fbpx

Como ir ao Stonehenge

Os mais experientes ao ver a foto abaixo vão se lembrar de um antigo e famoso papel de parede do Windows 95 que mostrava algumas pedras empilhadas umas sobre as outras aparentando portais. E é desse lugar mesmo que estamos falando, o misterioso Stonehenge. Trata-se de um círculo de pedras, cuja origem de sua construção é incerta até hoje e que fica bem pertinho de Londres. Nesse posts vamos contar quais as formas de chegar até lá e é claro dar dicas de como economizar.

Pôr do Sol no Stonehenge
Pôr do Sol em Stonehenge.

Atualizado em 20/09/2019

O que é o Stonehenge

Stonehenge (do inglês arcaico “stone” = pedra, e “hencg” = eixo) é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos (fonte: Wikipédia).

Stonehenge
Stonehenge.

Onde fica o Stonehenge

O Stonehenge fica na Inglaterra, no Reino Unido, a cerca de 140 quilômetros a oeste de Londres, no condado de Wiltshire. A cidade mais próxima se chama Salisbury e nela está a estação ferroviária e rodoviária mais próxima das ruínas.

Como ir ao Stonehenge

De ônibus, trem, carro alugado ou se juntando a um tour organizado por alguma agência de Londres.

Ir ao Stonehenge com um tour

A forma mais fácil, prática e econômica de chegar até o Stonehenge é contratando um tour em uma das diversas agências de turismo de Londres. Há várias opções de roteiros, podendo incluir a visita de outras cidades pela região como Bath e Windsor.

O tour mais econômico é o de meio período que leva apenas ao Stonehenge. Os ônibus geralmente partem de Victoria Station e levam até a entrada do monumento.

Normalmente está incluso no valor do tour o ingresso e um áudio guia em diversas línguas, inclusive a portuguesa (confirme antes de contratar).

Se você não planejou ir ao Stonehenge com antecedência, é quase certo que saíra mais barato contratar um tour do que ir por conta própria, já que as passagens promocionais de ônibus ou trem precisam ser adquiridas com bastante antecedência. Já os tours tem preço tabelado.

Compre seu tour em qualquer agência de turismo de Londres ou através do site da GetYourGuide, plataforma totalmente em português que vende ingressos e tours pela Europa.

Na GetYourGuide a excursão de meio período a Stonehenge (manhã ou tarde) custa £53 (17 a 59 anos), £50 (+50 anos) e £43 (3 a 16 anos), incluso o transporte em ônibus com ar-condicionado, ingresso do Stonehenge com tempo extra no local e áudio guia.

Há outras opções que podem te interessar como excursão de 1 dia Stonehenge, Bath e Oeste inglês por £64 e excursão de 1 dia: Castelo de Windsor, Stonehenge e Oxford por £62, dentre outras.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional ou via PayPal. Nós utilizamos a GetYourGuide nas nossas últimas viagens para Europa e recomendamos.

Ir ao Stonehenge de trem

Para ir a Stonehenge usando transporte público você terá que ir primeiro a cidade de Salisbury. Da estação ferroviária Waterloo em Londres, a companhia Southwest oferece dois trens por hora fazendo o percurso de 1:30h até Salisbury, com preço a partir de £45 ida e volta.

Em Salisbury é preciso tomar um ônibus turístico até o receptivo de Stonehenge. A empresa Stonehenge Tour por £16 para adultos e £10 entre 5 e 15 anos. O percurso de lá até Stonehenge leva cerca de 30 minutos. Há uma opção mais cara com paradas em outras atrações da região.

Chegando ao centro de visitantes é preciso adquirir o ingresso de acesso ao Stonehenge por £19.00 adultos, £11.40 de 5 a 17 anos. Também é possível comprar online no site do atrativo ou da GetYourGuide.

Consulte horários e tarifas no site da empresa. A vantagem em ir de trem é o charme da viagem e o tempo menor gasto no percurso de Londres a Salisbury. Caso você não tenha incluído nenhuma viagem de trem em sua viagem pela Europa, essa pode ser uma boa opção. Entretanto o custo é bem mais alto do que ir em um tour ou de ônibus, já que somando todos os gastos você irá gastar ao menos £80.

Ir ao Stonehenge de ônibus

Também é possível ir de ônibus. Encontre as opções de passagens de ônibus e trem entre Londres e Salisbury no site Omio, antigo Goeuro, portal comparador de preços.

