fbpx

Intercâmbio em Londres: 30 dias estudando inglês

Em meu primeiro post aqui no blog vou contar um pouco da minha primeira viagem para o exterior sozinho e minha primeira visita a Europa. O país escolhido foi a Inglaterra e a cidade foi Londres, a maior e mais importante cidade da Europa e considerada por muitos e por mim a mais bela. Essa viagem aconteceu entre os dias 28/12/2011 e 28/01/2012. Meu objetivo maior era aperfeiçoar meu inglês, além de é claro aproveitar para conhecer bem a cidade, fazer amigos e me divertir também.

As passagens aéreas foram compradas com a companhia holandesa KLM, a escola de inglês escolhida foi a Malvern House e me hospedei durante os 30 dias em uma casa de família que foi providenciada pela escola. Não me arrependo de nenhuma dessas três escolhas. Os aviões, o atendimento e o serviço de bordo da KLM são ótimos, gostei muito da Malvern House, sua estrutura e professores, além é claro dos amigos que fiz lá e fui muito bem recebido na casa de família, além da casa ser bastante aconchegante e localizada em um excelente bairro com fácil acesso ao centro através do metrô.

Então vamos ao relato!

Intercâmbio em Londres

Dia 28/12/2011

Embarquei no aeroporto do Galeão em um voo noturno com destino a Londres, porém com conexão em Amsterdam na Holanda. O voo foi super tranquilo, serviço de bordo excelente, atendimento também e as poltronas, apesar de viajar na classe econômica, eram confortáveis. Desembarquei em Amsterdam com um tempo de 3 graus e já pude sentir um pouco do frio que me esperava pelo próximos 30 dias. Após um curto voo desembarquei no aeroporto de Heathrow em Londres.

A imigração foi tranquila, me foram feitas algumas perguntas e logo carimbaram o meu passaporte com a autorização para entrar no Reino Unido. Fui de metrô até o bairro em que fica a casa que me hospedei. O aeroporto de Heathrow é servido com a principal linha do metrô de Londres e após cerca de 2 horas e algumas mudanças de linhas no metrô eu estava na estação de Balham, próximo àquela que seria minha residência durante minha estádia em Londres. De lá, devido ao cansaço, peguei um táxi até a porta da casa.

O bairro Balham é lindo, limpo, seguro e cheio de lojas legais. A família me recebeu muito bem, principalmente a matriarca, a senhora Joan. A casa dela é bem grande, tem três andares. O meu quarto era simples, mas bastante confortável. Tinha tudo que eu precisava: uma cama de casal, uma TV, armário, aquecedor, acesso a internet, abajur, despertador e uma mesinha de estudo. O banheiro era compartilhado, porém apenas eu e um dos filhos da Joan o utilizavam.

dscf1010

Dia 29/12/2011

Acordei tarde por conta do cansaço da viagem e da diferença de fuso horário. Tomei meu café da manhã e fui para o centro. De metrô fui rumo ao rio Tâmisa, descendo na estação Embarkment, onde ficam o Parlamento do Reino Unido, que possuí em uma das suas torres o famoso Big Ben e também a London Eye, uma imensa roda gigante e importante ponto turístico da cidade.

Logo ao sair da Estação pude ver a London Eye e o Palácio de Westminster (Parlamento). É simplesmente incrível estar naquele cenário que sempre via na TV. Conheci as redondezas e logo caminhei até as principais avenidas do centro, Oxford e Picadilly Streets.

Dia 30/12/2011

Resolvi não caminhar tanto nesse dia pois minhas pernas estavam doendo. Fui até a Estação Oxford Circus e caminhei até o British Museum. É o maior museu de Londres e é gigantesco e muito lindo. Abriga obras e materiais da idade média e de outras épocas mais antigas de muitos países e civilizações, com destaque para a egípcia. O melhor de tudo: é gratuito! Após algumas horas visitando o museu, peguei novamente o metrô e fui até o Green Park, onde fica o palácio de Buckingham, que é onde vive a rainha.  Estava chovendo muito, então não deu para aproveitar tanto.

