fbpx

Vinícolas no Chile: dicas e quais visitar

Saiba mais sobre as Vinícolas no Chile. Brasileiros que viajam para o Chile geralmente querem visitar ao menos uma vinícola. Nesse post falamos sobre as regiões do vinho chileno e das vinícolas que já visitamos na região de Santiago.

vinícolas no Chile
Vinícola no Chile.

O Chile é conhecido como o principal produtor de vinhos da América do Sul e nos últimos anos tem ganhado notoriedade em todo o mundo. O país tem regiões de produção bem diferentes uma das outras, tendo em vista a grande variedade de solo, clima e altitude.

São cerca de 400 vinícolas no Chile e aproximadamente 150 delas estão abertas à visitação.

Degustação
Vinícola Concha y Toro.

Regiões do Vinho Chileno

As características dos vinhos chilenos variam muito de acordo com a região em que são produzidos. Os principais vales chilenos produtores de vinho são Aconcágua, Maipo, Rapel, Curicó, Maule, Casablanca e Limari.

Aconcágua

O Vale de Aconcágua fica na Cordilheira dos Andes, a 100 quilômetros da capital Santiago do Chile, próximo a fronteira com a Argentina e da montanha Aconcágua, que com 6.961 metros de altitude é a mais alta fora da Ásia.

Maipo          

A região do Vale del Maipo é uma das mais importantes para a produção de vinhos no Chile. Fica a cerca de 50 quilômetros ao sul de Santiago e produz alguns dos grandes rótulos no país.

Vinícola Concha y Toro
Vinícola Colcha y Toro no Vale del Maipo.

Vale Rapel

O Vale Rapel produz cerca de um quarto de todo o vinho chileno. Localizada a cerca de 90 quilômetros ao sul de Santiago, essa região abrange os vales Colchagua e Cachapoal. Diferente das duas regiões anteriores, o Vale do Rapel é uma região de altas temperaturas e tempo seco.

Vale Colchagua no Chile
Vale Colchagua.

Curicó

Curicó fica a 185 quilômetros ao sul de Santiago e é dividida em duas sub-regiões: Teno ao norte e Lontue ao sul. É conhecida por seus vinhos de qualidade produzidos com a Cabernet Sauvignon (tintos) e com a Sauvignon Blanc (brancos). Tem clima frio na parte oriental devido a proximidade com os Andes e a parte ocidental sofre a influência do Oceano Pacífico.

Vale do Maule

É a maior região produtora de vinhos no Chile, estando associada com a grande quantidade de vinhos produzidos e não com a qualidade. Entretanto isso vem mudando aos poucos e atualmente os produtores da região tem tentado se preocupar mais com a qualidade dos seus vinhos. É uma das regiões de vinhas mais frias do Chile.

Casablanca

Localizada a 100 quilômetros ao noroeste de Santiago, Casablanca é conhecida pelo seu clima mais frio, influenciada pelo Oceano Pacífico e pelas correntes climáticas. É uma região de excelência na produção de vinhos chilenos, principalmente os brancos.

vinícolas no Chile
Vinícola Veramonte no Valle Casablanca.

Limari e Elqui

Localizados ao norte do Chile, a 320 quilômetros de Santiago. Devido a proximidade com o Deserto do Atacama, seu solo é de origem vulcânica e clima é quente e seco. Seus vinhos tem certa mineralidade devido ao clima.

Elqui Valley no Chile
Vale Elqui.

Os vinhos chilenos

As uvas mais plantadas no Chile são Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Carménère Syrah, Chardonnay e Pinot Noir. Um bom vinho chileno é reconhecido por ser frutado, concentrado e estruturado.

Até 1950 os vinhos chilenos eram produzidos apenas para o consumo interno. A partir de então esse cenário começou a mudar e eles passaram a ser produzidos também para exportação.

