Vale Nevado, Farellones e El Colorado fora da temporada de Esqui

Visitar Santiago no Chile fora da temporada de neve pode deixar um gostinho de que ficou faltando algo, já que uma das grandes atrações da cidade são as Estações de Esqui, dentre elas o Vale Nevado. Mas saiba que com sorte é possível encontrar neve nas estações mesmo fora da temporada e que mesmo sem neve há muito o que se fazer na Cordilheira.

Vale Nevado em Santiago

Vale Nevado em outubro de 2014.

O Chile possuí diversos centros de esportes de inverno e resorts localizados em picos montanhosos da Cordilheira dos Andes, que corta todo o país. Em Santiago estão algumas das principais e mais bem estruturadas estações de esportes de inverno da América do Sul.

Durante a Estação de Neve é possível praticar atividades como Esqui e Snowboard, porém as estações oferecem muito mais aos seus visitantes e em sua maioria possuem ótima estrutura de resorts, sendo também conhecidas pela gastronomia e por suas belezas naturais típicas da região.

Vale Nevado, Farellones e El Colorado

As principais estações de Santiago são o Vale Nevado, Farellones e El Colorado, as duas últimas com a vantagem de possuírem acesso mais fácil e valor mais acessível comparados ao Valle Nevado.

Ficam todas relativamente próximas, a mais de 3 mil metros de altitude, na mesma região da Cordilheira, a cerca de 60 quilômetros de Santiago. A viagem até lá dura cerca de 1:30 h e passar por 60 curvas sinuosas, com uma vista de tirar o fôlego.

Vale Nevado

Parada na estrada para o Vale Nevado.

Temporada de Neve

Acontece no inverno, geralmente entre o meio de junho e o final de setembro, alterando um pouco a cada ano, de acordo com as condições climáticas. Para confirmar a temporada de cada ano acesse o site do Valle Nevado.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

É possível ver neve fora da temporada?

Com sorte sim! Mas o mais certo é que não. Normalmente fora da temporada de neve só há neve nos cumes mais altos, onde há a chamada “neve eterna”, todos inacessíveis.

Em outubro de 2014 havia bastante neve no Vale Nevado, mas ela já não permitia a prática de esportes, pois já estava derretendo. Geralmente ela só retornará em junho do ano seguinte. Mas em alguns anos ainda é possível ver neve por todo outubro e que em maio já tenha começado a nevar, mas nada é garantido.

Vale Nevado

Vale Nevado em outubro de 2014.

Então, se a sua intenção é ver neve ou praticar esportes de inverno, marque sua viagem para a alta temporada de neve, entre a segunda quinzena de julho e a primeira de setembro, quando é certo que você irá encontrar neve e em condições de praticar esqui ou snowboard.

Vale Nevado, Santiago

Vale Nevado.

Como chegar? Excursão, transfer ou carro?

Ir de carro é recomendado apenas para quem conhecer bem a estrada, principalmente na temporada de neve, quando é necessário o uso de correntes nas rodas. Se você nunca dirigiu na neve, esqueça essa possibilidade.

Nós recomendamos ir com uma excursão ou transfer. Quem não deseja esquiar pode contratar um tour de dia inteiro nas diversas agências de turismo de Santiago, para conhecer as 3 principais estações. Já quem quer esquiar pode contratar um transfer para a estação de sua preferência.

O Passeio de dia inteiro começa por volta das 08 horas, quando a Van passa pelo seu hotel e termina por volta das 18 horas. No caminho há uma parada em uma loja de aluguel de equipamentos. Se houver neve é importante aluga ao menos bota e calça impermeáveis. Durante a temporada é possível alugar todo o equipamento para esqui ou snowboard nessas lojas do caminho, já que costuma ser bem mais barato do que nas estações.

Quando estivemos por lá, em outubro de 2014, a temporada de esqui já estava fechada, mas ainda havia neve suficiente para brincar no Valle Nevado. Quando a temporada está aberta, só quem está praticando esqui ou snowboard tem acesso as pistas. Como a temporada estava fechada, pudemos caminhar e brincar nas pistas, sem pagar nada por isso.

Vale Nevado, Santiago

Depois de umas duas horas brincando na neve no Valle Nevado, o guia nos levou até a Estação Farellones, onde almoçamos em um agradável restaurante, com vista para a montanha. Depois do almoço ainda tivemos tempo para parar em um local onde havia muita neve onde pudemos brincar um pouco mais.

Vale Nevado Chile

Passamos ainda pela Estação El Colorado, apenas para conhecê-la. Dali iniciamos a descida, passando pelas 60 curvas, com parada para devolução do material alugado e então retorno a Santiago.

Mais informações

As agências de turismo que nós conhecemos e recomendamos em Santiago:

Indo pro o Chile, uma empresa de dois brasileiros que moram no Chile há muito tempo;

– Turistik, uma das maiores e mais confiáveis empresas de turismo do Chile e que opera há mais de 20 anos.

O preço do tour está em torno de 50 dólares ou 30.000 pesos chilenos, a confirmar no site das agências.

Vale Nevado

Cordilheira dos Andes.


Leia também

O que fazer em Santiago

O que fazer em um dia livre em Santiago

Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile

Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Snowland – Diversão na neve em Gramado/RS

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!