Jovens podem viajar de graça em viagens interestaduais

Jovens carentes entre 15 e 29 anos podem viajar de graça em viagens rodoviárias interestaduais. É isso mesmo, viajar de graça! As empresas de ônibus são obrigadas a emitir passagens gratuitas para jovens que preenchem os requisitos estabelecidos pelo governo federal. Nesse post contamos tudo que você precisa saber para usufruir desse direito.

Desde 2015, jovens entre 15 e 29 anos pertencentes à famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal tem direto de emitir a ID Jovem, uma carteirinha que dá direito a vários benefícios garantidos pelo Estatuto da Juventude, conforme Lei nº 12.852/2013 regulamentada pelo Decreto 8.537/2015.

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a passagens gratuitas ou com desconto nas viagens de ônibus interestaduais. Mas atenção, o benefício só é válido para as viagens entre um estado e outro, não valendo para viagens dentro de um mesmo estado da federação.

Quem tem direito

  • Jovens com idade entre 15 e 29 anos pertencentes à família com renda mensal total de até dois salários mínimos. O benefício é valido também para quem já terminou os estudos.

Condições

  • Estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para se inscrever nesse cadastro procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da sua cidade.
  • Ter em mãos o Número de Identificação Social – NIS. NIS é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar e que podem ser consultados no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem.

Como emitir sua ID Jovem

A ID Jovem pode ser emitida pela internet, através do site da ID Jovem ou através do aplicativo ID Jovem, diretamente no seu smartphone.

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet.

Pela Internet

Com seu NIS (Número de Identificação Social) basta acessar o site da ID Jovem e preencher os dados solicitados. Após finalizar será gerado o cartão que pode ser impresso ou armazenado no celular.

Pelo Aplicativo para smartphones

Faça o download do APP da ID Jovem no seu celular e preencha o cadastro para gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular acompanhado de documento oficial com foto.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Como solicitar uma passagem interestadual gratuita

Por lei são reservadas até duas passagens gratuitas em cada ônibus que realiza viagens interestaduais. Ou seja, para cada horário de partida a empresa tem o dever de conceder até duas gratuidades para jovens que apresentem a ID Jovem. Se essas duas vagas já estiverem ocupadas por outros jovens, você pode escolher viajar em outro horário ou com outra empresa. Em último caso, o jovem ainda tem o benefício de comprar a passagem com desconto de 50% (meia-passagem).

O bilhete gratuito deve ser solicitado com antecedência de mínimo 3 horas do horário de partida, diretamente nos guichês das empresas de transporte rodoviário.

Atenção: A isenção e/ou o desconto são do valor da passagem. As taxas de embarque e pedágios devem ser pagas a parte. O benefício é intransferível.

Esse benefício também é válido para as viagens interestaduais realizadas por trem ou embarcações fluviais.

Ainda tem dúvidas?

Assista o vídeo oficial da ID Jovem.

Mais informações

No site oficial do programa: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!