Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago: ônibus, táxi, transfer, Uber

Uma das maiores dúvidas dos nossos leitores é como ir do Aeroporto ao centro de Santiago e demais bairros hoteleiros como Bellavista e Providencia. Nesse post reunimos todas as informações para que você possa escolher como se deslocar do aeroporto ao seu hotel e do hotel ao aeroporto internacional de Santiago no Chile.

Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago

Vista de Santiago do Cerro San Cristóbal.

O Chile é o destino do momento na América do Sul. Milhares de brasileiros desembarcam todos os dias na capital Santiago durante todo o ano e principalmente na estação de neve. Para muitos é a primeira experiência internacional, o que trás muitas dúvidas e barreiras, entre elas a língua espanhola, já que mesmo quem tem algum conhecimento tem certa dificuldade para se comunicar, pois os chilenos falam com um sotaque tão carregado que costumam dizer que possuem uma língua própria, o chileno. Outra dúvida recorrente é como ir do Aeroporto ao centro de Santiago ou aos demais bairros, onde os turistas costumam se hospedar.

O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez foi inaugurado em 1967 e é o principal do país. Concentra a maioria dos voos domésticos e opera os destinos internacionais, sendo a porta de chegada no Chile, mesmo para quem tem voo de conexão para o interior. Conta com 2 terminais, o nacional e o internacional, funcionando 24 horas. Recebeu 21,4 milhões de passageiros em 2017 e é considerado um dos aeroportos mais modernos do mundo.

Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago

O aeroporto de Santiago fica a 25 quilômetros do centro da cidade e conta com diversas facilidades e uma excelente estrutura. São muitos restaurantes e lojas, além é claro do free shop. Quem desembarca por lá tem várias opções para ir do aeroporto ao centro de Santiago, podendo escolher de acordo com a comodidade e com o seu orçamento.

Ônibus

É a opção mais barata para ir do aeroporto ao centro da Santiago. São duas empresas que realizam o serviço: A Turbus e a Centropuerto. O ponto de paradas de ambas é no primeiro piso, próximo a porta 5. A viagem dura em média 40 minutos, as passagens custam $1.800 ida, $3.200 ida e volta e o pagamento é realizado diretamente ao motorista. É super tranquilo e seguro utilizar esse serviço, principalmente para quem viaja sozinho ou em casal. Os ônibus são confortáveis e tem espaço para colocar a bagagem. Para quem viaja em família, em grupo ou carrega muitas malas, talvez seja melhor optar uma das outras opções de transporte.

Turbus

Os ônibus da Turbus circulam todos os dias entre 05:00 e 00:00h com saídas a cada 10 minutos e entre 00:30 e 04:30h a cada 30 minutos. São 5 linhas diferentes que atendem diversas partes da cidade. As linhas de maior interesse para os turistas são a Tramo Terminal Alameda e Tramo Moneda.

A linha Tramo Alameda faz paradas no metrôs Universidad de Santiago, Las Rejas e no terminal de ônibus Alameda. Já a linha Tramo Moneda nos metrôs Universidad de Santiago, Estácion Central e na rua Tucapel Jimenez (Próximo a La Moneda).

Quem se hospeda na região central de Santiago, próximo ao Palácio La Moneda, pode descer na parada final em Tucapel Jimenez ou na Estácion Central, de acordo com a localização da sua hospedagem (verifique a melhor opção no Google Maps). Pode ser preciso tomar um Táxi ou Uber para chegar ao seu hotel. Já quem se hospeda em outras regiões como Bellavista e Providencia pode descer na Estácion Central e de lá seguir de metrô, táxi ou Uber até o local de hospedagem. Apesar de quase sempre ser necessário pegar outro meio de transporte para finalizar a viagem, com certeza o valor somado da passagem de ônibus com metrô, táxi ou Uber será muito menor do que se paga para uma viagem direta desde o aeroporto.

Mais informações no site da Turbus.

Centropuerto

Os ônibus da Centropuerto circulam todos os dias entre 06:00 e 23:30h com saídas a cada 10 minutos, entre 23:30 e 05:30h a cada 1 horas. Essa empresa opera apenas uma linha que faz as seguintes paradas:

1) Aeropuerto 1º nível
2) Metrô Barrancas
3) Metrô Terminal Pajaritos
4) Metrô Las Rejas
5) Metrô San Alberto Hurtado
6) Metrô Universidad de Santiago
7) Metrô Estación Central
8) Metrô Unión Latinoamericana
9) Metrô República (Apenas após as 21h)
10) Metrô Los Héroes (Plazoleta Central)

Quem se hospeda na região central de Santiago, próximo ao Palácio La Moneda, pode descer no Metrô Los Héroes, bem na Avenida Libertador Bernado O`Higgins, principal da cidade e onde se concentram muitos hotéis. É provável que você possa ir andando até o seu hotel e se for preciso tomar um Táxi ou Uber, com certeza a corrida custará bem pouco. Já quem se hospeda em outras regiões como Bellavista e Providencia pode descer na mesma estação seguir de metrô, táxi ou Uber até o local de hospedagem.

Mais informações no site da Centropuerto.

