fbpx

Feriados prolongados 2020: ideias de viagens curtas e baratas

Os Feriados prolongados de 2020 prometem muitas viagens. Serão 9 feriadões nacionais, além dos feriados estaduais e municipais. Nesse post ideias de viagens curtas e baratas para viajar nos feriadões de 2020.

Feriados prolongados 2020

Em 2019 foram apenas 3 feriados prolongados. Mas 2020 será muito diferente, pois serão pelo menos 9 feriados prolongados, já que feriados estaduais e municipais podem gerar outros feriadões regionais.

Feriados prolongados 2020

Os feriados nacionais de 2020 que caem às segundas, terças, quintas ou sextas-feiras (feriadões) são:

FeriadoDataPeríodo prolongado
Carnaval25 de fevereirosábado a terça-feira
Semana Santa10 de abrilsexta-feira a domingo
Tiradentes21 de abrilsábado a terça-feira
Dia do Trabalho1º de maiosábado a terça-feira
Corpus Christi11 de junhoquinta-feira a domingo
Independência do Brasil7 de setembrosábado a segunda-feira
Dia de Nossa Senhora Aparecida12 de outubrosábado a segunda-feira
Finados2 de novembrosábado a segunda-feira
Natal25 de dezembrosexta-feira a domingo

Ideias de viagens curtas e baratas

Com tantos feriadões em 2020 é preciso começar a planejar desde já, para que possamos aproveitar bastante o ano fazendo algumas viagens curtas e baratas.

Nesse post sugerimos algumas viagens curtas e baratas (algumas nem tanto) pelo Brasil e pela América do Sul, ideais para viajar nos feriados prolongados de 2020, já que podem ser realizadas em 3, 4 ou 5 dias.

Arraial do Cabo – RJ

Se você ainda não conhece Arraial do Cabo no estado do Rio de Janeiro, encaixar uma viagem para lá em algum dos feriados prolongados de 2020 é uma excelente ideia.

Escadaria no Pontal do Atalaia. Feriados prolongados 2020.
Escadaria no Pontal do Atalaia.

A cidade ficou famosa após fotos e vídeos de suas praias de mar cristalino e manso passarem a ser compartilhadas nas redes sociais.

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, bem ao lado de Cabo Frio e a 164 quilômetros da capital carioca.

Diariamente a cidade recebe milhares de turistas vindos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Durante o verão, feriados e épocas festivas, Arraial do Cabo está sempre lotada de visitantes que buscam aproveitar suas águas calmas e cristalinas, fazer trilhas, assistir o pôr-do-sol e realizar o famoso passeios de barco.

São cerca de 10 praias, uma mais bonita que a outra, cada qual com suas próprias características, exceto a água gelada que é comum a todas. Algumas praias são de fácil acesso e outras tem acesso apenas por trilhas ou embarcações.

Uma viagem para Arraial do Cabo pode ser barata desde que planejada com antecedência, já que nos feriados a cidade fica lotada. Já na baixa temporada é bem mais barato viajar para lá.

Saiba mais no post Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar, dicas.

Capitólio – MG

Capitólio em Minas Gerais é outro destino entre os mais cobiçados do Brasil atualmente. Nos últimos a cidade se consolidou como um dos destinos de ecoturismo mais importantes do Brasil.

Lago de Furnas
Lago de Furnas

É a cidade mais conhecida de uma região que é banhada pelo Lago de Furnas e abriga muitas cachoeiras, mirantes, trilhas e atrações junto a natureza.

As atividades em Capitólio são todas relacionadas ao ecoturismo, entre elas contemplação e banho de cachoeira, passeios pelo Lago de Furnas, trilhas em meio a natureza e lindas vistas em mirantes e cânions.

Outra razão para visitar a cidade é a oportunidade de apreciar a deliciosa comida mineira, o queijo canastra e os doces.

Capitólio é um excelente destino para qualquer feriado prolongado de 2020. É verdade que os feriados são os períodos em que a cidade recebe mais visitantes, mas para que não pode viajar fora da alta temporada, o que resta é encarar a muvuca e conhecer esse paraíso.

Saiba mais no post Capitólio MG: o que fazer, onde ficar, dicas, custos e como economizar.

Ibitipoca – MG

Ibitipoca em Minas Gerais ainda é um destino pouco conhecido, mas reserva muitos atrativos para quem curte ecoturismo. São muitas trilhas, cachoeiras e vistas incríveis.

Fica na Zona da Mata Mineira a 28 quilômetros de Lima Duarte, cem quilômetros de Juiz de Fora e duzentos e cinquenta do Rio de Janeiro.

Boa parte das atrações estão dentro do Parque Estadual do Ibitipoca, uma área florestal protegida por lei e que é aberto para visitação. É um parque lindo com muitas trilhas, cachoeiras, cavernas e paredões.

Além das atrações junto a natureza, o distrito de Conceição de Ibitipoca chama atenção dos visitantes por suas ruas de paralelepípedo e construções rústicas. É um ótimo lugar para descansar depois das atividades do dia.

