Nesse post detalhamos o nosso roteiro de 4 dias em Paris com dicas de hospedagem, transporte, o que fazer e como economizar. Se você quer economizar em Paris, não deixe de de ler esse post.
Após 29 dias em Londres eu desembarquei em Paris no trem da Eurostar na estação Gare du Nord, no centro de Paris. Como a imigração é feita na origem nas viagens da Eurostar entre Londres e Paris e vice-versa, desembarquei do trem e segui as placas em direção ao metrô de Paris, pois utilizei o transporte público para chegar ao hostel em que me hospedei.
Não deixe de ler o post Passagens baratas Eurostar de Londres a Paris.
Hospedagem barata em Paris
Paris já foi declarada a segunda cidade mais cara do mundo pelo jornal britânico The Economist e pelo ranking do Tripadvisor, ficando atrás somente de Londres. Encontrar uma hospedagem boa, barata e bem localizada em Paris é muito complicado. Como viajei com orçamento apertado, após muita pesquisa acabei chegando ao site de um albergue com preços bem acessíveis e essa é a minha dica de hospedagem barata em Paris. O Aubergue Internacional des Jeunes é um dos Albergues mais barato e bem localizado de Paris. Com tarifas a partir de 13 euros fica localizado no bairro da Bastilha, com estação de metrô praticamente na porta. O café da manhã é bem simples e não é a vontade, um funcionário te serve e não é permitido repetir. O banheiro é compartilhado e unissex. Além da falta de privacidade, o banheiro é bem apertado e escuro. Atenção: o albergue tem uma política de só alojar jovens de até 30 anos, porém quando estive por lá eu estava com 32 anos e enviei um email e me disseram que eu poderia me hospedar normalmente. De toda forma, se você tem mais de 30 anos, envie um e-mail a eles antes de realizar sua reserva. Se você procura hospedagem barata eu indico esse albergue, mas tenha em vista os problemas que citei. Pelo preço e localização eu me hospedaria lá novamente.
Roteiro para 4 dias em Paris
Eu reservei 3 dias cheios para conhecer Paris e um dia para conhecer Versalhes. Cheguei na cidade muito empolgado e ansioso para conhecer todos os monumentos e paisagens que durante toda vida eu vi em filmes e fotos. Assim que fiz o check in no albergue já sai para bater perna e conhecer a cidade.
DICA: Se você gosta de caminhar, faça todos (ou quase todos) os deslocamentos por Paris a pé. A volta completa do primeiro dia não terá em torno de dez quilômetros. Já no segundo e terceiro dias a distância será ainda menor, em torno de três a quatro quilômetros.
Primeiro dia
Programe-se para sair bem cedo do hostel e só voltar no fim da noite. No primeiro dia caminhe muito e veja a maioria das atrações apenas pelo lado de fora.
O percurso que eu fiz nesse dia foi: Jardins du Trocadéro – Torre Eiffel – Champ de Mars – Arco do Triunfo – Champs Élysées – Place de la Concorde – Jardin des Tuileries e Museu do Louvre.
Pegue o metrô e desça na estação próxima a Torre Eiffel. A região é encantadora e além da torre existem alguns parques e jardins. Se o tempo estiver bom aproveite para subir ao topo da torre. Entretanto se o tempo estiver fechado deixe para subir em um outro dia em que o tempo estiver melhor.
Os jardins du Trocadéro compõe uma bela praça localizada de frente ao Rio Sena e com uma vista privilegiada da Torre Eiffel. Da Torre Eiffel, após a sua subida ou não, vá para a Champ de Mars ou Campo de Marte, que é uma das maiores áreas verdes de Paris.
De lá siga para o Arco do Triunfo, passando pela Avenue Kléber, uma das mais belas da região, onde estão localizadas as embaixadas de diversos países. Caminhando em linha reta pela Avenue Kléber você chegará ao Arco do Triunfo.
Do Arco do Triunfo pegue a Champs Élysées em direção a Praça da Concórdia e finalmente o Museu do Louvre.
A Champs ÉlyséesMas é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris. Considerada a avenida mais elegante do mundo, é chamada de “la plus belle avenue du monde” pelos franceses.
O roteiro do primeiro dia termina no Museu do Louvre. Aproveite para tirar fotos no lado externo e deixe para voltar e conhecer o interior do Museu no seu segundo dia em Paris.
Segundo dia
Dedique, pelo menos, a manhã inteira desse dia para visitar o Museu do Louvre. Ele é sem dúvidas um dos mais completos do mundo, repleto de obras de arte, arqueologia e pinturas. O Museu está instalado no que antigamente foi o Palácio Real e possui coleções reunidas durante séculos pela monarquia francesa e compra de itens a partir do século XIX.
As Principais obras do Louvre são a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, A Virgem e o Menino com Santa Anna de Leonardo da Vinci, as Múmias do Egito e os Sarcófagos.