Dia 31/12/2011

Último dia do ano. Antes das comemorações do ano novo, visitei a National Gallery na Trafalgar Square. É muito grande e a arquitetura é linda, toda em mármore, esmeralda e ouro e abriga mais de 2.300 pinturas dos principais artistas do mundo entre os séculos XIII e XX. Foi fundado em 1824 e é um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais conhecidos do mundo, como Leonardo da Vinci, Van Gogh e Picasso.

Nesse dia, almocei de verdade pela primeira vez desde que cheguei aqui, mas acho que vou continuar no lanche (kkkkk). Comer comida é muito mais caro e a comida não é tão gostosa quanto a nossa, o arroz é péssimo, mas comi tudo. Custou 6,80 libras.

Voltei para casa e me arrumei para voltar para Trafalgar Square para as comemorações do ano novo. Esse é o principal ponto onde os Londrinos vão assistir a queima de fogos. Eles não fazem por lá a mesma festa que fazemos aqui no Brasil. Não há shows musicais, apenas a queima de fogos. Fui com um dos meus hosts, o Kale. É preciso ir bem cedo, pois às 23h o metrô para de circular e só retorna após o fim da queima de fogos. Demorei uns 30 minutos para caminhar o que normalmente demoraria cinco devido a quantidade de gente. Peguei chuva por uma hora enquanto esperava a queima de fogos, mas valeu a pena. Foi muito emocionante. Foi incrível ver os fogos saírem da torre do Big Ben e da London Eye. Logo após o fim da queima de fogos todo mundo vai embora. Também, com chuva e muito frio não podia ser diferente. Demorei cerca de 2:30h para chegar em casa, mas tudo bem, afinal foi meu primeiro New Year em Londres!

Assista uma parte da queima de fogos gravada por mim  no vídeo abaixo:

Assista o vídeo da queima de fogos de 2012, versão completa da elondresTV:

Dia 01/01/2012

Acordei bem tarde no primeiro dia do ano. Resolvi ir ao centro almoçar e tive a feliz surpresa de conhecer dois brasileiros super bacanas, Fred e Paula. Caminhamos pela Oxford Street e conversamos bastante.

Aproveitei para conhecer a Tower Bridge, uma ponte construída sobre o rio Tâmisa e que se abre para passagem dos barcos maiores. É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e uma das pontes mais famosas do mundo.

Tower bridge

Dia 02/01/2012

Nesse dia visitei o Museu de História Natural, um dos três principais museus de Londres. Foi fundado em 1888, possuí inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra. Possui espécimes coletados por Darwin durante sua pesquisa que originou na teoria da evolução das espécies. Um dos pontos altos é a exposição de esqueletos de dinossauros.

A noite resolvi procurar um restaurante bom para jantar. Descobri que os restaurantes da Chinatown são muito bons e baratos também. São do tipo buffet livre, ou seja, come-se a vontade. O preço varia entre 5 e 10 libras. São vários restaurantes de comida chinesa, mas em alguns são servidas também comida japonesa, frutos do mar. Vale muito a pena! Comi muito e voltei muitas vezes.

Museu de História Natural

Dia 03/01/2012

Acordei ansioso para o meu primeiro dia de aula, igual a uma criança em seu primeiro dia na escola. Foi super bacana, gostei bastante da estrutura da escola e dos colegas de sala também.  São pessoas de diferentes partes do mundo, tem um turco, uma francesa, uma menina da mongólia, uma colombiana, uma espanhola e é claro, alguns brasileiros. O professor era meio grosso, mas muito divertido. Após a aula fui jantar na Chinatown  com três brasileiras que viriam a ser minhas grandes amigas e ainda são, Jamila, Anne e Larissa.

dscf1022

Dia 04/01/2012

Acordei cedo e fiquei conversando com a Joan, a dona da casa em que me hospedei. Demos boas risadas e até falamos sobre a economia mundial. Já eramos amigos e ela não me tratava apenas como alguém que alugara um quarto em sua casa. Ela se preocupava comigo e todos os dias antes de sair me dava dicas sobre os lugares que eu iria visitar e quando eu retornava me perguntava como havia sido. Tive muita sorte em me hospedar com essa família.

