Groot Constantia na Cidade do Cabo – A vinícola mais antiga da África do Sul

A vinícola Groot Constantia na Cidade do Cabo é a mais antiga da África do Sul. Estivemos por lá em julho e nesse post contamos como foi a nossa experiência.

Groot Constantia

Quem vai a Cidade do Cabo precisa visitar ao menos uma das muitas vinícolas da região. Nossa escolha foi a incrível Groot Constantia, a mais antiga vinícola de toda África do Sul e que é considerada patrimônio tombado pela Província Ocidental do Cabo.

Vinícola Groot Constantia

Muita gente quando resolve conhecer a África do Sul não sabe que o país produz excelentes vinhos, tendo como principal região produtora a da Península do Cabo. A vinícola Groot Constantia é uma das mais famosas e a mais antiga do país, tendo sido fundada em 1685 por Simon Van der Stel, antigo governador do Cabo da Boa Esperança.

Localizada no estado de Constantia, situado a cerca de 20 quilômetros da Cidade do Cabo, que é voltado exclusivamente para a produção de uvas, abrigando mais de 10 vinícolas. Já teve clientes importantes como Napoleão Bonaparte, Frederico O Grande e o Rei Luiz Felipe da França. Seus vinhos mais famosos são o Shiraz e o Pinotage, esse último só produzido na África do Sul e que é uma variação de Pinot Noir e Hermitage.

Groot Constantia

Tours e degustação

São várias opções de tours e degustação que acontecem diariamente, iniciando a cada hora, entre às 10 e 16 horas. Confirma as informações e preços no site da vinícola e escolha a que mais te agrada e que caiba no seu orçamento. Nós fizemos o tour VISITORS ROUTE EXPERIENCE INCLUDING CHOCOLATE. Nesse tour você conhecerá a história da fazenda, a plantação, as formas de extração da uva, produção do vinho e chocolates, finalizando com uma deliciosa degustação de vinhos e chocolates. Os tours custam a partir de 90 rands, sendo que o tour que fizemos custava 145 rands em julho de 2018. Os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria da vinícola ou pela internet.

Groot Constantia

Durante o tour um guia explica todas as etapas do processo de produção dos vinhos, desde a plantação e colheita das uvas até a maturação dos vinhos, engarrafamento e armazenamento. O guia explica sobre detalhes que os não entendidos nem imaginam que influenciam na qualidade e gosto dos vinhos, como os diferentes tipo de solo, de rolhas  e da madeira de que são feitos os barris. Essa verdadeira aula sobre o assunto, infelizmente só está disponível na língua inglesa. Visitantes que não dominam bem a língua provavelmente não conseguirão aproveitar bem essa parte da visita, podendo optar pela visita auto guiada.

Groot Constantia

Plantação de uvas – Vinícola Groot Constantia.

A degustação acontece logo em seguida, quando é oportunizado provar 5 tipos diferentes de vinho, sendo eles 01 vinho branco Sauvignon Blanc, 2 tintos Merlot e Shiraz e 01 rosé Blanc de Noir. Quem optar pelo tour com prova de chocolates faz a degustação dos vinhos acompanhada de deliciosos chocolates artesanais. Uma taça personalizada da vinícola é entregue ao final do tour como souvenir.

Groot Constantia

Aproveite para comprar garrafas dos vinhos que você mais gostou, já que dificilmente vai encontrá-los no Brasil e se encontrar será em sites especializados com preços bem mais altos do que lá. Lembre-se que terá que transportar as garrafas em sua mala despachada, não sendo permitido levá-las na cabine em voos internacionais, além é claro, de respeitar os limites e cotas estabelecidos pela Receita Federal.

Groot Constantia

Como chegar

Uma forma bem prática de chegar lá é utilizar os ônibus Hop on Hop off da City Sight Seeing South Africa, que deixam bem em frente a entrada da Vinícola Groot Constantia. Quem está de carro alugado não encontrará problemas para encontrar a vinícola seguindo o GPS e as placas. Também é possível chegar de Uber ou táxi.

Groot Constantia Wines

Vinhos Groot Constantia.

MAIS INFORMAÇÕES

Groot Constantia
Endereço: Constantia Main Road, Cape Town 7806, South Africa.
Horário: todos os dias com tour de hora em hora entre 10h-16:15h.
Site: www.grootconstantia.co.za


Leia também

Roteiro de 7 dias na África do Sul

Comidas típicas na África do Sul

Dificuldades de comunicação na África do Sul, um país com 11 línguas oficiais

Two Oceans Aquarium – O aquário da Cidade do Cabo

Tudo que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos

*O nosso tour foi uma cortesia. Agradecemos a parceira e afirmamos que todas as experiências e opiniões relatadas no blog são independentes e exprimem a realidade vivenciada pelos blogueiros.

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!