fbpx

Roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama – Dicas, passeios, custos

Nesse post detalhamos um roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama no Chile. O que fazer, dicas para planejar sua viagem, custos e como economizar.

Vale da Lua
Pôr do Sol no Vale da Lua.

Voltamos ao Chile no final de novembro/início de dezembro de 2018 para atualizar o blog e conhecer novos locais. O Atacama finalmente entrou no nosso roteiro pelo Chile. Infelizmente foram apenas 3 dias, tempo insuficiente para conhecer todas as belezas da região, mas suficiente para visitar algumas das principais atrações.

Lagunas Altiplanicas no Atacama
Lagunas Altiplanicas.

Se você tem pouco tempo no Chile e quer visitar o Deserto do Atacama, esse é o post que você procurava. É verdade que o ideal é reservar de 5 a 7 dias para a região, mas nem sempre o viajante terá todo esse tempo. Com 3 ou 4 dias é possível conhecer muita coisa por lá e se gostar do que viu, já começar a planejar o seu retorno em outra oportunidade.

Roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama

Esse roteiro de 3 dias no Atacama foi pensado para quem tem 3 dias completos em San Pedro de Atacama. É necessário que o seu voo para Calama chegue no dia anterior ao primeiro dia do roteiro ou ainda no primeiro dia até o meio-dia. A partida de Calama deve acontecer no terceiro dia após às 16h ou no dia posterior.

Deserto do Atacama
Vegetação no Deserto do Atacama.

Esse roteiro é totalmente adaptável a seu tempo, interesses e orçamento. Personalize seu itinerário da forma que achar melhor, porém tome cuidado de deixar os passeios que atingem maiores altitudes para os últimos dias, quando seu corpo já estiver melhor aclimatado à altitude.

Vulcões no Atacama
Vulcões no Deserto do Atacama

Todos os passeios e transfers foram contratados através da Denomades.com, portal criado em 2013 e que atualmente é o principal site de reserva online de passeios e excursões na América do Sul. A Denomades trabalha apenas com operadores profissionais, registrados e credenciados junto aos órgãos governamentais do Chile e dão suporte ao cliente 24 horas por dia via e-mail ou Whatsapp. Estão sempre disponíveis via chat no site para auxiliar durante as reservas, tirando dúvidas e ajudando no planejamento. O pagamento pode ser feito ainda no Brasil via PayPal ou cartão de crédito. Nós e muitos outros blogs de viagem recomendamos a empresa por ter preços competitivos para os passeios no Atacama, sempre prezando pela qualidade dos serviços.

Valle de la Luna
Vale da Lua.

1º dia

Voo para Calama e transfer para o Atacama

O nosso voo de Santiago para Calama, onde fica o aeroporto mais próximo de San Pedro do Atacama (SPA), cidade base para os passeios pelo deserto, partiu da capital chilena às 07:15h e pousou às 09:20. Voamos Sky Airline, companhia “low cost” que vende passagens a partir de incríveis 11 dólares cada trecho. A melhor dica é comprar online com antecedência mínima de 60 dias para garantir os bilhetes com preços promocionais.

Aeroporto de Calama
Pousando em Calama.

Ao desembarcar um funcionário da empresa Transfer Pampa nos aguardava para levar até o guiché e providenciar o transfer até San Pedro do Atacama.

Custa 12.000 CLP ida e 20.000CLP ida e volta em micro-ônibus compartilhado com outros turistas.

O aeroporto de Calama fica a 100 quilômetros de San Pedro do Atacama e a viagem dura em média 1:30h. Há saídas em intervalos bem curtos e eles deixam em frente ao seu local de hospedagem, desde que não fique muito afastado do centro.

Laguna Cejar
Laguna Piedra.

Dependendo do horário que você chegar em SPA a sua acomodação ainda não estará liberada, já que normalmente o horário de check-in é a partir das 14 ou 15h (alguns poucos casos as 12h). Se tiver sorte aproveite para tomar um banho e descansar da viagem antes do almoço. Caso contrário vá dar uma volta pelo centrinho da cidade e procurar algum lugar para almoçar.

Lagunas Altiplânicas
Lagunas Altiplânicas.

Hospedagem barata

Uma boa opção de hospedagem barata em San Pedro do Atacama é o Hostel Campo Base, localizado a 5 minutos de caminhada da estação rodoviária e a 10 minutos do centro. Há opção de quartos privativos com banheiro privativo e compartilhado e quartos compartilhados com banheiro compartilhado. Um ótimo café da manhã está incluso no valor da diária e eles preparam kits lanche para levar para os passeios que iniciam antes das 7 da manhã. A cozinha coletiva é bem equipada, ideal para preparar refeições e economizar. A limpeza dos quartos e banheiros é bem caprichada e o atendimento do Staff é sempre atencioso. As diárias em quarto coletivos custam em torno de R$105 e o quarto privativo a partir de R$238. Mas atenção, é preciso reservar com bastante antecedência, principalmente os quartos privativos, pois esse hostel é um dos mais bem avaliados da cidade. Essa foi nossa opção de hospedagem e recomendamos.