Cheguei na escola mais cedo e aproveitei para estudar um pouco.

Dia 05/01/2012

Novamente acordei cedo e fui para a loja Primark. É uma loja de roupas e acessórios. Quase fiquei louco diante dos preços, tudo muito barato. Recomendo a todos dar uma passada em uma das lojas da Primark em Londres. Voltei para casa com muitas sacolas.

Dia 07/01/2012

Acordei e conversei bastante com a Joan que me disse sobre as feiras que acontecem no domingo e me convidou para almoçar com ela, porém já havia marcado com a Anne de ir a Nothing Hill. Passeamos por Nothing Hill e pela feira de antiguidades. Encontramos uma loja de couro onde estava tudo a 10 libras, muito barato. Aproveitamos para fazer compras. A noite fomos jantar, adivinha onde? Chinatown é claro!

Nothing Hill

Nothing Hill

Nothing Hill

Chinatown

Dia 08/01/2012

Acordei bem cedo hoje e segui com as minhas amigas para o Modern Museum. A visita é gratuita e vale muito a pena. O museu é enorme e de lá se tem uma vista incrível da Catedral de St. Pauls e do rio Tâmisa. As obras expostas são muito interessantes, inclusive há obras de pintores famosos como Picasso. Ao lado do Modern Museum fica o teatro de Shakespeare que também é incrível, além de muito bem conservado. Para finalizar o dia conhecemos a gigante loja da M&M´s no centro de Londres, maior loja de doces do mundo. A loja é muito legal e rende boas fotos.

Fotos no Modern Museum:

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Modern Museum Londres

Catedral de St. Pauls e teatro de Shakespeare: 

Shakespeare’s Globe

Shakespeare’s Globe

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

St. Paul´s Cathedral

Loja da M&M´s 

M&M´s World

M&M´s World

M&M´s World

M&M´s World

M&M´s World

Dia 09/01/2012

Iniciamos o dia com uma visita ao Madame Tussauds, o museu de cera de Londres.  É um dos poucos museus de Londres em que a entrada  é paga (é um museu privado) e os ingressos custam a partir de 15 libras. A dica é comprar pelo site para evitar a enorme fila e também pagar mais barato. 

O Madame Tussauds é uma das atrações imperdíveis de Londres, mesmo para quem já visitou uma de suas filiais mundo afora. Isso porque o de Londres foi o primeiro e é o maior e mais completo.

A estátuas de cera são de artistas e personagens famosos e possuem perfeita igualdade de tamanho, peso e demais particularidades. Além das estátuas há outras atrações que certamente te surpreenderá, como o trem que te leva a um túnel do tempo  da história de Londres, passando por seus grandes escritores e personalidades que mudaram a cidade. A última atração é um cinema 4D em que passam um filme exclusivo dos heróis da Marvel. É simplesmente inacreditável. Você ira sentir como se estivesse dentre do filme.

Clique nas fotos para ampliar

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds em Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds em Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds
Madame Tussauds

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds Londres
Madame Tussauds em Londres
Madame Tussauds em Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds em Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Madame Tussauds Londres

Saindo de lá caminhamos três quadras para chegar até um dos melhores parques de Londres, o Regent Park. O parque é maravilhoso, encantador, apaixonante. Lá você encontrará jardins repletos de flores enormes e multicoloridas, esquilos por todo lado, quadras e campos dos mais diversos esportes, lagos, rios e também o zoológico de Londres.

Clique nas fotos para ampliar

Regent Park

Regent Park

Regent Park

Dia 10/01/2012

Resolvemos conhecer a Beatles´s Zebra Crossing, a famosa faixa de pedestres do álbum Abbey Roaddos Beatles. A visita foi rápida, apenas o tempo necessário para as clássicas fotos caminhando sobre a faixa de pedestres, assim como eles fizeram muitos anos atrás.

