Praias em Lagos no Algarve – Portugal

Saiba quais as melhores praias em Lagos no Algarve, Portugal. Leia as dicas para planejar sua viagem por conta própria, como economizar e quais as atrações imperdíveis.

Praia de Dona Ana

Praia de Dona Ana.

Estivemos em Portugal em maio de 2018 e esse post faz parte do roteiro de 10 dias em Portugal. Uma das regiões visitadas foi a do Algarve, um dos principais destinos de verão dos europeus com lindas praias, conhecido como “o segredo mais famoso da Europa”. A região é formada por 16 pequenos municípios, que juntos tem cerca de 500 mil habitantes.

Lagos é uma das cidades turísticas mais visitadas de todo o Algarve e tem muitas atrações, opções de passeios e praias paradisíacas. Possuí ótima estrutura para atender os turistas com ampla rede hoteleira, bares, restaurantes, bancos e agências de turismo.

Ponta da Piedade

Ponta da Piedade.

Para conhecer bem a cidade são necessários ao menos 2 dias completos. Para circular por lá e visitar as cidades próximas é fundamental alugar um carro, pois o transporte público não é tão eficiente no Algarve, principalmente para ir das estações de trem e ônibus até as praias. Escolhemos a Europcar, uma das maiores da Europa e a reservamos através da RentCars.com. O carro foi um um Renault Twingo, a opção mais básica e barata e possuía ar-condicionado, ao custo diário de cerca de 26€. Brasileiros podem dirigir em Portugal enquanto turistas portando apenas a CNH brasileira, não sendo preciso emitir PDI – Permissão Internacional para Dirigir.

Roteiro de 1 dia em Lagos

Seguindo esse roteiro de 1 dia em Lagos você vai conhecer as principais praias da cidade. É preciso chegar cedo para conseguir aproveitar bem. Estando de carro, o ideal é tentar encontrar vaga para estacionar próximo a praia da Batata. No mirante da praia há um estacionamento com algumas vagas. Se você não conseguir estacionar lá, pode tentar uma vaga nas ruas ao redor, mas não dê bobeira estacionando em local proibido, pois a chance de tomar uma multa é alta.

Lagos no Algarve

Falésias em Lagos.

Praias em Lagos

As praias da Batata, dos Estudantes, do Pinhão e de Dona Ana ficam bem próximas uma das outras, podendo todas serem conhecidas em uma caminhada de menos de 2 quilômetros, com parte do percurso por uma trilha no morro que divide as praias do Pinhão e de Dona Ana. Quem não é adepto de trilhas pode optar por seguir pela rua ou ainda retornar ao local de estacionamento e seguir de carro até a praia de Dona Ana.

Praia da Batata e Praia dos Estudantes

Localizada ao lado do Forte da Ponta da Bandeira, a praia da Batata fica a poucos metros do centro histórico de Lagos, bem às margens da Avenida dos Descobrimentos e conta com ótima infraestrutura, sendo palco de regatas e campeonatos de vôlei durante o verão. O que mais chama atenção são suas formações rochosas com pequenas grutas e fendas que dão acesso às praias dos Estudantes e do Pinhão. É uma praia bem tranquila e ótimo para o primeiro banho de mar em Lagos.

Praia da Batata

Praia da Batata.

Não se assuste se encontrar mulheres fazendo topless ou até mesmo pessoas nuas deitadas em suas cangas próximo as rochas, já que isso é muito comum em Portugal e em toda a Europa.

Olha que legal o “túnel” por entre as rochas que liga as praias da Batata e dos Estudantes. É preciso segurar na corda para atravessar um pequeno trecho, que pode estar com água até a cintura, de acordo com a maré.

Praia dos Estudantes

Praia dos Estudantes.

Do outro lado da passagem está a praia dos Estudantes, ainda mais reservada e bem curtinha, mas palco de muita beleza natural e de uma obra da engenharia humana que caracteriza o lugar.

Praia dos Estudantes em Lagos

Arcos da praia dos Estudantes.

A passarela construída em formato de arco liga as falésias dessa ponta da praia dos Estudantes, formando uma espécie de portal entre a praia e o mar. O visual é de tirar o fôlego!

Lagos no Algarve

Arcos da praia dos Estudante.

