fbpx

Diferença entre hotel, hostel, pousada e outras opções de hospedagem

Saiba a diferença entre hotel, hostel, pousada, bed and breakfast, apartamento e Airbnb. Veja onde e como pesquisar e reservar hospedagem no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

Ibis aeroporto Porto Alegre
Ibis Porto Alegre Aeroporto.

Planejando uma viagem

Sempre damos inicio a um plano de viagem bate aquela insegurança e as dúvidas são as mesma:

  • Onde ficar?
  • Perto das atrações em hostel ou hotel barato?
  • Mais afastado em um hotel mais confortável?
  • Alugar um apartamento vale a pena?

Essas perguntas servem para guiar sua busca e ajudar com o que jugamos ser a base para uma boa viagem: ficar bem hospedado. E isso não quer dizer que é preciso ficar em um hotel caro e de luxo. Muito pelo contrário, com planejamento e pesquisa é possível encontrar ótimas opções de hospedagem com preços que caibam no seu bolso, boa localização e estrutura.

Acredite, ficar em uma hospedagem insegura, desconfortável, barulhenta e longe de tudo pode estragar toda a sua viagem.

Quando começamos a viajar, a internet ainda estava engatinhando e não era tão fácil pesquisar e reservar hospedagem. O Guia 4 Rodas é indispensável para ver indicações, endereços e telefones de hotéis e pousadas no Brasil e os guias de viagem para as mesmas informações no exterior.

A boa notícia é que atualmente não precisamos nos preocupar tanto com a pesquisa e reserva de hospedagem como antigamente, já que existem muitos sites que nos ajudam nessa busca. Hoje em dia isso está ao nosso alcance na tela do celular ou computador. São várias opções de sites de reserva e nesse post indicamos os que usamos e recomendamos.

Antes de falar dos sites e portais de busca e reserva, responda as seguintes perguntas:

1) ONDE SE HOSPEDAR?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: onde eu gostaria de me hospedar? Em um hotel tradicional, em uma pousada econômica, em um albergue com quartos coletivos ou alugar um apartamento? Próximo as atrações

Essa pergunta irá te guiar para as tomadas de decisões e com certeza te levará a caminhos mais práticos, pois assim saberá o que está disposto a passar na tua viagem.

Vários aspectos influenciam na resposta a essa pergunta, como por exemplo se você viaja sozinho(a) ou em família.

2) QUANTO POSSO GASTAR?

Essa perguntar te levará a estabelecer um filtro durante suas pesquisas, tornando sabido o limite do gasto que poderá arcar. A partir desse filtro você conseguirá escolher dentro das suas possibilidades onde irá ficar.

DIFERENTES TIPOS DE HOSPEDAGEM

Quanto mais viajamos mais apuramos o tipo de hospedagem que preferimos ficar. Nós já ficamos muito e ainda hoje muitas vezes nos hospedamos em hostels e albergues, tanto pela economia quanto pelo clima descontraído e a possibilidade de fazer amizade com viajantes de todo o mundo.

Mas atualmente essa não é nossa única opção quando estamos reservando hospedagem. Em boa parte das nossas viagens temos escolhido ficar em hotéis econômicos mas confortáveis e bem localizados, que chegam a ter preços similares aos dos hotels.

A grande vantagem é pagar tarifas razoáveis e que nos proporciona uma hospedagem em quarto individual, com mais conforte e privacidade. Outra opção é procurar por quartos privativos em hostels, o que geralmente é ótimo para quem quer ter um pouco mais de conforto mas não abre mão do clima amigável dos hostels.

Por isso é importante definir quais as características de cada viagem e viajante antes de começar a procurar onde ficar.

1) HOTEL

Ibis Paulista
Entrada do Ibis Paulista.

É a opção mais procurada e também mais ofertada. Por ser a mais tradicional, normalmente é considerada a opção mais segura, individualizada e confortável. Não é a toa que costuma ser a mais cara, desconsiderado os resorts.

Nem sempre encontramos todos esses adjetivos nos hotéis que ficamos, mesmo efetuando pesquisas qualificadas anteriormente.

Pela história e cultura, hotéis são mais caros e necessariamente luxuosos para ser bom, o que é um conceito incoeso. Muitos hotéis perceberam a baixa que tiveram com o boom dos hostels e pousadas em todo mundo e tomaram ações para mudar em algumas perspectivas, incluindo os preços das diárias. Por isso é comum encontrar em algumas cidades e países valores parecidos entre hostels e hotéis.

Nossa sugestão para o hotel é optar pela hospedagem em hotel caso esteja viajando em família ou casal e queira privacidade, conforto e poder contar com os serviços oferecidos como serviço de quarto, arrumação diária, recepção 24 horas, etc.

2) POUSADA

Pocando no ES
Bistrô e Pousada Orquídea Café em Guarapari/ES.

