fbpx

Tour Valle Nevado e Farellones: dia de neve em Santiago

Valle Nevado e Farellones são duas estações de esqui próximas de Santiago. São os locais mais visitados por brasileiros no Chile. Nesse post contamos como foi nossa experiência em um tour para conhecer essas duas atrações.

Valle Nevado no Chile
Gôndolas e pistas de esqui no Valle Nevado.

Nas proximidades de Santiago do Chile estão alguns das principais e mais bem estruturadas estações de esqui da América do Sul. As mais conhecidas e visitadas por brasileiros são o Valle Nevado, Farellones, El Colorado e mais recentemente Portillo.

Farellones e El Colorado tem a vantagem do acesso ser mais fácil, além de serem mais acessíveis para quem quer aprender a esquiar. Valle Nevado e Portilho são indicadas para quem já pratica esportes de neve ou não se importa em gastar mais para aprender em grande estilo.

Parque Farellones no Chile
Parque Farellones.

TEMPORADA DE NEVE NO CHILE

A temporada de neve no Chile acontece durante boa parte do inverno, geralmente entre o meio de junho e o meio de setembro, com variações anuais, conforme as condições climáticas.

Se o maior objetivo da sua viagem para o Chile é ver neve em grande quantidade ou praticar esportes de inverno, programe sua viagem para a altíssima temporada de inverno, entre a 2ª quinzena de julho e a 1ª quinzena de agosto.

Nesse período é bem provável que haverá neve nas estações de esqui de Santiago e as devidas condições para praticar esqui e snowboard. No restante do inverno pode haver períodos em que não há neve suficiente e com a qualidade necessária nas estações, de acordo com as condições climáticas de cada ano.

Valle Nevado e Farellones

O Valle Nevado é a principal estação de esqui da América do Sul em número de visitantes. Possui toda infraestrutura para quem quer praticar esportes de neve, além de contar com 3 hotéis e apartamentos de temporada. Possui 34 pistas de esqui de quatro níveis diferentes, totalizando 40 quilômetros de pistas.

Já Farellones é um parque de diversões na neve, ideal para quem só quer brincar na neve ou esquiar de forma mais amadora. Além das pistas de esqui e snowboard para iniciantes, tem tirolesas, pista para descida em boias, teleférico, passeios de bicicletas, mini parque infantil e muitas outras atrações.

Valle Nevado no Chile
Criança esquiando no Valle Nevado.

Como chegar

Valle Nevado e Farellones ficam na mesma região, a mais de 3 mil metros de altitude e a cerca de 60 quilômetros de Santiago. A viagem de Santiago até o Valle Nevado dura cerca de 1:30h e um pouco menos até Farellones.

Carro

Durante o inverno, essa é uma opção indicada apenas para quem tem experiência em dirigir na neve e no gelo, além de ter prévio conhecimento da estrada. Até Farellones são 40 curvas e até o Valle Nevado são 60 curvas e cerca de 60 quilômetros. Na temporada de neve quando pode ser necessário o uso de correntes nas rodas por causa do gelo na pista. Se ocorrer uma nevasca as coisas ficam mais complicadas ainda.

Transfer

El Colorado e Farellones organizam translados desde Santiago durante a temporada de esqui. As vans saem do shopping Omnium Mal ( Av. Apoquindo 4900, local 48, Las Condes) e custam 16.000 pesos ida e volta. As partidas acontecem entre 7:30 e 11h e o retorno a partir das 17h. Mais informações no site do Parque Farellones

Já o Valle Nevado só organiza o translado de quem vai se hospedar nos hotéis da estação. Quem pretende passar apenas o dia precisa pode contratar um transfer junto a uma agência de turismo.

Tour com agência de turismo

É a forma mais comum de conhecer o Valle Nevado e Farellones. Esses passeios panorâmicos incluem a visita as duas estações em um só dia, sendo ideais para quem não quer praticar esportes de inverno mas deseja conhecer as estações e brincar na neve.