Atenção: Não é aceito nenhum tipo de cartão para pagamento da passagem de ônibus. Prepara-se para pagar a sua viagem em dinheiro e de preferência trocado. Faça câmbio em alguma das casas de câmbio do aeroporto apenas do valor necessário para o deslocamento e suas primeiras horas na cidade, já que a cotação praticada por lá é bem inferior a das casas de câmbio do centro de Santiago.

De ônibus do centro ao aeroporto de Santiago

Para ir do centro de Santiago ao aeroporto de ônibus também é muito fácil. Se você optar pela Turbus vá ao terminal de ônibus Alameda e dirija-se à plataforma 22/23, de onde saem ônibus a cada 10 minutos desde às 05:00 às 02:00h. Caso você prefira a empresa Centropuerto, vá para a estação de metrô Los Heróes de onde partem os ônibus entre às 05:55 às 22:30 à cada 10 minutos.

Nós participamos do programa de afiliados da Booking.com. Se você for realizar reservas por lá e puder utilizar o nosso link ficaremos felizes. Você não paga nada mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog no ar, sempre com novas dicas e novos destinos.

Transfer exclusivo ou compartilhado

A melhor opção para quem viaja em família, em grupo, carrega muitas malas ou simplesmente quer mais conforto é a contratação de um transfer exclusivo ou compartilhado diretamente nos guichês do aeroporto. Quem optar pelo transfer exclusivo terá mais privacidade e irá diretamente ao local de hospedagem em cerca de 40 a 60 minutos. Já o transfer compartilhado geralmente é feito em vans e você viajará com outras pessoas, que estarão indo para mesma região, o que ocasionará paradas no meio do caminho, podendo aumentar o tempo de viagem para entre 1h e 1:30h.  A vantagem é que é bem mais barato que o transfer exclusivo. Entretanto, se no seu grupo há pelo menos 4 pessoas, já é financeiramente mais vantajoso contratar um transfer exclusivo.

As empresas que nós conhecemos, já utilizamos e recomendamos são a Transfer Delphos e Transvip.  As duas funcionam 24 horas por dia e você pode checar os preços e horários nos sites, porém não é necessário reservar com antecedência, podendo reservar e pagar diretamente nos guichês das empresas dentro do aeroporto, que ficam logo após o desembarque, com cartão de crédito, débito e dinheiro. A tarifa depende do bairro em que você vai se hospedar, começando em $6.900 CPL por pessoa no transfer compartilhado e $25.000 CPL no exclusivo para a região central, Bella Vista e Providência. Lembrando que esse tipo de transporte te deixa na porta do seu hotel/hostel e até mesmo apartamento alugado (confirme antes com a empresa) e também pode ser contrato para ir para o aeroporto.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Táxi ou Uber

É quase um consenso entre os blogs de viagem e moradores locais não recomendar o uso de táxis em Santiago. São muitos os relatos de pessoas que foram vítimas de golpes como a devolução do troco com notas falsas ou tiveram que pagar muito mais do que o habitual por uma corrida. De toda forma, no desembarque do aeroporto muitas pessoas irão te abordar oferecendo serviço de táxi. Caso você opte por esse tipo de transporte aconselhamos que certifique-se que o veículo é um táxi oficial, que possuí taxímetro e que ele será utilizado ou de acertar o valor da corrida e ter certeza de que entendeu corretamente, assim como ter dinheiro trocado para não ser vítima do golpe das notas falsas. A corrida vai custar entre 20.000 e 25.000 pesos.

Já o Uber não é muito indicado pois ainda não é legalizado no Chile, sendo possível que o aplicativo te indique um local de encontro fora do aeroporto e ainda é possível haver alguma confusão com taxistas e a fiscalização do aeroporto. Para ir do seu local de hospedagem ao aeroporto você também pode ter problemas, já que algumas vezes os motoristas param antes de chegar no aeroporto e você vai precisar terminar o trajeto a pé. De toda forma, dependendo de quantas pessoas viajam com você, é mais barato contratar um transfer exclusivo do que viajar de Uber, até porque quem é usuário sabe que em aeroportos sempre costuma aparecer tarifa dinâmica.

Transfers privados de Agências de Viagens e hotéis

A última opção é contratar um transfer privado diretamente com sua agência de viagem ou hotel. Certamente saíra mais caro que as opções anteriores, porém você terá a comodidade de ter alguém te esperando na porta do desembarque com uma plaquinha com o seu nome e que te levará diretamente ao seu hotel.

Mais informações
  • Tarifas do metrô de Santiago: entre 07-09h e 18-20h $740, entre 06:30-07h, 09-18h e 20-20:45h $660, entre 06-06:30h e 20:45-23h $610 pesos chilenos. Site oficial do metrô: https://www.metrosantiago.cl/.
  • Nos horários de pico o metrô fica extremamente lotado, sendo desaconselhado utilizá-lo se estiver carregando malas.
  • O Uber pode ser usado pela cidade sem nenhum problema, a única ressalva é para viagens que envolvam o aeroporto.
  • Para mais informações acesse o site oficial do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez.

Leia também

Roteiro de 5 dias em Santiago

Restaurante Giratorio

Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile

Documentos necessários para entrar no Chile

Pucón! A cidade do Vulcão!

Os Saltos de Petrohué – Puerto Varas

Vulcão Osorno no Chile – Puerto Varas

Fiquei doente no exterior! E agora?

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!