O que fazer em Trier na Alemanha

Ainda pouco visitada pelos brasileiros, Trier na Alemanha é um destino turístico muito procurado pelos europeus. É a cidade mais antiga da Alemanha e possui muitas atrações, a maioria relacionada ao tempo que foi a Capital do Império Romano no Ocidente. Nós reservamos 1 dia para conhecer a cidade. Chegamos de trem de Colônia e de lá seguimos de trem para Luxemburgo

O que fazer em Trier

Cidade natal de Karl Marx, é a mais antiga da Alemanha. Foi fundada pelo imperador romano Augusto no século I a.C., quando se chamava Augusta Treverorum, quando chegou a ser apelidade de “segunda Roma”, já que foi capital do Império Romano no Ocidente, servindo de residência para seis imperadores.. Abriga diversos monumentos do período romano que são considerados Patrimônios Mundiais da Unesco. Recebe de 3 a 4 milhões de visitantes por ano.

Como chegar

A forma mais usual de chegar a Trier é de trem, seja partindo de Frankfurt e Colônia na Alemanha, quanto de Luxemburgo, capital do país vizinho de mesmo nome. Há vários horários com a companhia de trens alemã Bahn. Os trens partem de hora em hora de todas as 3 cidades e levam 3:30h saindo de Frankfurt e 2:40h de Colônia e 55 minutos de Luxemburgo.

Trier Alemanha

Viela no centro de Trier

O que fazer em Trier

Com 1 dia completo é possível conhecer os principais pontos turísticos de Trier, que em sua maioria ficam no centro da cidade. Mesmo as atrações localizadas fora do centro podem ser alcançadas a pé.

Porta Nigra

A Porta Nigra, ou Porta Negra, é o cartão postal de Trier. Foi construída pelos romanos em 180 d.C. para ser a um dos 4 portões de entradas da cidade. Entretanto, apenas Porta Nigra resistiu aos séculos. Foi apelidada com esse nome por causa das suas pedras escurecidas pelo tempo.

No século XII a construção foi transformada na Igreja de São Simeão, um dos motivos que garantiu sua preservação. Apenas no início do século XIX a Porta Nigra deixou de ser uma igreja. A estrutura de defesa mais antiga da Alemanha impressiona por seu 30 metros de altura, 36 de comprimento, 21 de largura. Toda a estrutura foi construída com grandes blocos de pedra, sem o uso de argamassa.

Da Porta Nigra é fácil chegar aos demais atrativos turísticos da cidade a pé, sendo o ponto de partida para conhecer Trier.

O que fazer em Trier

A Catedral – Dom St. Peter

A Catedral de Trier incorporou os restos de uma antiga igreja do século IV, a mais antiga igreja da Alemanha. Impressiona por sua forma de basílica com nave tripla, dois coros e seis torres. É reconhecida como Patrimônio da Unesco, assim como a Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) que está anexa à Catedral.

Dom St. Peter Trier

Igreja de Nossa Senhora – Liebfrauenkirche

Anexa à catedral fica a Igreja de Nossa Senhora. Construída no século XI, foi uma das primeiras construções góticas da Alemanha. Em seu interior estão afrescos do século XV pintados em doze colunas, que simbolizam os apóstolos, além de alguns túmulos importantes.

Trier Alemanha

Aula Palatina

Aula Palatina ou saguão palatino é uma construção de 310 DC de tijolos com forma alongada e retangular. Mede 67 m de comprimento, 27,5 de largura e 30 de altura e exibe uma grande abside semicircular, que abrigava o trono do imperador romado.

O edifício foi quase totalmente destruído durante saques. Passou a fazer parte do Palácio Eleitoral no século XVII. Foi reconstruída em 1856 para abrigar a igreja protestante de São Salvador. Reerguida após o bombardeio de  1944, impressiona pelo seu tamanho.

Trier Alemanha

Praça do Mercado – Hauptmarkt

A Praça do Mercado de Trier remonta ao século X. A cruz do mercado (Marktkreuz), da mesma época, simboliza o direito de sediar feiras conquistado pela cidade. A cruz atual é uma cópia da original. Abriga também a Fonte de São Pedro (Petrusbrunnen), de 1595. Está rodeada por lindos prédios históricos de diferentes épocas.

Hauptmarkt TrierKarl-Marx-Haus

É a casa onde nasceu Karl Marx.  Está aberta a visitação e abriga um museu que guarda a sua biografia.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Kaiserthermen

É um dos maiores banhos romanos do mundo. O edifício é tombado pela UNESCO e considerado a construção romana mais bem preservada existente. Construído no início do século IV, durante o reinado de Constantino, era o terceiro maior complexo de termas do mundo romano. Quando visitamos estava passando por restauração, mesmo assim aberta a visitação.

Casa de banho Romana

O espaçoso frigidário era usado para os banhos frios. Outra parte remanescente é o sistema de aquecimento, no qual o ar era aquecido por fornalhas e conduzido por baixo do piso.

Casa de banho

Anfiteatro

Próximo das termas estão as ruínas do anfiteatro romano datado do século I. Era cenário de lutas entre gladiadores e competições de animais. A estrutura é constituída de uma arena e arquibancada. Abaixo destas ficavam as celas onde homens e animais aguardavam a hora de entrar na arena.

Trier Alemanha

Walking City Tour em Português

O Trier Tourismus und Marketing GmbH, o órgão de promoção do turismo da cidade, organiza City Tours guiados na cidade em mais 15 línguas, incluindo a portuguesa. Veja as opções no site ou visite o escritório do órgão, que fica bem ao lado da Porta Nigra.

Roteiro de 20 dias pela Europa

Esse post faz parte do relato do Roteiro de 20 dias pela Europa.

O Mochilão Barato contou com o apoio do Trier Tourismus und Marketing GmbH. Agradecemos a parceira e afirmamos que todas as experiências e opiniões relatadas no blog são independentes e exprimem a realidade vivenciada pelos blogueiros.

Leia também

Roteiro de 20 dias pela Europa

Como planejar uma Eurotrip

Mochilando no Inverno Europeu

O que fazer em Berlim

O que fazer em Frankfurt

O que fazer em Munique

O que fazer em Heidelberg

O que fazer em Colônia

O que fazer em Luxemburgo – Roteiro de 1 dia

11 Comments

  1. bstorquato 14/08/2017
    • Mochilão Barato 14/08/2017
  2. De boa na trip 14/08/2017
    • Mochilão Barato 15/08/2017
  3. Tatiane Dias 14/08/2017
    • Mochilão Barato 15/08/2017
  4. Thiago 15/08/2017
    • Mochilão Barato 15/08/2017
  5. Aline Dota 15/08/2017
  6. Viajento 25/08/2017
    • Mochilão Barato 25/08/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!