Agência Destino Chile

Tour Valle Nevado e Farellones

Em nossa viagem para Santiago em julho de 2019, fizemos o tour panorâmico Valle Nevado e Farellones da agência de turismo Destino Chile, uma empresa criada por brasileiros e que é voltada ao atendimento de brasileiros.

O tour panorâmico Valle Nevado e Farellones possibilita um dia de neve em Santiago em uma visita panorâmica e parcial ao Valle Nevado e ao Parque Farellones, o lugar ideal para quem só quer bricar na neve.

Valle Nevado em Santiago
Valle Nevado visto da curva 17.

É um passeio de dia inteiro e a van passou bem cedo no apartamento que ficamos hospedados no bairro Providencia, por volta das 06h da manhã e só nos deixou por lá novamente por volta das 19h.

A diversão começou assim que entramos na van, já que o guia era muito divertido e conhecedor dos locais que iríamos visitar, sempre pronto para sanar nossas dúvidas.

Os tours fazem uma parada em alguma loja para aluguel de roupas e equipamentos para neve na saída de Santiago. Em seguida há uma parada em Farellones para quem deseja passar o dia por lá e não quer conhecer o Vale Nevado. De lá seguem para o Valle Nevado e por fim retornam a Farellones para dar a oportunidade para quem foi a Valle Nevado passar um tempo no Parque Farellones antes do retorno a Santiago.

Aluguel de roupas e equipamentos para neve

No caminho há uma parada em uma loja de aluguel de roupas e equipamentos para neve. É muito importante vestir-se corretamente para não ter o passeio prejudicado. Se você quiser/precisar economizar, priorize o aluguel de bota e calça impermeáveis.

É possível alugar roupa e equipamento para esqui ou snowboard no Valle Nevado e em Farellones, porém nessas lojas do caminho costuma ser bem mais barato.

Mas para economizar de verdade é melhor levar suas roupas térmicas e impermeáveis do Brasil. Se você não tiver, é bem provável que algum parente ou amigo (a) tenha para te emprestar.

Não esqueça de verificar se no seu bilhete aéreo está incluso o despacho de bagagem, pois no inverno é quase impossível viajar apenas com mala de mão.

Parque Farellones

O Parque Farellones é um parque de diversões na neve com pistas de esqui e snowboard para iniciantes, tirolesas, pista para descida em boias, teleférico, bicicletas, mini parque infantil e muitas outras atrações.

Parque Farellones no Chile
Parque Farellones.

No mês de julho há filas para tudo, pois é altíssima temporada. Mas mesmo com as filas, vale a pena cada minuto dentro do parque. As atrações são muito seguras, divertidas e repletas de emoção.

Ir a Santiago do Chile no inverno e não conhecer o Parque Farellones é deixar de curtir uma atração inigualável, já que o parque dispõe de atrativos para todas as idades.

Tirolesa no Parque Farellones
Tirolesa dos Andes.

A tirolesa dos Andes garante uma visão incrível da Cordilheira dos Andes e é absolutamente segura e organizada. O tubing, descida em pista de neve com boia individual ou em família é outra atração super divertida. O ski-bunda garante muitas gargalhadas. A descida de carrinho de neve também é muito divertida.

Tubing no Parque Farellones no Chiles
Tubing no Parque Farellones.

Quem quiser se aventurar no ski e snowboard precisa ter o seu próprio material ou alugar nas lojas do caminho ou do parque. Também é preciso pagar um ticket de esqui à parte, podendo incluir aulas em grupo ou individuais.

Parque Farellones no Chile
Mini Parque em Farellones.

O Parque Farellones conta com uma área exclusiva para as crianças, o Mini Parque, com diversos brinquedos “menos radicais” para os pequenos.

Os ingressos para acesso ao Parque Farellones custam 30.000 pesos e dão direito as todas as atividades (exceto esqui e snowboard) para visitantes acima de 12 anos, 15.000 pesos entre 4 e 11 anos e gratuito até 3 anos. Os tickets para esqui e aula de esqui pagos à parte.
Mais informações de preços no site do Parque Farellones.