Encontre outras opções de hospedagem em SPA na Booking.com.

Vale da Lua

Após almoçar e se alojar, já no seu primeiro dia em San Pedro de Atacama, faça o primeiro tour pelo Deserto do Atacama. Às 15h ou 16h (de acordo com a época do ano) saem os passeios para o Vale da Lua. Nesse tour as agências não buscam os turistas nos hotéis, sendo preciso caminhar até o ponto de encontro previamente marcado, que geralmente é no centro, em frente a loja da agência.

Vale da Lua Atacama
Estrada cortando o Vale da Lua.

Nós fizemos todos os passeios com a agência de turismo Layana, uma das parceiras da Denomades.com no Atacama, que fica na rua Tocopilla 429-b, quase esquina com a Caracoles, principal do centro de SPA.

Vulcão Licancabur
Vulcão Licancabur visto do Vale da Lua.

Esse é um dos passeios mais clássicos do Atacama e quase sempre está nos roteiros de viagem de quem visita o deserto pela primeira vez. Nela você vai passar pela Cordilheira do Sal, o lugar mais árido do mundo, e seguir até um dos pontos mais pitorescos do Atacama, o Vale da Lua. O nome vem do fato da paisagem local formada por rochas de erosão, áreas cobertas de sal e vistas das montanhas e vulcões ao redor, faz com que você se senta como se estivesse na Lua.

Vale de la Luna
Vale da Lua.

Por fim o ponto alto do passeio. As vans e micro-ônibus seguem para um ponto mais alto, em um mirante natural, para imerso na paisagem antes visitada do Vale da Lua, Las Tres Marías e o Cano e Pedra Coyote, assistir o pôr do sol. Observe como o deserto vai mudando de cor, os vulcões no horizonte, o revoar das aves e todo espetáculo que fazer deste um dos pôr do sol mais belos da sua vida.

Vale de la Luna
Aguardando o pôr do sol no Vale da Lua.

Preço por pessoa: CLP$ 13.000 + CLP$ 3.000 ingresso no Vale da Lua.

Jantar no centro de San Pedro de Atacama

Após um dia cansativo, nada melhor que uma refeição rápida e saborosa. Bem próximo ao local onde as agências deixam os turistas na volta do passeio para o Vale da lua, encontramos uma hamburgueria gourmet que vale a pena indicar. O nome é Burger Garden Atacama e fica na Calle Tocopilla 455-B.

Hamburgueria Gourmet San Pedro do Atacama

Escolhi a opção com carne bovina 220g, queijo, cebola caramelizada e bacon, acompanhado de batata rústica. O combo é enorme e satisfez totalmente minha fome. Com o refrigerante saiu 6500 pesos. O local é simples e as mesas são coletivas, nada que tenha atrapalhado desfrutar o lanche.

2º dia

Lagunas Altiplânicas

No segundo dia desse roteiro no Deserto do Atacama, acorde cedo para visitar uma das regiões que guarda, na nossa opinião, algumas das paisagens mais belas do Deserto do Atacama. As Lagoas Altiplânicas ficam aos pés de vários vulcões e da própria Cordilheira dos Andes, em um cenário realmente cinematográfico e que impressiona todos os visitantes.

Lagunas Altiplanicas Atacama
Lagunas Altiplanicas.

Nesse passeio as agências buscam na sua acomodação por volta das 6:30h e as vans seguem viagem por cerca de 1:30h até a reserva ambiental onde ficam as Lagoas Altiplânicas. A primeira parada dentro da reserva é para o café da manhã incluso no passeio.

Lagunas Altiplanicas
Café da manhã nas Lagunas Altiplanicas.

Logo em seguida uma caminhada pela curta trilha demarcada com pedras para ver as lagunas Miscanti e Miñiques e os vulcões mais de perto. Aproveite não só para fazer suas fotos, mas também para absorver um pouco da energia do lugar e da harmonia com a natureza remota ao seu redor.

Lagunas Altiplanicas Atacama
Lagunas Altiplanicas

Em seguida a excursão segue para a Reserva Nacional Los Flamencos, onde fica a Laguna Chaxa, habitat natural e local de preservação das três espécies de flamingos existentes no Chile: andino, chileno e James. Ali acontece a observação dos flamingos e outras aves, além da visitação do museu que há no local, onde o guia dá explicações sobre a alimentação, reprodução e migração dos flamingos.

