fbpx

6 cidades alemãs para incluir no roteiro

A Alemanha é um país repleto de história e paisagens encantadoras. São tantas cidades interessantes para visitar que seriam necessários meses para conhecer todas elas. Nesse post elegemos 6 cidades alemãs para incluir no roteiro da sua viagem e ter a certeza que experimentou um pouco de tudo que a Alemanha tem a oferecer.

Berliner Dom
Catedral de Berlim.

Minha primeira vez na Alemanha foi em um mochilão de 60 dias pela Europa em 2013. A única cidade visitada naquela oportunidade foi a capital Berlim. Gostei tanto que ficou a certeza de que eu iria voltar para conhecer melhor o país.

Em 2016 apareceu uma boa oportunidade de passagens aéreas para Frankfurt e foi então que eu decidi voltar a Alemanha. Em um mochilão de 20 dias pela Europa passei pela AlemanhaSuíçaPolônia e Luxemburgo, visitando o total de 10 cidades, das quais 6 foram na Alemanha.

zugspitze alemanha
Montanha Zugspitze.

O país, que é um dos mais visitados da Europa, tem cidades que são verdadeiros museus a céu aberto. Com uma história fascinante que remonta ao Império Romano, às duas Guerras Mundiais e a Guerra Fria, a Alemanha é um exemplo para o mundo de superação. Suas paisagens, castelos e florestas também atraem muitos visitantes, não podendo ficar de fora do seu roteiro pelo país.

viajar de trem pela Europa
Estação de trem em Berlim

6 cidades alemãs para incluir no roteiro

Nesse post elencamos as 6 cidades alemãs que, ao nosso ver, não podem ficar de fora do seu roteiro pela Alemanha. É claro que existem muitas outras que merecem ser visitadas na Alemanha, mas se você não tem tempo suficiente para conhecer todas, pode ter certeza que visitando essas 6 cidades terá uma visão ampla do que é a Alemanha e do que ela tem a oferecer a nós turistas.

1 – Berlim

A capital da Alemanha não pode ficar de fora do seu roteiro pelo país. Berlim, talvez tenha sido a cidade que mais me surpreendeu em toda Europa. Isso porque eu não tinha tanto expectativas quanto ao que iria encontrar por lá, mas a cidade me encantou tanto na minha primeira visita em 2013, quando eu passei 3 dias por lá, que em 2016 resolvi voltar e ficar mais 03 dias.

Parlamento Alemanha
Reichstag – O Parlamento alemão.

Berlim respira história e é um verdadeiro museu a céu aberto. Foi o centro de importantes momentos da história mundial, como as guerras mundiais, a guerra fria e o holocausto. Apesar de ter sido quase que totalmente destruída durante a 2ª Guerra, hoje ela é uma cidade moderna, bonita e desenvolvida.

Portão de Brandenburgo, Berlim
Portão de Brandenburgo.

Se você se interessa por história, em Berlim vai encontrar mais de 175 museus. Também poderá ver o que sobrou do muro de Berlim, que por muitos anos dividiu a Alemanha capitalista da Alemanha socialista, além de aproveitar os lindos parques e praças da cidade.

Memorial de Guerra Soviético, Berlim
Memorial de Guerra Soviético.

Quem vai a Europa em busca de festas vai se encontrar em Berlim, a capital europeia das festas. Suas festas, clubes e bares atraem jovens de todo o mundo. Alguns festas chegam a durar o fim de semana inteiro, sendo que algumas pessoas entram na sexta e só saem no domingo. Berlim, sem dúvidas, é uma das cidades mais liberais da Europa. Não importa qual seja sua tribo, com certeza vai encontrar o que procura na capital da Alemanha.

Memorial ao Holocausto
Memorial ao Holocausto.

Saiba mais no post O que fazer em Berlim.

2 – Colônia

A cidade de Colônia é um dos destinos mais visitados na Alemanha, chegando a receber 6 milhões de turistas por ano. Sua principal atração é a Catedral de Colônia, em alemão “Kölner Dom”, a 3ª igreja mais alta do mundo, que incrivelmente não foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial.

Catedral de Colônia
Catedral de Colônia.

Fundada no século I d.C, Colônia foi a capital da província romana da Germânia Inferior e quartel-general do exército romano na região até a ocupação pelos francos em 462. Durante a 2º Guerra foi uma das cidades mais bombardeadas na Alemanha, sendo quase toda destruída e tendo sua população reduzida em 95%.

Ponte cadeados Colônia
Ponte Hohenzollernbrücke.

Colônia é também um centro cultural, abrigando dezenas de museus e centenas de galerias de arte. Em 1 dia completo é possível conhecer as principais atrações da cidade, porém para quem tem mais tempo, o melhor é reservar 2 dias.

Fischmarkt Colônia
Fischmarkt – Centro de Colônia.

Saiba mais no post O que fazer em Colônia.

3 – Trier

Essa é a cidade mais antiga da Alemanha e que já foi a Capital do Império Romano no Ocidente. Chegou a ser apelidade de “segunda Roma” e serviu de residência para 6 imperadores. Abriga vários monumentos e ruínas dessa época, sendo que alguns são considerados Patrimônios Mundiais da Unesco. Trier chega a receber 4 milhões de visitantes por ano.

O que fazer em Trier
Centro de Trier.

Também é a cidade natal de Karl Marx, sendo também procurada por turistas interessadas nesse tema. Com 1 dia completo é possível conhecer as principais atrações de Trier. A Porta Nigra, ou Porta Negra, é o cartão postal da cidade e ponto turístico mais visitado. Foi construída pelos romanos em 180 d.C. e era um dos 4 portões de entrada da cidade. De lá é fácil chegar aos demais atrativos a pé, sendo o ponto de partida para conhecer Trier.

cidades alemãs para incluir no roteiro
Porta Nigra.