Como não poderia ser diferente, visitar Ibitipoca é uma bela oportunidade de apreciar a comida mineira e também as cervejas artesanais da região.

Marque esse destino para conhecer em 2020. Por se tratar de um destino onde os atrativos ficam dentro de um parque estadual, é barato viajar para Ibitipoca.

A entrada no parque custa apenas R$25 por pessoa nos finais de semana e feriados. Crianças com até 5 anos e maiores de 60 anos não pagam, já os estudantes com carteirinha pagam meia entrada.

Mas atenção, nos feriadões o parque lota logo cedo, já que há um limite máximo de visitantes por ida. É preciso chegar cedo para conseguir acesso.

Com três dias é possível fazer os três principais circuitos de trilhas do parque. Se você tem menos tempo ou não é tão fã de trilhas, pode visitar a cidade com 2 dias tranquilamente.

Saiba mais no post Ibitipoca, MG: guia para uma viagem bem sucedida do blog Viajando na Janela.

NOBRES – MT

Nobres é uma cidade em Mato Grosso famosa por seus rios cristalinos e cheios de peixes. É um ótimo destino para quem procura contato com a natureza, sem luxos e gastando pouco.

Mirante do Cerrado. Feriados prolongados 2020.
Pôr do sol no Mirante do Cerrado.

E não pense que é caro chegar em Mato Grosso por ser um destino afastado dos grandes centros das regiões sudeste e sul do Brasil. É comum encontrar passagens aéreas promocionais para Cuiabá com preços muito atrativos ou por menos de 5 mil milhas o trecho.

O melhor de tudo é poder conciliar na mesma viagem a visita a outros destinos turístico de MT como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

É na Vila de Bom Jardim, distrito de Nobres, que ficam os atrativos turísticos da região. A vila ainda é extremamente simples e o turismo ainda está se desenvolvendo por lá.

Esse destino é muito semelhante a Bonito em Mato Grosso do Sul. A maior diferença é que é um destino bem mais barato, possibilitando desfrutar das belezas naturais pagando bem menos do que se paga em Bonito.

Saiba mais no post Roteiro de 1 dia em Bom Jardim, Nobres – MT.

Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu no Paraná é um destino barato com inúmeros atrativos e que pode ser encaixado em qualquer feriado prolongado de 2020. Com 3 dias já é possível conhecer a cidade, mas o ideal mesmo é ficar pelo menos 5 dias.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro.

Essa região é um dos destinos turísticos mais belos do planeta, muito visitada por estrangeiros, talvez até mais que por brasileiros.

Você pode incluir em seu roteiro a visita aos lados argentinos e paraguaios da fronteira, que também são cheios de atrações. Ou seja, uma viagem a Foz do Iguaçu é um misto de viagem nacional com internacional.

Em um roteiro de 4 dias é possível conhecer as principais atrações de Foz do Iguaçu, da cidade argentina Puerto Iguazú e fazer umas comprinhas em Ciudad del Este no Paraguai. Tudo isso utilizando o transporte público e gastando pouco.

Os ingressos das atrações não são caros e a ampla rede hoteleira diminui o custo com hospedagem, sendo fácil encontrar opções bem econômicas e de qualidade.

Foz do Iguaçu e região tem muitas atrações além das Cataratas do Iguaçu. Há atrações para todos os gostos como visitar a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, fazer um Passeio de Kattamaram para ver o pôr do sol no lago de Itaipu, conhecer o Parque das Aves, a Mesquita Muçulmana, o Templo Budista, fazer compras em Ciudad del Este no Paraguai ou no Dutyfree em Puerto Iguazu na Argentina e até mesmo pegar uma praia artificial no Blue Park, um parque aquático de águas termais ou enfrentar temperaturas abaixo de zero no Dreams Ice Bar.

Saiba mais em Roteiro de 4, 5 ou 6 dias em Foz do Iguaçu.

Serra Gaúcha – RS

Um destino caro mas que pode ser visitado por quem tem orçamento fazendo alguns ajustes no roteiro de viagem. A Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul é um dos destinos mais charmosos do Brasil e temos certeza que você vai gostar de conhecê-la em 2020.

Portal Gramado. Feriados prolongados 2020.
Portal de Gramado na Serra Gaúcha.

Gramado e Canela são as cidades mais visitadas da Serra Gaúcha, chegando a receber mais de 6 milhões de turistas por ano.

Para economizar na Serra Gaúcha o ideal é viajar na baixa temporada, fora dos feriados prolongados. Mas se você não pode fazer isso, não deixe de fazer essa viagem. Escolha um dos feriados de 2020 e programe com bastante antecedência para conseguir reservar hospedagem com as tarifas mais baixas.

Se quiser economizar ainda mais, utilize o transporte público para se locomover entre às atrações de Gramado e Canela, compre combos de ingressos para diferentes atrações com desconto, aproveite as promoções dos sites de compras coletivas para ingressos e alimentação e escolha uma opção de hospedagem econômica.