Com a introdução de tecnologias de produção como a introdução de barris de carvalho e aço inoxidável, o Chile começou a produzir bons vinhos como a Cabernet Sauvignon e a Merlot, fazendo com que os vinhos chilenos começassem a ganhar reconhecimento internacional.

Vinícola Emiliana
Vinhos chilenos.

Vinícolas que já visitamos em Santiago do Chile

Que gosta de vinho, em viagem a Santiago do Chile, não pode perder a oportunidade de visitar uma das muitas vinícolas da região e ver de perto o cultivo da uva e a produção do vinho chileno.

Há muitas vinícolas na região de Santiago e em nossas viagens para Santiago já tivemos a oportunidade de visitar algumas delas. Nesse post um resumo do que foi cada visita e dicas para visitá-las por conta própria ou tour organizado por agência de turismo.

Concha y Toro

A vinícola Concha y Toro foi a primeira que visitamos no Chile. O maior motivo disso foi o fato dela ser famosa por fabricar o vinho Casillero del Diablo, que há muito tempo caiu no gosto dos brasileiros, além de poder ser visitada por conta própria utilizando o transporte público de Santiago.

Vinícola Concha y Toro
Vinícola Concha y Toro.

Ir por conta própria possibilita economizar bastante em relação a contratação de um tour com agência de turismo.

Para chegar lá utilizando o transporte público é preciso tomar a linha 4 (azul escuro) do metrô de Santiago até a Estação Las Mercedes. Lá siga pela saída que diz “Concha y Toro Ocidente” e então tome um táxi, chame um veículo de aplicativo ou pegue o Metrobus (ônibus) para a vinícola.

Os Metrobus 73, 80 e 81 param na porta. O ticket Metro + Ônibus custa 640 ou 740 pesos, de acordo com o horário de utilização. A viagem dura entre 1h e 1:30h, é um pouco cansativa, mas permite economizar bastante.

Vinícola Concha y Toro
Vinícola Concha y Toro.

São várias opções de visitação, sendo as mais procuradas o Tour Tradicional que dura cerca de 1 hora (16.000 pesos com opção de tour em português) e o Tour Marques de Casa Concha que dura 1:30 h (25.000 pesos em espanhol ou inglês). Não deixe de reservar com antecedência o seu tour através do site da vinícola, principalmente na alta temporada.

Agora se você busca comodidade, conforto e segurança, pode contratar um tour com transporte desde Santiago em alguma agência de turismo.

Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a Destino Chile, uma agência brasileira voltada ao atendimento de brasileiros. Com a Destino Chile, o Tour Concha y Toro Tradicional custa R$206 (+-33.000 pesos) e o Tour Premium R$287 (+-47.000 pesos) , incluso transporte e ingresso na vinícola.

Solicite um orçamento através do formulário em Destino Chile e um consultor brasileiro irá entrar em contato para te ajudar a montar seu roteiro. Informe o cupom #bloglovers e ganhe 10% de desconto.

Saiba mais em Vinícola Concha y Toro – Como ir por conta própria.

Veramonte

A vinícola Veramonte é especialista na produção de vinhos brancos, devido sua localização climática e estrutural. Fica na região de Casablanca em Valparaíso. Seus vinhos são considerados muitos bons em uma escala entre 3,5 a 3,8 conforme o Vivino.

Vinícola Veramonte no Chile
Vinícola Veramonte.

A visitação acontece em um espaço muito organizado e lindo, seu prédio tem beleza arquitetônica ímpar e garantimos que você irá amar.

São 3 possibilidades de tours: o Casona – tour com degustação de 3 vinhos por 14.000 pesos, o Emblema de los 3 Valles – tour com degustação de 4 vinhos com harmonização por 19.500 pesos e o Pedalea por los suelos vivos de Casablanca – tour de bicicleta pela vinícola com degustação de dois vinhos por 28.500 pesos. Mais detalhes e preços no site da vinícola.

Vinícola Veramonte
Vinícola Veramonte.