Laguna Chaxa.
Flamingos na Laguna Chaxa.

Os Flamingos são encontrados em lagoas salgadas e com enxofre no deserto do Atacama. São animais adaptados para sobreviver a esse ambiente extremamente hostil, onde poucos animais habitam. Os de cor rosa, a adquirem dos pequenos crustáceos rosas que eles comem nessas lagoas.

Flamingos no Atacama
Flamingos no Deserto do Atacama.

A última parada, já no caminho de volta a San Pedro de Atacama, é na vila de Toconao, um pequeno povoado para ver como é a vida no deserto mais árido do mundo. A chegada em SPA acontece por volta das 14h e os turistas são deixados no centro da cidade.

Preço por pessoa: CLP$ 30.000 + CLP$ 3.000 ingresso na Laguna Altiplânicas e CLP$ 2.500 na Laguna Chaxa.

Almoço no centro de San Pedro de Atacama

Deixamos a dica de um restaurante com comida de qualidade e bons preços, bem no centro de SPA. O Los Gor 2 fica na Tocopilla 372. O nenu do dia com couvert com pão bem gostoso e molho delicioso, entrada, prato principal, sobremesa e um chopp custou 5500 pesos. Fica a 3 quadras da rua principal onde o menu do dia não sai por menos de 9 mil. Boa opção para quem quer economizar mas mesmo assim comer com qualidade. A comida foi tanta que sobrou. Duas pessoas que comem pouco conseguem dividir tranquilamente.

Laguna Cejar

Para finalizar o segundo dia no Deserto do Atacama, faça o passeio a Laguna Cejar, Laguna Pedra, Ojos del Salar e Lagoa Tebinquinche. Eles saem de frente as agências às 15 ou 16h, de acordo com a época do ano.

Laguna Cejar Atacama
Laguna Cejar.

Esse é um passeio caro, mas que geralmente não fica de fora de nenhum roteiro pelo Atacama. A região visitada fica bem próximo de SPA, sendo o deslocamento realizado em menos de 1 hora.

Laguna Cejar Atacama
Vegetação em torno da Laguna Cejar.

A primeira parada é na reserva ecológica onde estão as Lagunas Cejar e Piedra, que por incrível que pareça ficam rodeadas de muita grama verde e amarela. A paisagem é única, completada pelas lagoas de águas turquesa e os vulcões.

Laguna Piedra Atacama
Laguna Piedra.

Apesar da fama, por questões ambientais, não é mais permitido o banho na Laguna Cejar, mas apenas na Laguna Piedra. O mais legal desse passeio é boiar nas águas da Laguna Piedra, que são mais salgadas do que o mar morto. Por causa disso, é impossível afundar, bastando relaxar o corpo e flutuar.

Laguna Cejar
Laguna Piedra.

Curtir o visual do deserto de dentro das águas da laguna em um dia de calor é uma das melhores experiências que você pode ter no Atacama.

Ojos del Salar Atacama
Ojos del Salar.

Em seguida uma parada nos Ojos del Salar, dois poços de água doce no meio do deserto, onde é possível entrar. Mas cuidado, como já foi dito, são poços de água doce e aqui quem não sabe nadar afunda.

Laguna Tebinquiche
Pôr do sol visto da Laguna Tebinquiche.

E a última parada no passeio é na Laguna Tebinquiche, onde as agências montam mesas para que os turistas façam um piquenique enquanto apreciam o pôr do sol, espetáculo diário do Atacama, apreciado por milhares de turistas em diferentes pontos do deserto.

Preço por pessoa: CLP$ 19.000 + CLP$ 15.000 de ingresso na Laguna Cejar e CLP$ 2.000 na Laguna Tebinquinche.

Pegue leve no jantar

Nessa noite pegue leve no jantar. Dê preferência a alimentos saudáveis,
leves e a ingestão de muita água. Carne vermelha, comidas pesadas e álcool são totalmente proibidos, já que o passeio do 3º dia tem início ainda pela madrugada e alcançará 4.320 metros de altitude. Se você seguir essas dicas, as chances de sofrer com o mal da altitude são bem menores.

3º dia

Geysers del Tatio

O passeio aos incríveis Geisers del Tatio é o ponto alto desse roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama. Como eles ficam a impressionantes 4.320 metros de altitude, é recomendado que esse tour seja feito só a partir do terceiro dia na região, quando o corpo já está ambientado.

Geiseres de Tatio
Geysers del Tatio.

É preciso acordar bem cedo para conseguir contemplar as grandes colunas de vapor que saem das fissuras na crosta terrestre, podendo alcançar 85°C e 10 metros de altura, já que durante o nascer do sol o fenômeno acontece com maior intensidade. Nesse passeio as agências buscam no local de hospedagem entre 4 e 4:30h da manhã.

