fbpx

O que fazer em Valparaíso no Chile

Saiba o que fazer em Valparaíso, no litoral chileno. Cidade irmã de Viña del Mar, é um dos destinos mais procurados do Chile. Veja as dicas para conhecer a cidade por conta própria.

Cerro Concepción

Vista de Valparaíso do Cerro Concepción.

Valparaíso e Viña del Mar são cidades irmãs localizadas no litoral do chileno, distantes 130 quilômetros da capital Santiago. Valparaíso tem cerca de 294 848 habitantes (2012) e é a terceira cidade mais populosa do Chile, atrás apenas de Santiago e Concepción. É a sede do poder legislativo do Chile e de outras repartições estatais como o Comando da Armada de Chile, o Serviço Nacional de Aduanas e o Conselho Nacional da Cultura e das Artes. Em 2003 a cidade foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Valparaíso no Chile

Centro de Valparaíso.

É uma cidade histórica portuária, fundada em 1544, com muitas construções antigas, cheia de morros e ladeiras e famosa por seus ascensores, trólebus (ônibus movido a eletricidade) da década de 50 e por ter sido residência do famoso poeta chileno Pablo Neruda.

Valparaíso no Chile

Centro de Valparaíso.

Brasileiros e turistas de todo o mundo costumam fazer um bate-volta de um dia desde Santiago para conhecer Valparaíso e Viña del Mar. Como Valparaíso é o tipo de cidade que as pessoas amam ou odeiam, recomendamos visitar primeiro ela, pois se por algum motivo você não gostar de lá, basta pegar um ônibus, metro ou Uber e seguir para Viña del Mar.

O QUE FAZER EM VALPARAÍSO

Essa cidade encravada em morros a beira do oceano Pacífico, tem como suas principais atrações os seus cerros (morros), mirantes e a arte de rua, presente em praticamente todos os muros. Diariamente turistas do mundo inteiro caminham por conta própria pelas suas ruas e becos da cidade, apreciando suas cores, formas e os grafites. A impressão é que apenas brasileiros contratam tours para visitá-la e vê-la de dentro de vans, com rápidas paradas para fotos.

Paseo 21 de Mayo

Coreto no Paseo 21 de Mayo

Esqueça toda organização e limpeza que você viu em Santiago. A grande verdade é que Valparaíso não é uma cidade, digamos, limpa. Infelizmente há sujeira e lixo pelas ruas, fato que a prefeitura e os moradores tentam mudar através de projetos de conscientização da população.

Valparaíso, Chile

Beco no centro de Valparaíso

Valparaíso não é a cidade mais segura do Chile, sendo necessário tomar certos cuidados, como os que sempre tomamos aqui no Brasil. Não deixe seu celular ou câmera dando bobeira, coloque bolsas e mochilas para frente nos locais de  maior movimento e evite ruas desertas. Sempre que necessário peça informações ou ajuda a um policial, eles estão por toda parte.

Paseo 21 de Mayo em Valparaíso

Paseo 21 de Mayo.

A cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003 pela Unesco, graças a suas construções coloniais e importância histórica. São ao todo 42 morros e colinas, que fazem muitos turistas ter a impressão da cidade ser uma grande favela. Mas Valpo, como é carinhosamente chamada, é uma cidade cheia de charme, onde o passado se mistura com o presente através de construções antigas e da arte de rua. A melhor forma de conhecer a cidade é caminhando por suas ruas e becos, subindo os cerros a pé ou utilizando os ascensores e funiculares.

Mercado Cordonal

Se você seguiu nossa dica de ir a Valparaíso e Viña del Mar por conta própria utilizando o transporte público, vai desembarcar na cidade no terminal rodoviário. Bem ao lado dali está o Mercado Cordonal, o mercado velho de Valparaíso. Para quem gosta de visitar mercados ou tem interesse em ver o comércio de peixes e frutos do mar, a visita é uma boa pedida. Caso contrário, é totalmente dispensável, até porque não é um dos mercados mais limpos que você vai conhecer mundo afora.

Mercado de Valparaíso

Mercado Cordonal.

Porto e centro de Valparaíso

Pegue um ônibus bem em frente ao Mercado ou o metro a 500 metros dali para chegar ao centro de Valparaíso. O Uber é uma boa opção para se locomover na cidade com agilidade e segurança. Os mais animados podem ir caminhando (cerca de 2 kms). O porto é interessante para tentar ver os lobos marinhos, que costumam ser vistos tomando sol nas pedras, os navios da marinha chilena e os de pesca. Também há passeios de barco pela região portuária que partem de lá, porém não chegamos a nos animar a fazer.

Valparaíso, Chile

Porto de Valparaíso.