É possível encontrar passagens de Londres a Salisbury a partir de £13 cada trecho comprando com antecedência. Os ônibus saem de Victoria Coach e gastam cerca de 1:30h para chegar em Salisbury, uma cidade muito bonita e rica em história, onde você pode aproveitar para dar uma volta antes de ir ou quando voltar de Stonehenge.

Em Salisbury é preciso tomar o ônibus turístico da Stonehenge Tour por £16 para adultos e £10 entre 5 e 15 anos até o centro de visitantes do Stonehenge.

Ainda será preciso comprar o ingresso de acesso ao Stonehenge, com direito ao áudio guia, por £19.00 adultos, £11.40 de 5 a 17 anos.

A vantagem de ir de ônibus é poder escolher seus horários e fazer a visitação no seu ritmo, além de poder conhecer a cidade de Salisbury e suas atrações. Mas somados todos os valores para ir por conta própria, o valor total é de £61, mais caro do que o tour da GetYourGuide.

Ir ao Stonehenge de carro

Por fim, é possível chegar ao Stonehenge de carro partindo de Londres. São cerca de 142 quilômetros de estrada e você pode alugar um carro através do site rentcars.com.

Como ir ao Stonehenge
Stonehenge.

Como é a visita ao Stonehenge

O centro de recepção dos visitantes fica a dois quilômetros do Stonehenge. Após o controle de entrada você poderá pegar um ônibus da atração para chegar ao Stonehenge ou ir caminhando já curtindo a paisagem (10 minutos de caminhada).

Já no círculo de pedras, a visita é contemplativa, não sendo permitido ultrapassar os cordões de isolamento e tocar as pedras. O visitante caminha em volta de Stonehenge, podendo ficar por lá quanto tempo quiser (se for de excursão fique atento as instruções do guia quanto ao tempo livre no local).

O fato de não pode chegar tão perto das pedras e muito menos tocá-las acaba decepcionando alguns visitantes desavisados. Mas a maioria das pessoas acaba gostando muito e costuma sentir uma energia muito forte no local.

Se você tem curiosidade de ver esse monumento de perto e/ou acredita na energia do local, separe um período do dia durante sua visita a Londres para ir ao Stonehenge.

Solstício de verão

Há um dia do ano em que é permitido entrar no círculo e tocar as pedras. Durante o solstício do verão, o dia mais longo do ano, é possível não só entrar no círculo e tocar as pedras como passar toda a madrugada por lá.

A Angie do blog Apure Guria tem um post com todas as informações para visitar o Stonehenge no solstício de verão. Se você estiver em Londres nessa época, não perca a oportunidade.

Não deixe de ler Londres: o que fazer, dicas para viajar por conta própria e economizar.

Não esqueça do Seguro Viagem!
Apesar de não ser obrigatório contratar um seguro viagem para viajar para o Reino Unido, isso é extremamente recomendado. Lá não existe atendimento médico gratuito para turistas de fora da Europa e qualquer necessidade de médica pode gerar uma despesa bem alta.
Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade. Nós indicamos a Segurospromo que vende planos por menos de R$10 por dia. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 e ganhe 5% de desconto.
Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto

COMEÇOU A BLACK NOVEMBER DO SEGUROS PROMO!
Até 20% de desconto no seguro viagem.
Utilize o cupom BLACK e garanta 15% de desconto em qualquer plano de seguro viagem. Para pagamentos via boleto são mais mais 5% OFF.
O cupom já está aplicado nesse link.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
*Promoção válida até 21/11/2019, independente da época da viagem.

Stonehenge na Inglaterra
Stonehenge.

Leia também

Metrô de Londres: como funciona, dicas, Oyster Card

London Pass: vale a pena?

Castelo de Windsor: como chegar e dicas importantes

As melhores atrações gratuitas de Londres

Os Melhores Museus de Londres

Os melhores parques de Londres

Madame Tussauds – O Museu de Cera de Londres

Como planejar uma Eurotrip

Documentos necessários para viajar para Europa

Mochilando no Inverno Europeu

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

6 Comments

  1. Luiz Antonio Roberti 08/04/2017
    • Mochilão Barato 11/04/2017
  2. Ariany 21/08/2017
    • Mochilão Barato 21/08/2017
  3. Camila 17/12/2018
    • Mochilão Barato 18/12/2018

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!