Saiba mais no post O que fazer em Trier.

Dom St. Peter Trier
Catedral de Trier.

De Trier é possível fazer um bate-volta a Luxemburgo, capital do país de mesmo nome. Basta comprar uma passagem especial de trem chamada Luxemburgo Especial, que permite ir de Trier a Luxemburgo e voltar no mesmo dia, ou no próximo, pagando apenas €9,90, em apenas 1:10h de viagem.

Saiba mais no post O que fazer em Luxemburgo – roteiro de 1 dia.

4 – Frankfurt

Geralmente as pessoas desembarcam por lá apenas para o voo de conexão para outro destino dentro da Alemanha ou da Europa e nem chegam a sair do aeroporto. Mas Frankfurt, a capital financeira da Alemanha, é repleta de atrações e deve ser incluída no seu roteiro.

Frankfurt, Alemanha
Vista da Main Tower em Frankfurt.

A cidade que foi severamente bombardeada durante a 2ª Guerra, foi quase completamente destruída, sendo reconstruída após o fim do conflito. Hoje é o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental, tendo sido apontada em 2011 como a sétima cidade em qualidade de vida do mundo.

cidades alemãs para incluir no roteiro
Hauptwache, Frankfurt

Frankfurt me surpreendeu e me arrependi de não ter ficado mais tempo por lá. Talvez tenha sido o charme das cores do outono, a facilidade de locomoção graças a ótima rede de transporte público, a educação e elegância das pessoas, os muitos artistas de rua, os arranha-céu, a tranquilidade e segurança da cidade, o fato é que Frankfurt me conquistou e ficou a sensação de que um dia eu voltarei a visitá-la.

O que fazer em Frankfurt
Praça Römerberg, Frankfurt.

Saiba mais no post O que fazer em Frankfurt.

5 – Heidelberg

Heidelberg é uma das cidades medievais mais bonitas e bem preservadas da Europa. Localizada em um vale às margens do rio Neckar, é a cidade universitária mais antiga da Alemanha. Da Universidade de Heidelberg, fundada em 1386, já saíram 5 prêmios Nobel. A cidade foi também um dos centros da Reforma Protestante, tendo acolhido Martinho Lutero em 1518.

cidades alemãs para incluir no roteiro
Ponte Antiga de Heidelberg.

Considerada a cidade mais romântica da Alemanha, Heidelberg foi poupada dos bombardeios durante a 2ª Guerra, pois não era uma área industrial e não abrigava nenhuma importante base nazista.

cidades alemãs para incluir no roteiro
Ponte Antiga de Heidelber.

A cidade tem muitas atrações que podem ser facilmente conhecidas em apenas 1 dia. Boa parte dos visitantes chegam a cidade em viagens organizadas por agências de turismo ou fazem um bate-volta por conta própria. A principal é o seu castelo de arquitetura gótica e renascentista, uma das ruínas mais famosas da Alemanha.

cidades alemãs para incluir no roteiro
Castelo de Heidelberg.

Saiba mais no post O que fazer em Heidelberg.

6 – Munique

A capital da Baviera oferece muitas atrações e é considerada por muitos a cidade mais bonita da Alemanha. Munique também é ponto de partida para alguns passeios bate-volta como o Castelo Neuschwanstein, a montanha Zugspitze e o Campo de concentração de Dachau.

O que fazer em Munique
Palácio Nymphenburg.

Fundada em 1158, foi destruída pela metade durante a 2ª Guerra e reconstruída nas décadas posteriores ao fim do conflito. Lá é realizada anualmente a Oktoberfest, a tradicional festa alemã que é um dos principais alicerces turísticos da Alemanha.

O que fazer em Munique
Old Town Hall, Munique.

Além de todas as atrações naturais e arquitetônicas, Munique possui muitos parques, museus e uma animada vida noturna. Com um dia completo é possível conhecer a maior parte das atrações localizadas dentro da cidade, mas o ideal é reservar ao menos 2 dias para conhecer a cidade.

O que fazer em Munique
Marienplatz, Munique.

Saiba mais no post O que fazer em Munique.

SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros que deve ser contratado ainda no Brasil, podendo ser solicitado durante o processo de admissão no aeroporto de entrada na Europa.

Nós sempre utilizamos a Seguros Promo para comparar os preços e coberturas de planos em diversas seguradoras e contratar o seguro que melhor as necessidades da viagem.

Promoção da Segurospromo: Utilize o cupom OBA e garanta 10% de desconto em qualquer plano seguro viagem e mais 5% OFF para pagamentos no boleto. Se optar pelo cartão de crédito o pagamento pode ser feito em até 12 vezes. Não se esqueça de incluir o cupom na tela de pagamento.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
*Promoção válida até 22/08/2019 independente da época da viagem.

Comparar

Saiba mais no post Documentos necessários para viajar para Europa.


Rota Romântica

Já ouviu falar da Rota Romântica da Alemanha? É uma rota turística com aproximadamente 380 quilômetros de extensão e que passa por várias cidades cheias de atrações e belezas naturais, que pode ser percorrida de carro, excursões turísticas e até mesmo de bicicleta ou a pé. Nós ainda não fizemos o percurso, mas abaixo indicamos alguns posts de outros blogs com dicas interessantes:


Leia também

Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Polônia, Suíça e Luxemburgo

Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!

Mochilando no Inverno Europeu

Como funciona a imigração na Europa

Qual moeda levar para Europa

Como escolher uma mochila de viagem

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

2 Comments

  1. Valério Seccadio 30/06/2019

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!