Feriados de 2018: Ideias para viagens curtas e baratas

Saiba quais os feriados de 2018. Serão dez feriados nacionais, sendo nove prolongados. O ano de 2018 promete muitas viagens. Nesse post reunimos ideias de viagens curtas e baratas (algumas nem tanto) para você aproveitar os feriadões de 2018.

Feriados de 2018

O Ministério do Planejamento publicou nesta terça-feira, dia 26 de dezembro, uma portaria no Diário Oficial da União, com o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2018. O ano que vem terá nove dias de feriado nacional e cinco de ponto facultativo.

Serão muitas oportunidades para dar uma fugidinha do cotidiano e fazer viagens curtas e baratas.  Serão nove feriados prolongados, com 3 dias ou mais de folga. O carnaval, como sempre, é o mais extenso deles, com 5 dias de folga (contando a quarta-feira de cinzas). Os feriados do dia do trabalho, proclamação da República e o Natal terão 4 dias. Em todos eles vale a pena tentar conseguir um dia a mais de folga no trabalho, compensando aquelas horas que você tem a ver, para prolongar ainda mais seus dias livres. Uma boa opção para quem quer estender os feriados de 2018 é ser voluntário como mesário nas eleições, já que cada dia trabalhado vale 2 dias de folga no trabalho.

Feriados de 2018

Confira a lista dos feriados nacionais de 2018:

  • 1 de janeiro (segunda): Confraternização Universal
  • 13 de fevereiro (terça): Carnaval
  • 30 de março (sexta): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sábado): Tiradentes
  • 1º de maio (terça): Dia Mundial do Trabalho
  • 7 de setembro (sexta): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sexta): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (sexta): Finados
  • 15 de novembro (quinta): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (terça): Natal

Viagens curtas e baratas para 2018

Com tantos feriadões em 2018, é preciso começar a planejar desde já, para que possamos aproveitar bastante o ano fazendo algumas viagens curtas e baratas. Nesse post sugerimos algumas viagens pelo Brasil e pela América do Sul que podem ser feitas com 3, 4 ou 5 dias e gastando pouco (algumas não tão pouco assim).

Viagem para Santiago no Chile

O Chile foi eleito pela Lonely Planet como 1° lugar da seleção de melhores destinos para viajar em 2018. Nós já estivemos por lá algumas vezes e queremos voltar muitas outras. Se você ainda não conhece o Chile, que tal começar pela capital Santiago e em um roteiro de 5 dias conhecer as principais atrações da cidade e região.

Vista do Cerro San Cristóbal

Vista de Santiago do Cerro San Cristóbal.

Em Santiago estão alguns dos principais e mais bem estruturados centros de esportes de inverno da América do Sul. As principais estações de esqui são o Vale Nevado, Farellones e El Colorado.  O Cajón del Maipo e Embalse el Yeso, atrações localizadas na Cordilheira dos Andes, as vinícolas e um bate e volta até Valparaíso e Viña del Mar não podem ficar de fora do seu roteiro.

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso em Santiago.

Para uma viagem econômica para Santiago a melhor dica é juntar milhas na sua companhia área predileta e resgatar as passagens. É bem fácil encontrar passagens por 10 mil pontos cada trecho. Não há necessidade de contratar pacotes em agências de viagem para conhecer Santiago. Organize você mesmo sua viagem, pode ter certeza que vai economizar muito.

Vale Nevado

Vale Nevado em Santiago.

VIAGEM PARA O ESPÍRITO SANTO

Um ótimo destino, principalmente para quem mora na região sudeste, é o Espírito Santo. O estado tem lindas praias, baixo custo e a comida capixaba é deliciosa. Guarapari é uma excelente escolha para passar um dos feriadões de 2018 e para quem vai a Vitória, capital do estado, a passeio ou a trabalho.

Praia dos Padres

Praia dos Padres em Guarapari.

Com cerca de 120 mil habitantes, tem mais de 30 praias e é a principal cidade turística do Espírito Santo. Suas belas praias de areias monazíticas atraem turistas do mundo todo em busca dos efeitos terapêuticos no tratamento de doenças como artrite e reumatismo, motivo pelo qual Guarapari é conhecida como Cidade Saúde. No verão chega a receber mais de 700 mil turistas que buscam atrações como os clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e os passeios de mergulho, já que a cidade é considerada um dos melhores locais para mergulho no Brasil.

Guarapari no ES.

Praia da Areia Preta em Guarapari.