Praia do Pinhão

Volte para a avenida dos Descobrimentos Lagos é siga por uns 200 metros até encontrar a esquerda uma placa indicando a praia do Pinhão. O acesso se faz por uma escadaria, mas o esforço vale a pena. A partir dessa praia há uma pequena trilha por cima das falésias que leva até a praia de Dona Ana. Se você não pretende seguir pela trilha, talvez não valha a pena descer a escadaria e depois ter subi-lá novamente para voltar a rua. Nesse caso siga pela rua diretamente para próxima praia.

Praia do Pinhão

Praia do Pinhão.

Agora se você optou por encarar as escadas, após curtir as belezas da praia do Pinhão, siga pela trilha, que é bem sinalizada e tranquila. Não saia da trilha para se aproximar do barranco, pois não há nenhum tipo de proteção de segurança e por se tratar de um terreno em erosão, a qualquer momento pode ocorrer um pequeno desmoronamento.

Praia de Dona Ana

Essa é a famosa Praia de Dona Ana vista por quem chega da trilha da Praia do Pinhão. Em 2013 ela foi considerada pela revista espanhola Condé Nast Traveller a melhor praia do mundo e a mais bonita de Portugal. Em 2015 foi eleita a melhor praia portuguesa pelo TripAdvisor.

Trilha praia de Dona Ana

Praia de Dona Ana vista da trilha.

É sem dúvidas uma das praias mais divulgadas de todo o Algarve. Abrigada entre falésias, a praia de Dona Ana é banhado por um mar de águas claras e tranquilas. As rochas que emergem do mar e que também se espalham pela faixa de areia dão um charme especial à paisagem.

Praia de Dona Ana em Lagos

Praia de Dona Ana.

Sem dúvidas é o local ideal para estender a toalha e passar algumas horas descansando, curtindo a paisagem e tomando banho em suas águas geladas. Essa praia conta com infraestrutura de apoio, bar e restaurante.

Por fim, você precisará voltar ao local que estacionou o carro para pegá-lo e seguir para a próxima atração. Eu consegui estacionar no Campo de Jogos de Rossio da Trindade, um local mais ou menos no meio do caminho do trajeto realizado e de lá fui caminhando até o ponto de início desse mini roteiro, conheci as 4 praias e então retornei para pegar o carro e seguir em direção a Ponta da Piedade. Se for estacionar lá, antes confirme se ainda estão permitindo o estacionamento gratuitamente.

Praia de Dona Ana - Algarve

Praia de Dona Ana.

Praia do Camilo

Se ainda tiver tempo antes do horário do pôr do sol, aproveite e pare um pouco na Praia do Camilo, que fica bem no caminho para a Ponta da Piedade. Aconchegada entre falésias recortadas, ela possui uma pequena faixa de areia acessível por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Mesmo que não queira descê-la, vale a pena parar por lá para apreciar a paisagem do alto da escadaria, que é simplesmente deslumbrante.

Praia do Camilo, Lagos

Praia do Camilo.

Ponta da Piedade

A última parada fica por conta da Ponta da Piedade, local ideal para assistir o pôr do sol. Mas chegue com alguma antecedência para explorar o local e suas formações rochosas impressionantes, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar.

Ponta da Piedade, Lagos

Ponta da Piedade.

A Ponta da Piedade é um dos pontos turístico mais visitados de Lagos sendo composta por falésias de até 20 metros de altura. Lá existem belas grutas que podem ser conhecidas através de passeios de barco que saem do local ou da marina no centro da cidade. Caso você não esteja hospedado em Lagos, essa será sua oportunidade de fazer o passeio, mas caso esteja, deixe para fazê-lo em outro dia, com mais calma.

Ponta da Piedade, Lagos

Ponta da Piedade.

Após explorar as trilhas entre as falésias e descer a escadaria para vê-las junto ao mar, procure um bom local para assistir um dos espetáculos mais grandiosos do Algarve, o pôr do sol. E nada melhor do que fechar a visita a Ponta da Piedade com essa linda paisagem. Sem dúvidas um dos mais belos pores do sol que eu assisti em Portugal.

Ponta da Piedade em Lagos

Ponta da Piedade.