Esse tipo de acomodação caracteriza-se intrinsecamente por suas características intimistas e mais familiar. Por ter até três andares as pousadas sempre nos trazem uma sensação de estar em casa.

No Brasil esse tipo de acomodação é muito mais comum em cidades praianas, pois tendem a ter acomodações abertas e ambientes interativos, como piscinas, churrasqueiras e sala de jogos.

No exterior é bem comum ver pousadas em cidades praianas com valores acessíveis e muito confortáveis. Mas também é possível encontrar pousadas urbanas com o ambiente bem familiar e áreas abertas para interação e para usos diversos, como cozinha e sala de jogos, sendo uma boa escolha caso viaje com família, crianças e animais.

3) Hostel e Albergue

Hostel HI Montreal
Auberge HI Montreal no Canadá.

Acreditamos que essa opção seja uma das mais consumidas pelos apaixonados em viajar gastando pouco. Alguns aspectos impulsionam e motivam esse consumo, seja hospedar-se com pessoas dos mais variados países, o que nos permite uma imersão linguística e cultural, sejam os valores mais acessível, a localização ou até as festas ofertadas por esses locais.

Hostel é um termo em inglês que tem o mesmo significado que albergue. Neles os viajantes geralmente dividem quarto e banheiro com pessoas desconhecidas de todas as partes do mundo. Mas isso não é sinônimo de bagunça e falta de higiene, já que a maioria dos hostels preza muito por esses quesitos.

O importante é saber que essa não é a única opção fora do país para quem viaja com orçamento apertado, mas ainda continua sendo uma das mais acessíveis, seguras e prazerosas.

4) Bed and Breakfast

Bed and Breakfast é uma expressão para designar a oferta de hospedagem em alojamentos onde o viajante tem nada mais nada menos do que o quarto e o café da manhã. Esses estabelecimentos, que inclusive podem ser residências, não oferecem nenhum outro tipo de serviço, mas em compensação tem preços mais baixos que hotéis e pousada, além de ótima localização.

5) APARTAMENTO

Hospedagem apartamento em Santiago
Aparamento Travel Place Andino em Santiago do Chile.

As formas de viajar tem sofrido transformações nos últimos anos e o que antes era comum apenas em viagens para o litoral, atualmente está presente em qualquer lugar. Hospedar-se em apartamentos alugados é algo a cada dia mais comum em países da América do Sul como Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Europa e em todas as partes do mundo.

Esse tipo de acomodação normalmente nos permite uma estadia confortável, quartos equipados com uma estrutura completa, cozinha, garagem e espaço.

Muitos não gostam de apartamentos por achar que está entrando em uma moradia habitável, ou seja, que alguém mora ali e sai aos finais de semana para você ficar. No passado era comum, mas hoje em dia não é mais, já que esse é um negócio muito rentável, logo existe muito investimento nessa área.

É um tipo de hospedagem que gostamos muito de ficar por nos dar a liberdade de fazer nosso próprio café da manhã, jantar etc. Mesmo sendo uma hospedagem distinta de hotel, algumas vezes existe serviço de quarto e normalmente você possuirá o contato do administrador para contatar a qualquer eventualidade.

Além desses aspectos, a reserva é algo que nos traz uma organização melhor, pois normalmente podemos cancelar com uma flexibilidade maior que os hotéis e hostels.

Os valores é algo que sempre nos motiva a reservar esse tipo de acomodação, pois em média é a metade do valor, em prédios lindos, bem localizados e seguros. Com certeza, indicamos esse tipo de locação.

6) AIRBNB

Essa opção é um vertente da anteriormente mencionada, porém não se trata apenas de apartamentos, mas de casas ou apenas um quarto dentro de um apartamento ou casa onde os proprietários residem.

O Airbnb é uma boa opção para grandes cidades como São Paulo, Rio, Madrid, NY, entre outras. Nos Estados Unidos é bem comum você encontrar aluguel por meio do AIRBNB de um simples sofá até mansões inimagináveis.

7) RESORT

Malai Manso Resort
 Malai Manso Resort no Mato Grosso.

Os Resorts estão melhorando muito numa perspectiva de valores, ficando a cada dia mais acessíveis e competitivos. Até alguns anos atrás só pessoas com poderes aquisitivos bem alto eram capaz de hospedar-se em resorts, mas atualmente se você calcular todo gasto com alimentação, hospedagem, transfer e outros serviços inclusos nas diárias dos resorts all inclusive, vai perceber que não é tão caro assim.

7) Casa de família

Esse é um tipo de acomodação mais comum quando o viajante é um estudante e vai ficar em uma mesma cidade por um tempo maior, a partir de um mês. É muito comum entre os estudantes, estagiários, pessoas que fazem serviço social ou até para quem apenas quer conhecer bem aquela cidade ou país.

