fbpx

Portillo: estação de esqui no Chile

Portillo é uma estação de esqui no Chile que em 2019 se tornou uma das atrações mais visitadas por brasileiros que visitam Santiago. Fomos conhecê-la e nesse post contamos como foi a nossa experiência.

Portillo no Chile
Laguna del Inca, Portilho Chile.

Com o fechamento por tempo indeterminado do acesso a represa Embalse el Yeso devido a um trágico acidente que vitimou duas crianças brasileiras, as agências de turismo de Santiago passaram a substituir o tour ao Cajón del Maipo e Embalse el Yeso pela visita a estação de esqui Portillo e sua belíssima Laguna del Inca.

Portillo

Ski Portillo no Chile
Ski Portillo.

A estação de esqui Portilho é uma das mais antigas e tradicionais do Chile. Foi inaugurada no fim da década de 1940 e ainda hoje preserva seu charme e luxo em meio a Cordilheira dos Andes.

Provavelmente o que mais tem atraído turistas brasileiros a Portillo é o lindo lago em meio as montanhas, a Laguna del Inca, tão bela quanto a represa Embalse el Yeso, cujo acesso está fechado por tempo indeterminado pelas autoridades chilenas.

A maior diferença em relação a visita ao Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é que em Portillo, por ser uma estação de esqui, o foco do passeio são as brincadeiras e esportes na neve, além da estação ter uma infraestrutura completa de atendimento ao visitante, coisa que não existe no Embalse.

O ponto mais alto da estação de esqui está a mais de três mil metros de altitude e as pistas chegam a ter mais de 2 quilômetros de extensão. Para quem quer aprender a esquiar há pistas de nível iniciante e aulas em grupo ou individuais. Para os “experts” há 5 pistas de nível profissional.

Onde fica

Ski Portillo (esse é o nome oficial dessa estação de esqui) fica a 164 quilômetros da capital Santiago do Chile, já nas proximidades da fronteira com a Argentina. Para chegar lá é preciso enfrentar muitas subidas e curvas da Ruta 60 que corta a Cordilheira dos Andes.

Estrada para Portillo no Chile
Estrada para Portillo.

Como chegar

De carro

É possível chegar em Portillo de carro, porém nem sempre é recomendado, principalmente para quem não tem experiência dirigindo em estadas com neve e gelo.

No inverno são comuns nevascas na região, podendo a rodovia ser até mesmo interditada pela polícia. Mesmo quando ela não chega a ser interditada, as pistas acumulam neve e gelo, sendo necessário utilizar correntes nos pneus.

Em condições normais a viagem dura cerca de 2:30h. Já em condições climáticas ruins você irá gastar bem mais do que isso para ir de Santiago até Portillo e de Portillo até Santiago.

O trajeto entre Santiago e Portillo tem 32 curvas e garante belas paisagens, uma verdeira atração à parte. Porém, outro ponto negativo é a número elevado de caminhões que transitam na rodovia, já que se trata de uma ligação entre o Chile e a Argentina.

Tour com agência de turismo

É a melhor opção para o turista brasileiro conhecer Portillo. Várias agências de turismo de Santiago estão organizando tours para Portillo. Nós escolhemos a Destino Chile e recomendamos. Esses passeios são panorâmicos, com paradas pelo caminho para conhecer um pouco da história do Chile e apreciar a paisagem.

Tour Portillo
Peça um orçamento para Destino Chile.

A lenda da Laguna del Inca

Há uma lenda que explica as cores da belíssima Laguna del Inca em Portillo. Segunda essa antiga lenda chilena, séculos atrás a noiva de um guerreiro inca tropeçou no próprio vestido de noiva no dia do casamento e despencou de uma das montanhas vizinhas à lagoa, vindo a cair no lago e morrer afogada. Seu corpo repousou no fundo do lago, que desde então passou a reluzir uma cor esverdeada, que era a cor dos olhos da noiva.

Passeio para Portillo

Esse sensacional tour contemplativo começou bem cedo, por volta das 06:30h, quando a Van da Destino Chile nos buscou no apartamento que ficamos hospedados no bairro Providência.

Monumento a La Victoria de Chacabuco

Monumento a La Victoria de Chacabuco
Monumento a La Victoria de Chacabuco.

Já na primeira parada inicia-se uma imersão histórica com a compreensão das batalhas políticas e territoriais entre o Chile, Argentina, Bolívia e a Espanha. Conhecemos a região em que aconteceu a Batalha de Chacabuco e o guia passa informações para que todos compreendam a sua importância para o Chile.

Lá também há estabelecimentos com banheiro e onde é possível provar deliciosas empanadas chilenas. Se você não tiver trazido um lanche de Santiago, aproveite para comprar nessa parada ou apenas provar as empanadas, que foi a melhor que já comi. Experimente a de frango com queijo e linguiça que é simplesmente incrível.

Estrada de Los Caracoles

Estrada de Los Caracoles Chile
Estrada de Los Caracoles.

A Estrada de Los Caracoles, que é conhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo, é um dos atrativos do passeio a Portillo. Ela corta a Cordilheira dos Andes e faz a ligação entre o Chile e a Argentina. São mais de 30 curvas apenas no caminho entre Santiago e Portillo.