Depois do Louvre vá para a Cathédrale Notre-Dame, onde você pode chegar caminhando através de uma caminhada gostosa, às margens do Sena com bastante arquitetura.
A Catedral de Notre-Dame possui um estilo gótico e é uma das mais antigas da França, foi construída a partir do ano 1163 até o ano 1245. Foi dedicada à Maria, mãe de Jesus, de aí vem seu nome “Nossa Senhora”
Por último, visite a Praça do Município (Hôtel de Ville em francês). É neste edifício que funcionam as instituições do governo municipal de Paris, ele está localizado na praça de mesmo nome. Como curiosidade, desde 1357 que esse edifício hospeda os escritórios públicos, é de lá que o prefeito cuida da administração da cidade desde 1977.
Terceiro dia
Visite o Sacré Coeur, a Basílica do Sagrado Coração. A vista lá de cima é espetacular. Depois vá ao Moulin Rouge, que fica na mesma região, a qual está lotada de cafés e os melhores restaurantes de Paris. Para finalizar, delicie-se com as Galeries Lafayette, que tem muita acessibilidade por quase todas as linhas do metrô. É um dos shoppings mais famosos do mundo, um lugar elegante e a decoração é linda.
Só tem 3 dias em Paris? Veja o roteiro de 3 dias em Paris completo a pé que o blog Juju na trip preparou.
Quarto dia
Depois de três dias passeando por Paris, reservei um dia para fazer um bate e volta a Versalhes, para conhecer o Palácio de Versalhes e seus magníficos jardins.
O incrível e vasto Palácio de Versalhes foi construído como um mundo de luxo privado para os reis da França, isolando-os de todas as mazelas e agitação de Paris. Foi a residência dos reis Louis XIV, Luís XV e Luís XVI, desde 1682 até 1789, quando a família real foi forçada a se mudar para Paris.
A parte mais famosa do palácio são os seus jardins, que se mantém praticamente como nos tempos de Luís XIV, com canteiros, estátuas espalhadas, enormes vasos com flores e fontes ricamente trabalhados.
Como chegar ao Palácio de Versalhes
Para chegar do centro de Paris a Versalhes, pegue o trem RER da linha C para a estação Versailles-Rive Gauche. Observe que nem todos os trens da linha C vão para a estação Versailles-Rive Gauche.
Da estação ao Palácio, basta sair pela porta frontal, atravessar a rua e seguir para direita.
Gratuidade no Palácio de Versalhes
O Acesso ao Palácio de Versalhes e aos seus jardins é gratuito para todos nos primeiros domingos dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Já para menores de 18 anos, menores de 26 anos residentes na União Européia e para pessoas com deficiência física e seus acompanhantes a entrada sempre é gratuita.
Saiba mais no post Os Jardins do Palácio de Versalhes.
Como economizar em Paris
Vai para Paris mas a grana está curta? Paris já foi declarada a segunda cidade mais cara do mundo pelo jornal britânico The Economist e pelo ranking do Tripadvisor, ficando atrás somente de Londres.
Descontos e gratuidades em Paris
- Muitos pontos turísticos da cidade dão um bom desconto para menores de 25 anos. Sempre pergunte se há desconto para jovens.
- Os museus e monumentos da França são gratuitos para todos os menores de 18 anos e para jovens de 18 a 25 anos residentes em algum país da União Europa, independente da nacionalidade ou se é ou não estudante.
- A maioria dos museus parisienses são gratuitos no primeiro domingo de cada mês, incluindo o do Louvre.
- Se você é professor ou jornalista leve sua carteira profissional, pois os museus da cidade concedem entradas para esses profissionais.
- Não se enquadra em nenhum destes casos? Pois saiba que há lugares que oferecem preços especiais, mais baixos, em determinados horários. O Louvre, por exemplo, oferece a visita noturna (18h às 21h45) por 6 euros, 3,50 a menos que a visita normal.
Economizando nas demais atrações
- Se você subir ao topo da Torre Eiffel, que é o ponto mais alto de Paris, não precisar gastar para subir em nenhuma outra atração. Da torre se tem a vista mais ampla da cidade.
- Se quiser economizar alguns euros, pode optar por subir até a parte baixa da torre de escadas e só pegar o elevador de lá para o topo.
- Visite apenas o interior da Catedral de Notre Dame, assim como apenas a parte exterior do Arco do Triunfo.
- Caminhe de uma atração para a outra. Andar pela cidade é muito agradável e é possível percorrer praticamente todo o circuito turístico a pé.
Nós utilizamos a GetYourGuide para comprar ingressos online de forma antecipada em nossas últimas viagens para Europa e recomendamos! O site é totalmente em português e o pagamento pode ser feito com cartões de crédito internacional ou via PayPal, os ingressos são enviados imediatamente por e-mail e na maioria das vezes os bilhetes podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone (confirme durante a compra).