Ir por conta própria é mais indicado para quem está de carro alugado e tem um amigo da rodada que não vai beber. Nesse caso basta seguir pela Rota 68 em direção a Valparaíso até a vinícola. São cerca de 60 quilômetros do centro de Santiago até lá.

Sem carro não recomendamos ir por conta própria pois é preciso tomar um ônibus para Casablanca e depois um táxi até a vinícola, o que no fim das contas acaba saindo caro, além de cansativo. De toda forma no fim do post tem as dicas para quem quer ir de ônibus para Casablanca.

Outra opção é ir em um tour organizado pelas agências de turismo. A vinícola Veramonte é uma das paradas do Tour Destino del Vino da Destino Chile que passa por 3 vinícolas em um dia de muito aprendizado e degustação de alguns dos melhores vinhos chilenos.

Vinícola Emiliana Organic

Minha favorita entre as vinícolas que já visitei. Não só apenas pela qualidade absurda dos vinhos, mas também pelo espaço que oferecem para visitação, um ambiente lindo com um jardim que dá vontade morar.

Vinícola Emiliana
Vinícola Emiliana.

Como o próprio nome sugere, todos os vinhos da Emiliana são produzidos de forma orgânica. É possível perceber a diferença da qualidade de seus vinhos em cada gole, sentido o puro sabor das uvas, uma real explosão de sabores.

Minhas dicas de vinhos são o rosé Adobe Reserva Rosé e o branco espumante Organic Sparkling wine, que são vinhos campeões desde 2012 e são simplesmente fantásticos, com avaliações entre 3,5 a 3,9 no Vivino.

São duas opções de tour oferecidos: o Tour Premium que inclui passeio pelos jardins, explicação sobre a produção e vinhos e degustação de vinhos ao custo de 16.000 pesos e o Tour Gê que custa 26.000 pesos, é um pouco mais completo e inclui a degustação do principal vinho dessa vinícola, o vinho Gê. Mais informações no site da vinícola.

Como essa vinícola também fica no Valle Casablanca, as dicas para chegar lá são as mesmas da vinícola Veramonte, sendo ela uma das paradas do Tour Destino del Vino da Destino Chile.

Indómita

Ainda no Valle Casablanca, a vinícola Indómita é mais imponente da região. Sua estrutura mediterrânea é muito linda e organizada. O lugar é de tirar o fôlego e a vinícola produz uma variedade imensa de vinhos com preço acessíveis.

Vinícola Indómita
Vinícola Indómita.

As especialidades da casa são os vinhos branco e rosé, que realmente tem preços incríveis. Para que possa ter um parâmetro, uma caixa com 12 garrafas de vinhos variedades custa em média 11.000 pesos e vinhos reserva 25.000 pesos. Isso mesmo, 12 garrafas de vinho por esse valor, Já vá pensando se tem lugar na sua mala para elas.

As avaliações dos vinhos da Indómita tem pontuação entre 3,0 a 3,9 no Vivino.

Vinícola Indómita
Vinícola Indómita.

As opções de tour são o Tour Clássico que custa 13.000 pesos, tem duração de 45 minutos e degustação de 3 vinhos e o Tour Premium que custa 19.000 pesos, tem duração de 1 hora e dá direito a degustação de vinhos Premium. Mais informações e reservas no site da vinícola.

As dicas para chegar lá são as mesmas das vinícolas Veramonte e Emiliana, sendo ela uma das paradas do Tour Destino del Vino da Destino Chile .

Casa del Bosque

Por fim, a última visita que visitamos no Chile foi a Casa del Bosque, ainda no Valle Casablanca.

Vinícola Casa del Bosque
Vinícola Casa del Bosque.

O tour por essa vinícola é um passeio completo por todo complexo, onde o guia nos ensina sobre a composição dos vinhos, processo químico, armazenamento, conhecemos os tonéis e, por fim, participamos de um mini curso com degustação dos vinhos especiais da casa, um branco e dois tintos, campeões nos últimos dois anos.