Fronteira Chile x Argentina

Fronteira Chile x Argentina
Fronteira Chile x Argentina: Paso de Los Libertadores.

A fronteira Chile x Argentina localizada no Paso de los Libertadores fica a apenas 5 minutos de Portillo. Então o guia nos levou até lá para conhecê-la e no retorno há uma parada no mirante do Caracol, de onde se tem uma uma vista incrível da Estrada de Los Caracoles, da Cordilheira dos Andes, de Ski de Portilho e de um lindo lago de cor esverdeada.

Visita panorâmica a Portillo

Enfim em Portillo, tivemos cerca de 1 hora para conhecer um pouco da estação de esqui. Foi uma visitação panorâmica, já que era alta temporada e apenas hóspedes e esquiadores podiam ter acesso as pistas e chegar próximo a Laguna del Inca.

Estação de Esqui Portillo no Chile
Estação de Esqui Portillo.

Tire suas fotos e brinque na neve. Depois tome um café no restaurante do hotel e assim poderá ter acesso a varanda para fotos.

Estação de Esqui Portillo
Portillo.

O restaurante do hotel é excelente garante uma linda vista das montanhas, da pistas e da laguna. Os preços por prato variam entre 8.000 e 19.000 pesos. Se você quiser economizar, veja a possibilidade com o guia de almoçar no caminho de retorno a Santiago.

Almoço e retorno a Santiago

Nós seguimos a dica do nosso guia e optamos por almoçar em um restaurante no caminho de retorno a Santiago, pagando 5.000 pesos em uma refeição maravilhosa completa, com entrada (salada), prato principal (carne assada, frango frito, frango assado, filé de frango, chorizzo ou filé de carne) acompanhado de purê de batatas ou arroz e por fim uma sobremesa. O lugar é simplesmente sensacional, com uma vista privilegiada, aos pés das montanhas e com vista às Cordilheiras.

Não esqueça do Seguro Viagem!
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Se você ficar doente ou sofrer um acidente a conta do hospital pode ficar muito cara. Mesmo em hospitais públicos todo o atendimento é pago. Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade. A Segurospromo vende planos por menos de R$10 por dia. Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.

Vale a pena visitar Portillo?

Durante a temporada de esqui a visita a Portillo para quem não vai esquiar, fazer o passeio ou está hospedado no hotel é apenas contemplativa. O acesso às pistas de esqui é liberadas apenas para os praticantes de esportes na neve.

No resto do ano, incluindo no fim do outono e no início da primavera, quando ainda pode ser possível ver neve em Portillo, mas a temporada de esqui está fechada, é permitido chegar bem próximo da Laguna del Inca, cuja beleza é incrível.

Ir a Portilho é uma experiência única e que com certeza te fará guardar ótimas lembranças, boas fotos e um grande aprendizado cultural, político e histórico. É uma ótima alternativa de passeio tendo em vista que o acesso a Embalse el Yeso está fechado por tempo indeterminado.

Se sua intenção é brincar na neve, recomendamos que opte pelo Parque Farellones. Agora se você quer contemplar a belezas e paisagens do Chile, o passeio a Portillo não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Não deixe de ler: Tour Valle Nevado e Farellones: dia de neve em Santiago.

Laguna del Inca Portillo Chile
Laguna del Inca (foto: Adobe Stock).

Dicas Importantes

  • Não se esqueça de levar água, protetor solar, óculos escuros, frutas e lanches práticos;
  • Não é necessário alugar roupas de neve, já que não se tem acesso às pistas de esqui. Mas vá bem agasalhado, pois Portilho está em uma altitude de quase 3 mil metros e faz muito frio por lá.

AGÊNCIA DE TURISMO EM SANTIAGO

Nossa indicação é a Destino Chile, uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo em Santiago e no Deserto do Atacama, especializada em atender brasileiros. Já são mais de 1.000 depoimentos positivos no Facebook (nota 4.8 de 5) e no TripAdvisor (nota máxima). Outra vantagem é poder pagar em reais pelo PagSeguro no boleto à vista ou no cartão de crédito em até 2 vezes sem juros. Solicite o contato de um consultor brasileiro da Destino Chile, pois eles estão prontos para auxiliar a montar seu roteiro de viagem no Chile.

Tour a Portillo com a Destino Chile dura 12 horas e custa R$244 por pessoa, incluindo transporte e guia. Solicite um orçamento da Destino Chile e informe aos consultores o cupom #bloglovers (exclusivo para leitores do blog) e ganhe 10% de desconto.

ATENÇÃO: preenchendo esse formulário você receberá um cupom de desconto de 10% OFF na compra de passeios com a Destino Chile.
Acesse agorasolicite um orçamento.


Leia também

Roteiro de 5 dias em Santiago do Chile

Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar

Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago: ônibus, táxi, transfer, Uber

Câmbio em Santiago – Que moeda levar para o Chile

Documentos necessários para entrar no Chile

Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

2 Comments

  1. Vanessa Braga 04/11/2019

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!