Quem mora na região sul tem a vantagem de poder ir de carro e economizar ainda mais. Para quem vem de mais longe a melhor opção é conseguir passagens promocionais para Porto Alegre e de lá seguir de carro alugado, transfer ou ônibus para Gramado ou Canela.

Saiba mais em O que fazer em Gramado e Canela: roteiros e dicas.

Montevidéu – Uruguai

Uma opção para viagem internacional na América do Sul em algum dos feriados prolongados de 2020 é Montevidéu, capital do Uruguai.

Praça Independência em Montevidéu
Praça Independência.

Esse não é um destino barato, mas a viagem pode ser considerada barata por ser uma viagem curta, possível de ser realizada com apenas 3 dias. Você pode pensar em fazer essa viagem em um feriado prolongado de 3 ou 4 dias, ficando 2 ou 3 dias em Montevidéu.

Montevidéu é referência de qualidade de vida e segurança na América do Sul. Situada às margens do rio da Prata, talvez seja a capital sul americana mais monótoma e pacata, ainda com ares interioranos. Mesmo assim e talvez até por isso, é um destino super romântico, ideal para viagens em casal.

É considera uma das metrópole mais gay-friendly do mundo e o Uruguai foi o primeiro país do mundo a legalizar totalmente a maconha.

Saiba mais no post O que fazer em Montevidéu: roteiro de 2 dias.

Buenos Aires – Argentina

Por último um destino que por muitos anos foi o mais cobiçado na América do Sul pelos brasileiros e que esse ano voltou a ser uma opção barata de viagem internacional. Buenos Aires, capital da Argentina, encanta seus visitantes com atrações culturais, gastronômicas e passeios bate-volta como o ao Delta do rio Tigre.

Plaza de Maio em Buenos Aires. Feriados prolongados 2020.
Plaza de Maio.

Nossa última viagem para lá foi no feriadão da Proclamação da República em 2018, entre os dias 15 e 18 de novembro.  Quatro dias são suficientes para viajar para Buenos Aires, isso já contando as viagens de ida e volta. É claro que se você tiver mais dias vai aproveitar melhor a cidade.

Vale muito a pena viajar para Buenos Aires em algum dos feriados prolongados de 2020. A cidade está muito segura, limpa e organizada, além de ter muitas atrações turísticas.

Com a desvalorização do peso, moeda local, o real passou a valer em média de 10 pesos (em novembro de 2019 chegou a 14 pesos). Com isso é possível viajar para Buenos Aires realmente gastando pouco.

É possível fazer uma viagem de quatro dias, como fizemos em 2018, levando cerca de R$500,00 para cada pessoa e comer bem, passear bastante e ainda conseguir trazer lembrancinhas sem nenhum aperto. Nesse valor não estão inclusas as despesas com hospedagem e passagens aéreas.

Aproveite o momento econômico e coloque Buenos Aires na sua lista de destinos para 2020.

Saiba mais no post O que fazer em Buenos Aires: Roteiro de 4 dias.

Passagens Aéreas Promocionais

Se você pretende viajar de avião em algum dos feriados prolongados de 2020, encontre passagens promocionais em Passagens Promo, site comparador de preços que negocia as melhores tarifas com as companhias aéreas e oferece passagens com desconto.

Economize comprando com antecedência

É importante se programar para comprar as passagens aéreas com bastante antecedência, ainda mais tratando-se de feriados prolongados.

O mais recomendável é fazer as pesquisas pelo menos 45 dias antes para viagens nacionais e pelo menos 60 dias nas viagens internacionais. Mas o quanto antes você começar a pesquisar as chances de encontrar bons preços são maiores.

Crie um Alerta de Preço

Utilize a função de alertas de preços do Passagens Promo para cadastrar um alerta para um determinado destino em algum dos feriados prolongados de 2020. Dessa forma a cada alteração de preço que o trecho sofrer você receberá um e-mail informativo. É a melhor forma de não perder uma boa oportunidade de preço promocional.

Não esqueça do Seguro Viagem

Em qualquer viagem internacional é mais que recomendável contratar um seguro viagem. Se você ficar doente ou sofrer um acidente a conta do hospital pode ficar muito cara.

Mesmo em viagens nacionais o seguro viagem pode ser útil, já que além de atendimento médico você terá várias outras coberturas.

Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade.
A Segurospromo vende planos por menos de R$10 por dia nas viagens internacionais e de R$5 por dia em viagens nacionais.

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
APRIL 15 Brasil Basic APRIL 15 Brasil Basic Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 1.000 R$ 4/dia*
ITA 18 NACIONAL ITA 18 NACIONAL Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 300 (COMPLEMENTAR) R$ 20/dia*
Seguro Viagem: América do Sul
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
Affinity 15 Affinity 15 Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 9/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 9/dia*

Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.


Leia também

Cabo Frio: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

As melhores praias do leste de Florianópolis

As melhores praias do norte de Florianópolis

Maragogi: o que fazer, como chegar, dicas e praias

Canoa Quebrada no Ceará: como chegar, o que fazer, onde ficar e dicas

Roteiro de 4 dias em Bonito MS

5 roteiros de mochilão pela América do Sul

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!