Valle Nevado

Já na estação de esqui Valle Nevado, desde 2018, durante a temporada de esqui foi limitado o acesso à área principal do resort aos hóspedes e aos turistas que vão fazer atividades como esquiar ou usar o teleférico (gôndola).

Vale Nevado
Complexo principal do Valle Nevado (foto: divulgação).

Os tour seguem até lá, mas os visitantes só tem acesso à área conhecida como complexo da Curva 17, onde ficam em torno de uma hora para visitação contemplativa. O acesso a esse complexo é gratuito. Já o acesso ao complexo principal onde ficam os hotéis, a piscina ao ar livre, restaurantes principais, teleféricos das pistas e as próprias pistas de esqui é restrito aos hospedes dos hotéis e apartamentos do complexo e para quem vai esquiar ou fazer o passeio de gôndola.

Valle Nevado no Chile
Complexo Curva 17.

Regras de visitação do Valle Nevado durante a alta temporada

Turistas que fazem o tour panorâmico Valle Nevado e Farellones só tem acesso até o complexo da Curva 17, que concentra algumas lojas, restaurante, lanchonete e banheiros. É de lá que sai o famoso teleférico fechado, o gôndola. Porém não é o complexo principal da estação.

A estrutura desse complexo dispõe de lanchonetes e cafeterias. Não é cobrada entrada de quem não irá esquiar ou fazer o passeio de gôndola, podendo o turista desfrutar das áreas comuns do complexo e brincar com a neve da montanha, sem ter acesso a área principal do Valle Nevado e às pistas de esqui.

Complexo Curva 17 Valle Nevado.
Complexo Curva 17.

Para ter acesso a parte principal do Valle Nevado é preciso comprar ticket para esquiar ou para uso da gôndola.

O passeio de gôndola leva até o topo da estação e custa por pessoa 32.000 pesos nos dias de semana e 39.000 nos fins de semana. A opções com lanche e almoço incluso, que custam 39.000 e 48.000 pesos respectivamente nos dias de semana e 47.000 e 62.000 pesos nos fins de semana.
Pagamentos com cartões Mastercard tem de 15 a 20% de desconto.
Mais informações dos preços no site do Valle Nevado.

Valle Nevado no Chile
Pista de esqui no Valle Nevado.

De acordo com a movimentação do dia, mesmo na alta temporada, o Valle Nevado pode permitir o acesso a parte principal da estação mediante algum consumo no restaurante principal. Mas não conte com isso, pois é uma exceção à regra e não há como saber previamente quando o acesso estará liberado na alta temporada.

Se eu não for esquiar ou fazer o passeio de gôndola, vale a pena ir ao Valle Nevado?

O complexo da Curva 17 proporciona uma vista muito bonita da estação, pistas e montanha, porém perde para a vista da parte principal. Se você vai fazer o passeio de gôndola ou se não vai mas não se importa em conhecer apenas parcialmente o Valle Nevado, vale a pena ir até lá. Caso contrário, priorize a visita ao Parque Farellones que tem muitas atividades na neve para quem não vai esquiar.

Se você quer fazer aulas de esqui ou snowboard, verifique se elas estão acontecendo no Parque Farellones durante sua visita e se quiser economizar opte por tomar as aulas por lá, pois é mais barato que no Valle Nevado.

Hotéis no Valle Nevado no Chile
Apartamentos no Valle Nevado.

Alimentação

É caro comer na montanha. Há restaurantes em Farellones e no Valle Nevado e os preços variam desde 8.000 a 20.000 pesos a refeição, que pode ser um lanche ou uma refeição completa. Almoçar com vista para as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes é um programa sensacional.

Mas se você quiser economizar, leve lanches na mochila para comer durante o dia ou mesmo fazer um piquenique. Sai bem mais barato e ainda sobra mais tempo para aproveitar as atrações do Valle Nevado e do Parque Farellones.