É um tipo de acomodação muito seguro, com boas estruturas e que pode agregar muito na sua viagem, te auxiliando no dia a dia, como se você estivesse na casa de um parente. Mas lembre-se, não é sua casa e sim um lar temporário.

Como reservar hospedagem online

Sempre recebemos mensagens através de emails ou de comentários aqui no blog de leitores com dúvidas de como encontrar as melhores opções de hospedagem.

Realmente é uma das tarefas mais difíceis e importantes do planejamento de uma viagem. Fazer uma escolha errada pode trazer péssimas consequências e prejudicar os seu planos. Encontrar uma boa opção de hospedagem é um grande passo para o sucesso da sua viagem.

Nosso site preferido para reservar hospedagem online é o Booking.com. Presente em todo o mundo, esse portal de reservas concentra todas as opções de acomodação citadas nesse post, desde hotéis até apartamentos, passando por pousadas, hostels e resorts.

Lá você encontra comentários e reviews de viajantes que já passaram pela acomodação e uma nota de 5 a 10 com a média das avaliações. Somente usuários registrados e que realmente se hospedaram podem fazer avaliações de cada estabelecimento, evitando avaliações falsas comuns em outros sites.

E caso você tenha algum problema com sua hospedagem, a Booking.com oferece suporte ao cliente, sendo inclusive possível requerer ressarcimento em casos extremos ou a alocação em um estabelecimento equivalente. O atendimento ao cliente funciona 24 horas por dia e pode ser realizado por formulário online ou através de ligação telefônica.

1) Leia as avaliações

Normalmente o leitor já tem uma lista de opções mas não consegue se decidir. Em alguns casos a dúvida é sobre a melhor região ou bairro para se hospedar. Em outros é em relação ao custo-benefício. Mas qual o segredo para escolher a melhor opção? O segredo é ler as avaliações das pessoas que já se hospedaram por lá.

Faça uma lista dos estabelecimentos que você mais gostou e pesquise nos mecanismos de busca se algum site ou blog já esteve por lá e leia os reviews. Mas fique atento: o artigo pode ser pago e as opiniões não serem totalmente isentas (normalmente há alguma indicação quando se trata de publicidade).

De toda forma, o jornalista ou blogueiro pode ter recebido um tratamento especial do estabelecimento, justamente para que ele escrevesse bem do local. Então, além de ler reviews em sites e blogs, busque a opinião de pessoas comuns, que se hospedaram e avaliaram suas experiências nos diversos sites de reservas e avaliação de hospedagem.

Já chegamos a desistir de nos hospedar em um local por apenas uma avaliação negativa. Mas era um caso extremo, uma situação inaceitável e que não foi desmentida e nem justificada pelo estabelecimento, que podem responder agradecendo avaliações positivas ou justificando, pedindo desculpas ou informando as providências em relação aos problemas informados.

Mas no geral vale a pena ler vários comentários, pois algumas vezes o hóspede passou por uma situação desagradável, mas o problema já foi solucionado.

2) Encontrar tarifas mais baixas

Os gastos com hospedagem representam uma boa parte do orçamento de uma viagem. O viajante que quer economizar deve planejar com antecedência, pois assim é mais fácil encontrar hospedagem com as tarifas mais baixas.

Seguindo as dicas abaixo você vai encontrar as melhores opções de hospedagem com os menores preços:

  • Pesquise muito, leia as avaliações, veja a localização, serviços inclusos e faça uma análise dos prós e contras.
  • Reservar com antecedência é o ideal. Os preços quase sempre sobem na medida que a ocupação dos quartos vai aumentando. Chegar em uma cidade sem reserva de hospedagem é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois terá que rodar muito para achar um quarto vago e na maioria das vezes irá pagar muito mais caro que se tivesse feito a reserva com antecedência.
  • A localização, acesso aos meios de transporte e pontos turísticos são os pontos principais para uma boa escolha. Não adianta nada conseguir bons preços e ter que gastar com transporte público, além de perder muito tempo com os deslocamentos.
  • Escolha uma opção em que o café da manhã esteja incluído e que disponibilizem cozinha aos hospedes, assim você também irá economizar com alimentação.
  • Reserve em Booking.com e se torne um cliente Genius: o cadastro é grátis e a partir da segunda reserva você já se torna um cliente Genius para sempre. São duas categorias: o nível 1 que dá 10% de desconto em estabelecimentos selecionados e participantes e o nível 2 que dá até 15% de desconto e café da manhã grátis em diversos estabelecimentos. E o desconto é real, pode confiar. Nós sempre utilizamos.

Leia também

Como escolher uma Mala de Bordo

Como escolher uma mochila de viagem

Como planejar uma Eurotrip

5 roteiros de mochilão pela América do Sul

6 Países baratos e imperdíveis na Europa

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!