Clique nas fotos para ampliar

beatles´s zebra crossing

Dia 12/01/2012

Esse dia foi especial. Visitamos o misterioso Stonehengee a pequena cidade de Salisbury. Estava muito frio quando sai de casa, cerca de -9ºC. Fui acompanhado da minha amiga Anne e escolhemos ir por conta própria de ônibus. Há muitas empresas que vendem pacotes turísticos, porém, além da vantagem de poder seguir seus próprios horários e ritmo indo por conta própria, saiu mais barato que ir por uma agência. Nosso ônibus partiu da rodoviária Victoria Coach exatamente no horário marcado e era muito bom, com cinto de segurança de três pontas e bancos muito confortáveis, além é claro de um eficiente sistema de aquecimento.

O destino do ônibus é a cidade de Salisbury, que é a mais próxima ao Stonehenge e é muito bonita e rica em história. De lá pegamos um ônibus turístico com destino ao Stonehenge.

Stonehenge (do inglês arcaico “stone” = pedra, e “hencg” = eixo) é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos (fonte: Wikipédia).

A visita é mágica. É impossível não sentir a energia do local. Apesar disso a visita é curta, pois só há o circulo para ser visto. Retornamos para Salisbury e aproveitamos para visitar as ruínas de um castelo.

Clique nas fotos para ampliar

Stonehenge

Stonehenge

Stonehenge

Stonehenge

Stonehenge

Stonehenge

Stonehenge

Dia 13/01/2012

Hoje foi dia de ver a troca de guarda da rainha no Palácio de Buckingham. É um desfile militar porém com muita elegância. Muitos turistas se aglomeram desde cedo para conseguir um bom lugar. A troca começa às 11.30 da manhã todos os dias de maio até julho e em dias alternados no resto do ano.

Clique nas fotos para ampliar

Dia 15/01/2012

Fomos ao Victoria and Albert Museum. Com entrada gratuita, esse museu de artes decorativas e design possui uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos. Fundado em 1852, suas coleções mostram 5.000 anos de arte.

Foi incrível visitar este museu, tamanha sua grandeza arquitetônica e histórica. O que mais me impressionou foi a vastidão de obras das mais diversas partes do mundo lá reunidas.

Clique nas fotos para ampliar

Victoria and albert museum

Dia 16/01/2012

Aproveitamos o dia para visitar o distrito de Camden Town. É um bairro famoso por suas feiras ao ar livre e mercados. É o melhor local para comprar lembrancinhas, tanto pela variedade quanto pelo preço. Também há barracas de comidas típicas de vários lugares do mundo por um preço bem bacana, vale a pena ir vários dias para experimentar diferentes culinárias.  Conta também com locais de música que estão fortemente associados à cultura alternativa.

Clique nas fotos para ampliar

Dia 17/01/2012

Nesse dia nossa aula foi de campo. Visitamos com toda a turma o Imperial War Museum, o museu da guera. Fundado em 1917 em memória das guerras em que o Império Britânico se envolveu. Exibe milhares de artefatos como veículos militares, armas, aviões de combate, etc.

Funciona diariamente entre 10 e 18h e a entrada é gratuita.

Clique nas fotos para ampliar

Imperial War

Dia 18/01/2012

Noite de gala para assistir o espetáculo Totem do Cirque du Soleil no magnífico Royal Albert Hall. O Royal Albert Hall é um salão de espetáculos com capacidade para mais de 8.000 pessoas e que foi inaugurado em 1871 pela rainha Vitória. 

O espetáculo é muito bom, como todos os outros do Cirque du Soleil que já assisti. Consegui comprar a entrada por um preço muito bom, pois era uma das últimas e ficava no que eles chamam de assento com visão parcial, porém na prática tive visão completa de tudo.