Geiseres de Tatio
Geysers del Tatio.

A viagem dura em torno de 1 hora, subindo os morros e montanhas da Cordilheira dos Andes. Os Gêiseres do Tatio são um espetáculo natural único no mundo. São cerca de 80 gêiseres fumegantes em meio a vulcões e temperaturas de até -20 °C no inverno. Mesmo no verão faz muito frio por lá, podendo as temperaturas chegarem a -6 °C. No início de novembro, quando estive por lá, fazia -8 °C quando chegamos. Mas assim que o sol nasce a temperatura subiu para cerca de 10 °C.

Gêiseres de Tatio
Geysers del Tátio.

Após conhecer um pouco dos Gêiseres, é montado uma mesa de café da manhã em meio a toda a beleza do lugar. Em seguida um tour guiado pelo campo geotérmico, onde o(a) guia passa informações interessantes do local.

Por fim, os mais animados podem tomar banho nas águas do pozón rústico, uma piscina artificial com águas termais em meio aos gêiseres.

Geysers El Tatio
Piscina termal nos Geysers El Tatio.

Nossa recomendação é levar roupa que esquente bem, de preferência vestindo-se em camadas, para que a medida que a temperatura suba, você possa ir tirando as camadas exteriores. Se tiver intenção de tomar banho nas águas termais, não se esqueça de levar roupa de banho e toalha.

São cerca de 7 horas de passeio e o retorno ao centro de SPA acontece por volta do meio dia. No meio do caminho há uma parada em um vilarejo chamado no rio Putana para observar a flora e fauna nativa e na vila de Machuca, onde é possível comer empanada de carne de lhama e outras comidas típicas do Atacama.

Preço por pessoa: CLP$ 22.000 + CLP$ 10.000 de ingresso.

Outra opção barata para almoço

Outra opção de comida barata no centro de SPA que indico é a do restaurante Estrella Negra, Caracoles, 362. O menu do dia custa
CLP$ 6.500 e a comida é simples mas saborosa. Eles funcionam no estilo bandejão, onde uma pessoa te serve a salada, pão, um tipo de carne e dois acompanhamentos, sobremesa e uma bebida (refrigerante ou água). Pelos preços de San Pedro é uma boa opção. Eles também trabalham com opções a la carte, incluindo vegetarianas.

Comida Atacama
Menú del día com salada de entrada, prato principal com carne e sobremesa.

Transfer para o aeroporto de Calama

Cerca de 3 horas antes do horário do seu voo, a empresa de Transfer que você contratou irá te buscar na sua acomodação. A princípio achei muito em cima da hora, porém como o aeroporto de Calama é bem pequeno, o tempo é suficiente para chegar lá, fazer os procedimentos e embarcar.

Deserto do Atacama
Lagunas Altiplânicas.

A Denomades.com tem planos perfeitos para roteiros de 3, 4, 5 e 7 dias no Deserto do Atacama, além de vender tour extras e personalizados. O Mochilão Barato é parceiro da Denomades.com e quando você reserva seu tour com eles através do nosso link, está ajudando a manter o blog no ar, sempre com novos posts e dicas para viajar gastando pouco.

SEGURO VIAGEM

Item indispensável na sua viagem para o Deserto do Atacama, já que no Chile não existe atendimento médico gratuito e todo e qualquer atendimento médico, seja na rede pública ou particular, é pago. Além disso, em San Pedro de Atacama não há uma boa estrutura hospitalar e o hospital de emergência mais próximo fica a 100 quilômetros de distância, em Calama.

Nós sempre utilizamos a SegurosPromo para encontrar a melhor opção de seguro viagem. Na última viagem para o Chile, o seguro para 10 dias da Travel Ace custou apenas R$ 94,24, com diversas coberturas como até US$40.000 para atendimento médico, assistência odontológica e farmacêutica, cobertura para prática de esportes, seguro cancelamento/interrupção da viagem, danos a mala, seguro de bagagem extraviada, por invalidez permanente e morte acidental (verifique condições da apólice).

ATENÇÃO: Utilize o cupom MOCHILAOBARATO5 e garanta 5% de desconto em qualquer seguro na SegurosPromo. Para pagamentos no boleto são mais 5% OFF. O pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito. Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.

Seguros Promo

Leia também

Roteiro de 5 dias em Santiago – Chile 

Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile

Documentos necessários para entrar no Chile

Como escolher uma mochila de viagem

5 roteiros de mochilão pela América do Sul

Salar de Tara: conhecendo a imensidão do Atacama por Viajando na Janela

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!