Melhor época para ir ao Algarve

O verão é a melhor época para visitar o Algarve. É fato que nesse período você vai encontrar preços mais altos e praias cheias, mas também muito calor e águas um pouco menos geladas. O mês de setembro é ideal para quem quer aproveitar o verão e fugir da super lotação provocada pelo período de férias na Europa, nos meses de julho e agosto. Durante o inverno os dias são mais curtos e o frio tornará seus passeios apenas de contemplação.

Nós estivemos por lá no mês de maio e já fazia calor suficiente para pegar praia, porém em todas elas a água estava bem gelada. Nessa época os dias já são quase tão longos quanto no verão, com nascer do sol por volta das 06:30h e o pôr só por volta das 20:30h, proporcionando 14 horas de luz do sol, que permitiram explorar as praias até por volta das 19:30h e em seguida apreciar o pôr do sol de um dos muitos mirantes.

Praias em Lagos

Praia de Dona Ana.

Hospedagem em Lagos

Os dias que passei no Quinta Bonita Luxury Boutique Hotel em Lagos foram fundamentais para renovar minhas energias e garantir o sucesso do restante da viagem. O luxuoso quarto com cama king size, varanda com vista para a baía de Lagos, sala de tv, banheiro com banheira de hidromassagem garantiu noites de sono perfeito. O delicioso e completo café da manhã com frutas colhidas no pomar da propriedade, pães, geleias e queijos de dar água na boca, foi a fonte de energias para os dias cheios de atividades no Algarve. Todos os dias às 16h é servido um autêntico chá inglês acompanhando de alguns quitutes. A atenção dispensada pelos funcionários e pela proprietária é um diferencial. As dicas que recebi foram essenciais para aproveitar melhor as atrações da região. Recomendamos o Hotel Quinta Bonita para todos que querem ter uma experiência exclusiva e inesquecível na região do Algarve em Portugal.

SEGURO VIAGEM

Para viajar para União Europeia é obrigatório a contratação de um seguro viagem, ainda no Brasil, com cobertura mínima de €30.000. É esse seguro que vai garantir atendimento médico na Europa caso você necessite. Nós sempre contratamos através da SegurosPromo, site comparador de preços.

Para os 10 dias de viagem por Portugal, o seguro da Global Travel Assistance  GTA 55 EUROMAX custou apenas R$ 145,89 e a cobertura foi de €55.000,00. Há opções mais baratas, mas a cobertura superior desse seguro deu mais segurança e tranquilidade, já que em uma rápida busca pelo Google é fácil encontrar vários exemplos de viajantes que tiveram problemas no exterior devido a baixa cobertura do seguro contratado. Sempre recomendamos contratar um seguro com coberturas mais altas, já que a diferença do custo é pequena. Aproveite e garanta até 10% de desconto inserindo o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e optando pelo pagamento por boleto. Para pagamentos com cartão de crédito o desconto é de 5%.Europa 1

Vale a pena visitar Lagos

Lagos e o Algarve me conquistaram e me arrependi de ter reservado apenas 3 dias para região. Se possível reserve ao menos 5 dias, mas se tiver de 7 a 10 dias, terá atividades diferentes para cada dia e mesmo assim não conseguirá conhecer todas as atrações. Se você gosta de praias e belas paisagens, vale muito a pena incluir Lagos e o Algarve em seu roteiro por Portugal.

É possível conhecer o Algarve sem carro, inclusive o blog Cultuga fez uma série de reportagens chamada “Algarve Sem Carro”, mas pode ter certeza que um carro facilita muitos nos deslocamentos, possibilitando conhecer mais atrações. O Viagens Cine também esteve por lá sem carro e publicou vários posts que foram base para o planejamento dessa viagem.


Leia também

Passeio de barco no Algarve – Grutas e Costa

Roteiro de 10 dias em Portugal – Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos

Roteiro de 5 dias em Lisboa.

Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!

Como escolher uma mochila de viagem

Qual moeda levar para Europa

Como funciona a imigração na Europa

Documentos necessários para viajar para Europa

7 Comments

  1. Lulu Freitas 16/10/2018
    • Mochilão Barato 16/10/2018
    • Mochilão Barato 16/10/2018
  2. Rui Barbosa Batista 16/10/2018
    • Mochilão Barato 16/10/2018
  3. Edson Jr 17/10/2018

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!