VIAGEM PARA BONITO – MS

Esse é um dos destinos “nem tanto barato” desse post. Mas nós montamos um roteiro de 4 dias em Bonito que associa as principais atrações da cidade com opções mais econômicas, para desmistificar a ideia de que Bonito é um destino muito caro, distante da realidade financeira dos nossos leitores. Temos vários posts dando dicas para montar um roteiro bacana na cidade, visitando as principais atrações e economizando onde for possível.

Gruta do Lago Azul em Bonito

Gruta do Lago Azul.

Para economizar em Bonito é melhor ir na baixa temporada, quando a maioria dos atrativos cobra preços menores. A alta temporada abrange os feriados nacionais e as férias escolares, já a baixa temporada os demais períodos. Para quem vem de estados próximos, vir de carro sai mais barato do que vir de avião e ter que alugar carro ou pagar transfer para os passeios. Quem vem de avião pode aproveitar as diversas promoções de passagens aéreas para Campo Grande e daqui seguir de carro alugado ou transfer para Bonito.

Flutuação na Nascente Azul Bonito MS

Flutuação na Nascente Azul.

VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

Outro destino caro, pode ser visitado até mesmo pelo viajante com orçamento mais curto, desde que se programe e viaje na baixa temporada. No nosso roteiro de 4 dias em Gramado e Canela, visitamos as principais atrações da região, que chega a receber mais de 6 milhões de visitantes por ano e é um destinos mais charmosos e românticos do Brasil.

Portal Gramado

Portal de Gramado na Serra Gaúcha.

Para economizar na Serra Gaúcha, além de viajar na baixa temporada, utilize o transporte público para se locomover entre às atrações de Gramado e Canela, compre combos de ingressos para diferentes atrações com desconto, aproveite as promoções dos sites de compras coletivas para ingressos e alimentação e escolha uma opção de hospedagem econômica. Para quem mora no Rio Grande do Sul e estados próximos, provavelmente ir de carro é a melhor opção. Quem vem de mais longe vai conseguir passagens mais econômicas para Porto Alegre e de lá precisa seguir de carro alugado, transfer ou ônibus para Gramado.

Bondinhos Aéreos

Cascata do Caracol em Canela.

Viagem para Foz do Iguaçu

Já Foz do Iguaçu é um destino barato e que possui inúmeros atrativos. A cidade é um dos destinos turísticos mais belos do planeta e é o segundo destino mais visitado por estrangeiros no Brasil. O mais legal é que nesse roteiro você vai visitar também os lados da fronteira do Paraguai e da Argentina, ou seja, um misto de viagem nacional com internacional.

Cataratas do Iguaçu, Brasil

Cataratas do Iguaçu vista do lado Brasileiro.

Em um roteiro de 4 dias é possível conhecer as principais atrações de Foz do Iguaçu, da cidade argentina Puerto Iguazú, visitar e fazer umas comprinhas em Ciudad del Este no Paraguai. Muito legal, não é? E isso tudo usando o transporte público! Sim, é possível conhecer todos os atrativos da região e na fronteira de ônibus, gastando bem pouco. Os ingressos das atrações não são caros e há uma ampla rede hoteleira e alguns hostels em Foz do Iguaçu, o que possibilita encontrar opções bem econômicas e de qualidade. Para quem mora no Paraná e nos estados vizinhos, o melhor é ir de carro. Quem mora mais longe pode aproveitar alguma promoção de passagens aéreas para Foz do Iguaçu.

Cataratas do Iguazu

Cataratas do Iguaçu vista do lado argentino.

A região tem muitas atrações além das Cataratas, como a visita a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, o Passeio de Kattamaram no lago de Itaipu, o Parque das Aves, a Mesquita Muçulmana, o Templo Budista, o Marco das Três Fronteiras, o comércio, restaurantes e Dutyfree em Puerto Iguazu na Argentina e o comércio em Ciudad del Este no Paraguai.

Itaipu, Foz do Iguaçu

Comportas da Usina de Itaipu.

Desejamos um 2018 cheio de paz, alegrias, saúde, amor e MUITAS VIAGENS! Esperamos que algum ou alguns desses roteiros encaixe nos seus planos. Qualquer dúvida estamos a disposição.


Leia mais

Nossa retrospectiva de 2017 para te inspirar em 2018

12 Comments

  1. Deivson 27/12/2017
    • Mochilão Barato 25/01/2018
  2. MARCIO VITAL VALENÇA 16/01/2018
    • Mochilão Barato 25/01/2018
  3. Edson Jr 17/01/2018
    • Mochilão Barato 17/01/2018
  4. Fabricio 17/01/2018
    • Mochilão Barato 17/01/2018
  5. Juliana Moreti 17/01/2018
    • Mochilão Barato 17/01/2018
  6. Marcia 18/01/2018
    • Mochilão Barato 18/01/2018

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!