Vale Nevado no Chile
Vale Nevado em Santiago (outubro de 2014).

Dicas importantes

Temos algumas dicas importantes para quem vai fazer o tour Valle nevado e Farellones:

  • Leve água de Santiago na sua mochila e economize bastante;
  • Não coma muito no café da manhã por causa das curvas do caminho;
  • Vá com roupas apropriadas para neve ou tente pegar empresado com algum amigo(a), pois assim vai economizar bastante com o aluguel. O ideal é calçar uma bota impermeável, vestir segunda pele, calça e jaqueta impermeáveis, além de luvas e touca.
  • Caso contrário, alugue ao menos uma bota impermeável. Ir com calçado normal e ficar com os pés molhados pode acabar com o seu passeio. Acredite, não tem nada pior que sentir os pés congelando na neve.
  • Use e leve protetor solar e óculos de sol.
  • Deixe para fazer a tirolesa no Parque Farellones no fim da tarde (entre 15 e 17h). Assim economizará muito tempo e perrengue no frio, pois nesse horário o parque já está mais vazio e as filas bem menores.
  • Caso possa escolher, visite o Parque Farellones na quinta-feira, pois nesse dia clientes que paguem com cartão Visa (débito e crédito) tem 50% de desconto nos ingressos e combos. Nos demais dias quem paga com cartão Visa tem 15% de desconto no Parque Farellones.

Não esqueça do Seguro Viagem!
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Se você ficar doente ou sofrer um acidente a conta do hospital pode ficar muito cara. Mesmo em hospitais públicos todo o atendimento é pago. Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade. A Segurospromo vende planos por menos de R$10 por dia. Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.

Valle Nevado e Farellones fora da temporada de esqui

Para ver neve nas estações de esqui de Santiago é preciso visitar o Chile entre o meio de junho e o meio de setembro. Com sorte é possível encontrar neve já a partir do início de junho e até meados de outubro, mas não conte com isso se o seu maior objetivo for ver a neve.

Na primeira vez que fizemos esse tour, em outubro de 2014, como a temporada de esqui já estava fechada mas ainda havia neve no Valle Nevado, pudemos conhecer a estação, caminhar pelas pistas e brincar na neve sem pagar nada.

Vale Nevado em Santiago
Vale Nevado (outubro de 2014).

Fora da temporada de neve também é possível visitar as estações, já que elas oferecem diversas atrações aos seus visitantes, sendo também conhecidas pela gastronomia e por suas belezas naturais.

Saiba mais no post Valle Nevado, Farellones e El Colorado fora da temporada de esqui.

AGÊNCIA DE TURISMO EM SANTIAGO

Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a Destino Chile, uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo em Santiago e no Deserto do Atacama, voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros. A Destino Chile tem mais de 1.000 depoimentos positivos no Facebook (nota 4.8 de 5) e TripAdvisor (nota máxima). Os pagamentos podem ser feitos em reais pelo PagSeguro através de boleto à vista ou no cartão de crédito em até 2 vezes sem juros. Os consultores brasileiros da Destino Chile estão prontos para ajudar a montar seu roteiro.

O Tour Valle Nevado e Farrelones com a Destino Chile custa R$163, incluindo transporte e guia. Acesse agora o site da Destino Chile e solicite um orçamento. Informe o cupom #bloglovers (exclusivo para leitores do blog) e ganhe 10% de desconto.

Ingresso Farellones

ATENÇÃO: preenchendo esse formulário você receberá um cupom de desconto de 10% OFF na compra de passeios com a Destino Chile.
Acesse agorasolicite um orçamento.


Leia também

Roteiro de 5 dias em Santiago do Chile

Portillo: estação de esqui no Chile

Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar

Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago: ônibus, táxi, transfer, Uber.

Câmbio em Santiago – Que moeda levar para o Chile

Documentos necessários para entrar no Chile

Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!