As filas de espera nas principais atrações de Paris podem durar até 2 horas. O site GetYourGuide é uma ótima solução para lidar com este problema, já é possível adquirir ingressos “sem fila”, onde além de se livrar da fila da bilheteria, você também terá acesso imediato as atrações por uma entrada especial reservada apenas para quem tem esse tipo de ingresso. É claro que para isso será necessário pagar um pouco mais caro, mas o tempo que você deixará de desperdiçar em uma longa fila faz valer a pena essa diferença de preço.
Economizando com Alimentação
- Encontrar um restaurante barato em Paris é uma missão quase que impossível. A dica é procurar restaurantes a duas ou três quadras dos pontos turísticos. Após caminhar um pouco com certeza você irá encontrar opções mais econômicas e não menos saborosas.
- Como em quase toda cidade europeia, os restaurantes árabes e orientais são uma boa pedida para quem quer economizar.
- Crepes e sanduíches que você compra para levar são as opções mais econômicas em Paris.
- Não teve jeito, não achou nada que combine com o seu bolso ou com o seu paladar? Há um McDonald`s sempre perto de você!
- Peça água da torneira ao invés de água mineral. Isso é super comum na Europa e você vai economizar muito com isso.
- Use e abuse dos supermercados. Em todos você irá encontrar muitas opções de comida para levar para lanche ou refeição. Saladas, sanduíches naturais, comida de microondas são opções para baratear seus custos com alimentação em Paris.
Use o transporte Público
- O metrô de Paris possui 16 linhas identificadas por cores e mais de 300 estações. Anote a cor e o nome de todas as estações mais próximas das atrações que você vai visitar. A maioria das estações de Paris tem os mesmos nomes das atrações próximas.
- Se você não se incomoda em caminhar, trace um roteiro na véspera para o seu percurso e no fim do dia retorne de metrô. Além de realmente conhecer e ver tudo que a cidade tem para oferecer, você só irá gastar um bilhete por dia.
- Se você não gosta ou não pode andar tanto, compre o passe de dez viagens. Assim você economiza e não perde tempo nas filas da bilheteria.
- A estação Gare du Nord é uma das maiores e principais de Paris. Dela você pode chegar ao aeroporto Charles de Gaulle em torno de 40 minutos, pegando os trens RER. Não gaste com táxi ou transfers, vá de trem!
Seguro viagem para Europa
A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros. Dependendo da sua idade e do número de dias da sua viagem, esse seguro pode ter um custo bem elevado. Porém você leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem se seguir nossas dicas.
Nós utilizamos a Seguros Promo para contratar seguro viagem em nossas últimas viagens e recomendamos. A dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo.

PROMOÇÃO DE FÉRIAS NA SEGUROS PROMO!
15% de desconto com o cupom FERIAS + 5% de desconto no boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
Desconto já aplicado nesse link.
*Promoção válida até 19/12/2019, independente da época da viagem.
Leia também
Documentos necessários para viajar para Europa
Como funciona a imigração na Europa
Roteiro de 10 dias em Portugal – Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! |
Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Alugue um carro em Rentcars Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF) Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10 |
Show de bola! Mas uma sugestão: Teria como colocar mais ou menos, o valor gasto em cada país pelo tanto de dias que ficou em cada um?
Olá Davi!
Você pode baixar a planilha de gastos dessa viagem nesse post aqui Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!
Qualquer dúvida é só falar!
Abraço!
Bom dia! Em primeiro lugar quero parabenizar pelo blog. Já coloquei nos meus favoritos e indiquei para alguns amigos também. Eu estou quebrando a cabeça para montar um roteiro de 5 dias completos que ficarei em Paris no verão. Um dia irei para Versalles e o outro para Disneyland. Nos 3 dias completos restantes, queria visitar tais pontos:
Champs de Mars; Jardins du Trocadéro; Torre Eiffel (não pretendo subir); Catedral de Notre Dame (pensando em subir nas torres); Igreja Sacré Coeur (conhecer Montmartre e Moulan Rouge); Père Lachaise (cemitério); Arco do Triunfo; Champs Elysees; Jardim das Tulherias; Jardins de Luxemburgo; Place dês Vosges; Praça da Concórdia; Praça da Bastilha; Museu D’ Orsay; Museu do Louvre (não pretendo entrar); Ponte Alexandre III; Ponte das Artes; Pont de L’Archevêche; Catacumbas de Paris.
Nunca fui para Paris, estou tendo dificuldade em saber quais locais são mais próximos de outros para que eu vá andando. Qualquer ajuda e orientação eu agradeço!
Olá Mariano! Muito obrigado por comentar e pelos elogios.
Muito legal sua viagem! Tenho certeza que vai adorar!
Por incrível que pareça as atrações de Paris estão meio que concentradas e nada é muito longe. Por que você adapta seu roteiro ao descrito no post?
De toda forma é bater perna e quando você ver já vai ter visitado a maioria dos pontos do seu interesse e aí é só focar nos que ficaram faltando.
Um abraço!
AHHHHHHH! PARIS, PARIS! ROTEIRO LINDOOOO!
Obrigado!