Clique nas fotos para ampliar

Dia 20/01/2012

Quem é ou foi fã de Harry Potter sabe o que é Plataforma 9 3/4. Nesse dia resolvemos ir até ela e tentar embarcar no Hogwarts Express, mas infelizmente não conseguimos atravessar a parede! Mas de toda forma valeu pela diversão! A plataforma fica na estação de trem de King´s Cross, uma das principais de Londres e existe no local uma pequena loja onde é possível encontrar artigos oficiais do filme.

Clique nas fotos para ampliar

King´s Cross – Plataforma 9 3/4

King´s Cross - Plataforma 9 3/4

King´s Cross – Plataforma 9 3/4

King´s Cross - Plataforma 9 3/4

De lá fomos ao centro e passamos por Piccadilly Circus, um dos pontos turísticos mais fotografados em Londres. Então encontramos com o pessoal do curso para um happy hour.

Clique nas fotos para ampliar

Piccadilly Circus

Piccadilly Circus

Piccadilly Circus

Dia 21/01/2012

Um passeio que gostei muito foi o de barco pelo rio Tâmisa até Greenwich. Para chegar até esse lindo parque não há opção melhor do que ir de barco.

Há várias opções de barcos e os preços costumam ser parecidos. Há um super desconto para estudantes e quem possui o cartão Oyster mensal do metrô não paga nada. O embarque aconteceu próximo ao London Eye e só desembarquei em Greenwich, porém é possível desembarcar em outros locais também.

Clique nas fotos para ampliar

Desembarcamos em Greenwich e passamos primeiro no Greenwich Market, uma feirinha de antiguidades, moda vintage e comidinhas típicas, inclusive brasileira. Depois visitamos o National Maritime Museum, onde fica a maior coleção de arte naval do mundo. De lá fomo ao lindo Parque Real de Greenwinch, onde além de lindos campos e paisagens, se tem uma vista belíssima de boa parte de Londres, inclusive a moderna. Nele também há um observatório astronômico mundialmente famoso e a linha imaginária que separa o mundo em ocidente e o oriente, o meridiano de Greenwich.

Clique nas fotos para ampliar

Dia 28/01/2012

Nos demais dias andamos muitos por Londres, fizemos compras, fomos a pubs e baladas e estudei muito também. Para quem não se lembra, o objetivo principal da minha viagem foi aperfeiçoar meu inglês e esse objetivo foi cumprido. Adquiri muitos conhecimentos e pude praticar muito o idioma, além é claro de aprender muito sobre a cultura inglesa. Passei um fim de semana em Paris também, mas isso é tema para um post específico. Todos as visitas que compartilhei nesse relato foram realizadas na parte da manhã, antes das minhas aulas, a noite, ou nos fins de semana, já que estudei de segunda a sexta no período da tarde.

Custos: 

  • As passagens aéreas foram compradas em uma promoção da KLM e paguei cerca de R$1600,00 com as taxas.
  • Levei comigo para as despesas diárias cerca de R$2.700,00. A cotação da libra na época era bem mais favorável que hoje, cerca de R$3,09 por cada libra, hoje está próximo de R$4,00. Meu gasto diário com alimentação era de cerca de 10 libras. Com transporte gastei 133 libras, já que optei pelo passe ilimitado mensal do cartão Oyster, que dá acesso tanto ao metrô quanto aos ônibus.
  • O custo do curso de inglês varia de escola para escola e de acordo com a carga horário. Recomendo que negociem diretamente com as escolas através de seus sites. Sai bem mais barato do que com agência de turismo.

Escolhi ficar em uma casa de família. Fui agraciado com uma host family que me tratou como um filho de verdade. Um grande abraço Kale e um grande beijo Joan.

despedida

Fiz muitos amigos estrangeiros e brasileiros também. Em especial três amigas que espero ter ao meu lado para o resto da minha vida: Jamila, Anne e Larissa.

amigos

Espero que tenham gostado e que eu possa ter influenciado alguns de vocês a viver uma experiência única e maravilhosa como essa! Curtam, comentem, perguntem e compartilhem!

Um grande abraço e até o próximo relato!

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

3 Comments

  1. susana 02/07/2015
    • Rozembergue 02/07/2015
  2. Tech website 14/08/2015

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!