaíso. Para quem gosta é uma boa pedida. Dali pode-se caminhar pelo centro de Valparaíso até a região portuária para ver os lobos marinhos e os navios da marinha chilena.

De lá após uma boa caminha cerro acima, chega-se a casa do famoso poeta Pablo Neruda, porém quando fui ela estava fechada para reformas. De lá retornamos ao centro, onde aproveitei para conhecer uma comida típica chilena chamada “Completo”. É bem parecido com o nosso cachorro quente, porém não é quente e no lugar do ketchup eles colocam abacate.

Subimos ao Cerro Concepcion, de onde se tem uma vista linda das duas cidades. Para descer utilizamos um dos elevadores de Valparaíso e fomos em direção ao porto.

Porto de Valparaíso

Porto de Valparaíso

A próxima parada foi a Plaza Sotomayor, pertinho do porto. É a principal praça da cidade. Nela está a Armada Chilena e o Monumento aos Heróis de Iquique.

Plaza Sotomayor em Valparaíso

Plaza Sotomayor

O que fazer em Viña del mar

Do porto há duas opções de transporte público até Viña del mar. A primeira é o metrô de superfície e a segunda ir de ônibus. Optamos pela segunda. Basta pegar algum ônibus que siga no sentido de Viña e perguntar se passa no relógio de flores.

Pertinho do relógio de flores está essa linda praia.

Praia Viña del mar

Praia Viña del mar

Bem ao lado do relógio de flores há um caminho que leva até o alto de um cerro de onde se pode apreciar mais um linda vista da cidade.

Vista de Viña del mar

Vista de Viña del mar

Para finalizar você poderá caminhar pelas ruas da linda Viña del Mar. Nos optamos por ir até um bar e tomar uma boa cerveja chilena e bater um bom papo.

Para quem retorna para Santiago, basta pegar um ônibus para Valparaíso e pedir para descer próximo ao terminal, ou então, caso não tenha deixado nada no guarda volumes do terminal de Valparaíso, seguir para o terminal de Viña del Mar, pois de lá também saem ônibus para Santiago a cada 30 minutos.

Como eu havia deixado minha mochila no guarda volumes, retornei a Valparaíso e segui para Santiago no ônibus das 20h.

Free Walking Tour em Viña del Mar e Valparaíso

Alguns leitores nos passaram essa dica! Existem algumas empresas que realizam o Free Walking Tour nas duas cidades. Normalmente as empresas ou pessoas que organizam esse tipo de tour não estipulam um valor para pagamento e o turista pode pagar quanto ele quiser e até mesmo não pagar nada. É uma ótima dica para quem vai a Valparaíso e Viña del Mar por conta própria mas deseja ouvir as explicações de um guia local sobre a cidade. Não vou indicar nenhuma empresa pois não fiz esse tour, mas pesquisando no Google você irá encontrá-las facilmente.

Recomendo a todos que visitem Valparaíso e Viña del Mar por conta própria ao invés de contratar um tour por alguma agência. Além de economizar bastante vocês terão a liberdade de conhecer os lugares que quiserem no seu próprio tempo. Se possível, tentem passar uma noite por lá, ainda mais se a visita ocorrer no verão.

Seguro viagem para o Chile

Ninguém quer ficar doente no exterior não é mesmo? Mas se acontecer, você sabe o que fazer? Veja o que aconteceu comigo quado eu fiquei doente no Chile acessando esse post e veja a importância de contratar um Seguro Viagem.

A dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo e aproveitar até 10% de desconto que conseguimos para os nossos leitores.

Nós utilizamos a Seguros Promo para contratar seguro viagem em nossas últimas viagens e recomendamos. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e garanta 5% de desconto e mais 5% de desconto para pagamento via boleto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.
300x250


Quer conhecer a casa mais bonita de Pablo Neruda? A blogueira Camila do O Melhor Mês do Ano esteve por lá e explica tudo direitinho em seu blog. Acessem!


Leia também:

Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile

Chi Chi Chi le le le! Viva Chile! Conhecendo Santiago!

Pucón! A cidade do Vulcão!

Valdívia! Uma cidade a ser incluída em seu roteiro pelo Chile!

Puerto Varas e Frutillar – Patagônia Chilena

Fiquei doente no exterior! E agora?

Assine nosso blog e receba por e-mail um aviso a cada nova postagem. Nos siga também em nossas redes sociais.

 

27 Comments

  1. Selma Negreiros via Facebook 27/11/2014
  2. Fidel 01/05/2015
  3. David medina 05/05/2015
  4. Camila 03/07/2015
    • Rozembergue 04/07/2015
    • Juliano Ollivier 31/08/2015
  5. Lucinha Lima 14/10/2015
    • Rozembergue 15/10/2015
  6. Débora 01/12/2015
    • Rozembergue 01/12/2015
  7. Lygia 12/01/2016
    • Rozembergue 17/01/2016
  8. Sabrina Martinez 29/03/2016
    • Mochilão Barato 30/03/2016
  9. Nicole 03/07/2016
    • Mochilão Barato 03/07/2016
  10. Maria Cristina effenberger 18/09/2016
    • Mochilão Barato 19/09/2016
  11. DENISE 22/11/2016
    • Mochilão Barato 22/11/2016
  12. Anônimo 24/12/2016
  13. Ana Carolina 12/01/2017
    • Mochilão Barato 13/01/2017
  14. Cris Gonçalves 25/04/2017
    • Mochilão Barato 25/04/2017
    • Mochilão Barato 09/08/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!