Vinícola Casa del Bosque
Degustação Vinícola Casa del Bosque.

A vinícola é muito charmosa, com bosques, restaurante, café, lojas e áreas para descanso, tudo com uma beleza ímpar. São várias opções de tour. Mais informações no site da vinícola.

Os vinhos da Casa del Bosque tem avaliação entre 3,5 a 4,2 no Vivino.

Ir de ônibus para o Valle Casablanca

Apesar de acharmos que é uma opção muito cansativa para conhecer as vinícolas do Valle Casablanca no Chile, aqui estão as dicas que servem para qualquer vinícola da região.

No Terminal Rodoviário San Borja na Estação Central em Santiago (linha 1 do metrô), tome um ônibus com destino a Casablanca. As passagens custam em torno de 2.000 pesos, a viagem demora cerca de 2 horas e o ponto final é no centro de Casablanca. De lá pegue um táxi ou Uber para a vinícola de sua preferência do Valle Casablanca (de 2.000 a 5.000 pesos).

Nós nunca fomos de ônibus, mas o Viaje na Viagem confirma as informações, inclusive com comentários recente de leitores que utilizaram o Uber na região de Casablanca.

Tour Destino del Vino

Para os apreciadores do vinho chileno, a Destino Chile tem um tour especial: o Destino del Vino. Nesse passeio de dia inteiro você terá a oportunidade de visitar 4 das mais importantes vinícolas do Valle Casablanca e conhecer suas estruturas, saber a origem de cada vinho, aprender a forma correta de beber cada tipo de vinho e suas possíveis combinações.

Destino Chile é a nossa indicação de agência de turismo em Santiago. Essa é uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros. Eles contam com mais de 1.000 depoimentos positivos no Facebook (nota 4.8 de 5) e TripAdvisor (nota máxima).

Nós fizemos esse passeio na nossa última viagem para Santiago do Chile em julho de 2019 e as vinícolas que visitamos foram Veramonte, Emiliana Organic, Indómita e Casa del Bosque. Adoramos passar o dia provando os melhores vinhos chileno e recomendamos o tour para quem quer praticidade e reunir em um só dia várias vinícolas.

Pode parecer um passeio caro, porém inclui transporte de/para hotel dentro da rota turística, acompanhamento de guias chilenos acostumados a receber brasileiros que falam portanto o famoso “portunhol”, degustação de vinhos em todas as vinícolas visitadas, entradas em todas as vinícolas.

Somando os gastos dos ingressos para os tours de cada uma das vinícolas visitadas e o com transporte (aluguel de carro ou passagem de ônibus + Uber), acaba que os seus gastos ficam bem próximos do valor desse tour.

Além disso você e seu grupo poderão degustar quanto vinho quiserem sem se preocupar com o retorno a Santiago, já que a agência te deixará no seu local de hospedagem.

O Tour Destino del Vino custa R$335,00 e pode ser pago pelo PagSeguro através de boleto à vista ou no cartão de crédito em 2 vezes sem juros ou até 12 vezes com acréscimo. Solicite um orçamento através do formulário em Destino Chile e informe o cupom #bloglovers (exclusivo para leitores do blog) e ganhe 10% de desconto.

Quer mais dicas de vinícolas no Chile?

Não esqueça do Seguro Viagem!
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Se você ficar doente ou sofrer um acidente a conta do hospital pode ficar muito cara. Mesmo em hospitais públicos todo o atendimento é pago. Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade. A Seguros Promo vende planos por menos de R$10 por dia.
Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.


Leia também

Roteiro de 5 dias em Santiago

Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento

Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Portillo: estação de esqui no Chile

Valle Nevado e Farellones: dia de neve em Santiago

Câmbio em Santiago: que moeda levar para o Chile

Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Deserto do Atacama

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!