Munique: o melhor da capital da Baviera

Altes Rathaus

Altes Rathaus.

Munique é, sem dúvidas, um dos destinos mais atrativos para quem está planejando viajar para a Alemanha. A cidade de aproximadamente 1.5 milhões de habitantes é a terceira maior do país, e se firmou com um dos principais destinos europeus por conta da sua diversidade. Munique oferece opções para todos os gostos, pois além de ser muito bem desenvolvida tecnologicamente, é repleta de prédios históricos, atrações, e é considerada por muitos como a cidade mais bela e charmosa do país.

A vida noturna é bem agitada, há diversos bares, restaurantes e opções de entretenimento. Se você é daqueles que quando pensa em cerveja e pubs na Europa já lembra imediatamente da Irlanda, vai ter que rever os seus conceitos; apesar de Dublin possuir os populares roteiros de pubs – com direito aos clássicos pubcrawlings – os alemães ainda assim ganham em relação ao consumo de cerveja per capita, além de Munique possuir seis cervejarias próprias, enquanto Dublin possui apenas uma, a Guinness. Munique também recebe o mais famoso festival de cerveja do mundo todos os anos, a Oktoberfest.

Se você está planejando ir para a capital da Baviera entre setembro e outubro, pode reservar pelo menos um dia para conhecer o festival. Essa é uma festa tradicional que existe desde 1810 e conta com diversas atrações como shows de bandas locais e apresentações de danças típicas. O foco pode ser a cerveja, porém se você não é um entusiasta não precisa se preocupar: é possível desfrutar de um agradável ambiente regado de comida boa, como as tradicionais linguiças alemãs e joelho de porco, e diversão.

Portal de Carlos

Portal Karlst.

Se você estiver em Munique durante outra época do ano também não precisa se preocupar, as seis cervejarias mencionadas acima também são ótimas opções para quem procura diversão acompanhada de boa cerveja. A mais famosa delas é a Hofbrauhaus, fundada há mais de 500 anos pelo Duque da Baviera. Além da excelente cerveja, servida em canecas de 500ml ou 1 litro, e comida, especialmente da clássica Weisswurst (salsicha branca), você também poderá apreciar um pouco da beleza do prédio, uma atração à parte. A cervejaria atrai muitos turistas pois ainda oferece apresentações de bandas típicas da região e mantém todos os funcionários vestidos a caráter, uma verdadeira imersão cultural.

O que fazer em Munique

Marienplatz.

Falando em cultura e história, um bom lugar para começar seu tour é a Marienplatz, a praça principal no centro histórico da cidade. É onde está a nova prefeitura, Neus Rathaus, cuja torre atrai bastante atenção, pois em determinados horários do dia pode-se ver o espetáculo da Glockenspiel, carrilhão de sinos, com música e bonequinhos no alto da torre se mexendo. Ali perto também se encontra o palácio onde antigamente residiam os reis e duques da região e hoje é um museu, o Residenz de Munique. Ainda fazem parte do complexo de dez pátios e mais de 130 salas o teatro Cuvilliés, uma sala de concertos e a Casa do Tesouro Real.

Antiquarium_residenc. Fonte:Wikimedia

Já para os fãs de esporte, quem gosta de futebol sabe que a Alemanha sempre foi uma referência no assunto. Com uma estrutura de primeiro mundo, alguns estádios acabam virando pontos turísticos, e este é o caso da Allianz Arena. O estádio tem capacidade para 75 mil pessoas e possui uma estrutura peculiar: é o primeiro no mundo que consegue mudar totalmente a sua cor externa. É uma visita interessante mesmo para quem não é muito ligado a esporte.

Fonte:Patrick Huebgen/Wikimedia.

Como toda cidade europeia, Munique também possui dezenas de parques e praças, mas um que se destaca é o Parque Olímpico. Fundado em 1972 e reformado em 2009, o Olympiapark fica próximo ao centro da cidade e é um local perfeito para quem quer fazer uma caminhada de fim de tarde. No inverno a neve em contraste com os lagos e as árvores dão um charme a mais para o lugar. É possível ainda ver as estruturas criadas para os Jogos Olímpicos de 72, como o estádio, a torre, e o grande parque aquático. O lugar também possui o aquário Sea Life, serve de espaço para um dos festivais mais famosos de verão, o Tollwood, e é onde acontece um dos maiores mercados de pulgas da cidade.

Parque Olímpico. Foto: Morelight/Pixabay.

Munique também possui dezenas de museus, porém o mais peculiar deles é o da BMW, destinado aos amantes de automobilismo. No BMW Welt (Mundo BMW) você fará uma verdadeira viagem ao passado através de toda a história dessa fábrica de carros, que começou produzindo motores de avião e para uso militar. Além de, claro, conhecer um pouco mais do que nos espera para o futuro e ver o que há de mais moderno e tecnológico no meio automobilístico.

Enfim, Munique é uma cidade com centenas de possibilidades e pronta para agradar a todos os gostos. Se mesmo assim ainda estiver em dúvida do que fazer, basta olhar em volta ou dar um passeio pelo centro histórico que você achará algo interessante e belas construções para apreciar.

Saiba mais em O que fazer em Munique.

Palácio Nymphenburg.

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!