Faça a próxima parada na Plaza Sotomayor, que fica pertinho do porto. Essa é a principal praça da cidade e abriga a Armada Chilena e o Monumento aos Heróis de Iquique. Aproveite para fazer uma parada em uma das cafeterias ou lanchonetes do entorno. Caso esteja próximo do horário do almoço, esse também é um bom lugar para procurar um restaurante “não turístico” e ter uma autentica experiência com a comida chilena.

O que fazer em Santiago

Plaza Sotomayor.

Paseo 21 de Mayo

Siga caminhando (900 metros) para o para o Paseo 21 de Mayo, um dos mirantes mais visitados de Valparaíso. O acesso é feito por uma escadaria ou pelo Ascensor Artillería. O local oferece uma vista panorâmica interessante da cidade, a mais de 150 metros de altura. Há também uma feirinha com venda de artesanato.

Paseo 21 de Mayo

Caminho para o Paseo 21 de Mayo.

Inaugurado em 1911, o Paseo 21 de Mayo é um dos lugares mais movimentados da cidade para turistas e portenhos. O seu elevador (ascensor) funciona desde  em 1893, sendo o mais antigo e em funcionamento. Foi construído para atender a Escola Naval, que atualmente funciona como o Museu da Marinha, inaugurada em 1890.

Valparaíso Chile

Ascensor Artillería.

Cerro Concepcion e Cerro Alegre

Provavelmente os cerros mais famosos da cidade, ficam a 1 quilômetro de caminhada do Paseo 21 de Mayo. Suba ao Cerro Concepcion para ter uma vista linda não só de Valparaíso, mas também de Viña del Mar. Pelo caminho aprecie a arte de rua que se mistura com a arquitetura colorida das casas de Valparaíso. A escadaria que dá acesso ao Cerro Concepción e um dos pontos mais fotografados da cidade.

Cerro Alegre

Escadaria Cerro Concepción.

Os cerros Concepción e Alegre provavelmente são os mais interessantes e seguros de Valparaíso. Ficam bem ao lado um do outro, se confundindo e sendo quase impossível saber onde acaba um e começa o outro. Além da vista das cidades e do Oceano Pacífico, suas casas com arquitetura colorida e vários andares chamam atenção e encantam os turistas. Becos, ruelas, passagens estreitas e grafites são característicos do lugar.

Valparaíso no Chile

Cerro Alegre.

Outro ponto turístico muito visitado em Valparaíso é La Sebastiana, a casa preferida do famoso poeta Pablo Neruda. Fica a 1,7 km do Cerro Concepción, sendo possível chegar lá caminhando cerca de 30 minutos passando por muitos grafites e lindas vistas, ou chamando um Uber. Pablo Neruda, ganhador do Premio Nobel de Literatura de 1971, possuía 3 casas na cidade. La Sebastiana é a mais famosa e hoje funciona, de terça a domingo, como um museu dedicado à sua memória. A entrada custa 7.000 pesos e, reforçando, não abre nas segundas. Nós nunca fizemos a visita interna, mas o blog O Melhor Mês do Ano tem um post completo sobre a visitação.

Para descer você pode utilizar um dos elevadores e retornar em direção ao centro da cidade. Aproveite para provar uma comida típica chilena chamada “Completo”, uma espécie de cachorro quente, porém frio e com abacate ao invés de molho de tomate e ketchup.

Casas em Valparaíso

Arquitetura em Valparaíso.

COMO SE LOCOMOVER

É muito fácil se locomover em Valparaíso e Viña del Mar. A verdade é que você vai passar a maior parte do tempo caminhando. Ambas cidades são bem sinalizadas e possuem transporte público (ônibus e metro). Um celular com conexão de internet e o Google Maps são muito úteis para descobrir a melhor rota a pé entre os pontos turísticos ou descobrir qual ônibus tomar.

Arte de rua em Valparaíso

Grafite em Valparaíso.

VALE A PENA VISITAR VALPARAÍSO?

Como já foi dito, Valparaíso não é o tipo de cidade que todo mundo curte. Se você gosta de arte urbana, história, belas vistas e de apreciar a verdadeira comida típica local, com certeza para você vale a pena visitar Valparaíso. Caso contrário, vá direto para Viña del Mar, cidade moderna, limpa e cheia de belas praias. Recomendamos a visita a Valparaíso e Viña del Mar por conta própria, pois além de economizar, você terá a liberdade de conhecer o que quiser e no seu próprio tempo.

Saiba como conhecer Valparaíso e Viña del Mar por conta própria a partir de Santiago, utilizando o transporte público e gastando pouco.

Saiba mais sobre Valparaíso acessando o blog Viagens e Caminhos.


Leia também

O que fazer em Viña del Mar

Roteiro de 5 dias em Santiago

Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile

Documentos necessários para entrar no Chile.

Vinícola Concha y Toro – Como ir por conta própria

Restaurante Giratorio em Santiago – Almoço ou jantar?

Sky Costanera em Santiago – O mirante mais alto da América Latina

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Fiquei doente no exterior! E agora?

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!