Documentos necessários para viajar para Europa

Nesse post tiramos todas as dúvidas sobre os documentos necessários para viajar para Europa. A União Europeia exige uma série de documentos para entrada nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Saiba quais são e não tenha contratempos em sua Eurotrip.

documentos necessários para viajar para Europa

A documentação exigida dos brasileiros independe do estilo da viagem. Mochileiros, casais, famílias e os adeptos a viagens de luxo necessitam organizar uma série de documentos para não correr risco de ter sua entrada na Europa negada. Nós já estivemos na Europa diversas vezes e em nenhuma tivemos qualquer dificuldade para sermos aceitos na imigração, mas sempre viajamos com uma pastinha como todos os documentos exigidos pela União Europeia e necessários para comprovar nossa situação de turista.

Fique tranquilo. Se você pretende viajar para Europa a turismo e organizar a documentação indicada nesse post as chances de ser barrado na imigração em algum país europeu é mínima. Isso porque a imigração está preocupada com os estrangeiros que viajam para Europa se passando por turista mas na verdade com o proposito de imigrar. Já os turistas são sempre bem vindos.

Visto para Europa

Muitos leitores nos mandam mensagem perguntando sobre como conseguir um visto de turismo para Europa. Acontece que brasileiros não precisam de visto para visitar a Europa em viagens a turismo de até 3 meses. Isso é válido para os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen. 

Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários. São eles:

  • Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.

Entretanto, mesmo os países que não fazem parte do tratado não costumam exigir visto para turistas brasileiros. Países como a Suíça, Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia, Albânia, Suíça e outros exigem a mesma documentação durante a entrevista na imigração.

Na dúvida consulte a lista dos países que exigem visto de turismo para brasileiros no site do Itamaraty.Imigração Europa

Documentos para viajar para Europa

A documentação abaixo é obrigatória para todo viajante a turismo na Europa e deve estar em mãos durante o processo de imigração no aeroporto de chegada na Europa. Se você viajar dentro da Europa para outro país participante do Tratado de Schengen, por qualquer meio de transporte, não irá passar pela imigração novamente, valendo o carimbo de entrada no primeiro país para circulação dentro de todo o espaço de Schengen durante a validade da autorização que é de no máximo 3 meses.

Na maioria das vezes os agentes de imigração não solicitam a apresentação de todos os documentos, algumas vezes verificando apenas o passaporte. Entretanto, é extremamente indicado que você possua em mãos toda a documentação abaixo, pois caso seja solicitado e você não possua, poderá ser motivo para negativa da sua entrada na Europa.

Atenção: coloque toda a documentação em uma pastinha e tenha ela na sua mochila ou bolsa de mão, já que a imigração acontece antes do acesso a bagagem despachada. No primeiro momento apresente apenas o passaporte ao agente de imigração e caso seja necessários os demais documentos de acordo com as perguntas.

Passaporte válido

Seu passaporte deve estar válido até o fim da sua viagem. O recomendável é que tenha ao menos 6 meses de validade na chegada a Europa. Se o seu passaporte estiver próximo de vencer, não é necessário esperar que isso aconteça para solicitar um novo na Polícia Federal.

Caso você ainda não tenha passaporte leia nosso post sobre Como tirar passaporte.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Passagem de volta

Imprima sua passagem de volta pois ela provavelmente será solicitada. Em nossa última viagem o agente de imigração pediu para ver a passagem de volta e nós não havíamos imprimido ela. Porém ele aceitou ver o PDF que estava no tablet, mas o ideal é imprimir para não correr nenhum risco.

Se você não tiver a passagem de volta, a imigração pode entender que você não pretender voltar e negar sua entrada na Europa. Caso sua viagem siga para outro continente ou algum país fora do Espaço Schengen, tenha essa passagem em mãos, já que é ela que você deverá mostrar.

Comprovante de Hospedagem

Imprima pelo menos o comprovante de hospedagem do seu primeiro destino, mas tenha os das demais cidades salvos no celular, tablet ou aplicativo do site de reservas. Nós sempre usamos a Booking.com para efetuar nossas reservas e as acessamos pelo aplicativo no celular.

Quem viajar para visitar parentes ou amigos e vai se hospedar na casa deles precisa apresentar uma carta convite, conforme o modelo específico do país. É necessário que a carta seja enviada ao Brasil, para que você possa apresentá-la no processo de imigração.

Comprovantes Financeiros

O oficial de imigração pode solicitar que você comprove que tem meios de se manter durante toda sua viagem pela Europa. Nós sempre levamos o comprovante de compra de Euros, tanto faz se em espécie ou no Cartão Pré-Pago. Uma vez nos foi solicitado mostrar o valor que tínhamos em espécie. Portar cartões de crédito internacionais também serve como meio de prova e se possível com a fatura que comprove o limite disponível.

Sempre ouvimos falar que um bom valor médio por dia de viagem seria entre 40 e 60 euros, porém esse valor pode ser inferior caso você já tenha hospedagem, deslocamentos internos e passeios pagos, basta você indicar isso ao agente de imigração. De todas as nossas viagens para Europa só precisamos comprovar meios financeiros uma vez. Mas é sempre bom estar precavido.

Seguro Viagem

Para entrar na Europa é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Dependendo da sua idade e da duração da viagem, o seguro pode ter um custo alto. Porém o leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem.

Nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através do site SegurosPromo e aproveitar até 10% de desconto. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos.

Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e ganhe 5% de desconto. Para pagamento no boleto são mais 5% de desconto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.

728x90

Vale lembrar que a falta do seguro viagem pode ser motivo de deportação e sem ele você só terá atendimento médico hospitalar em hospitais particulares.

Outros Documentos que podem ser úteis

Nós sempre levamos alguns outros documentos, que apesar de não serem obrigatórios, podem ser úteis para comprovar ao agente de imigração que a motivação da viagem é fazer turismo, já que provam que você tem vínculos no Brasil. Abaixo a lista de alguns desses documentos, mas você pode levar o que achar necessário. Lembre-se de só mostrá-los ao agente se os documentos obrigatórios não forem suficientes.

  • Declaração de Imposto de Renda.
  • Comprovante de emprego no Brasil: últimos contracheques, carteira de trabalho, carteira funcional, etc.
  • Caso seja empresário, documento que comprove a situação.
  • Caso seja estudante, comprovante de matrícula.
  • Comprovante da posse de bens no Brasil: cópia de escritura, cópia de documento de veículos em seu nome.
  • Passaporte anterior que tenha comprovante de entrada e saída em outros países.
  • Cópia de diploma acadêmico.

Fique calmo e em nenhuma hipótese minta. O índice de deportação de brasileiros na Europa quando preenchem os requisitos e portam a documentação necessária é praticamente nulo. Tenha uma excelente viagem!

DÊ UM PIN PARA CONSULTAR ESSE POST MAIS TARDE


Leia também: 

Como planejar uma Eurotrip

Como escolher uma mochila de viagem

    Celular na Europa: fim da cobrança de roaming dentro da UE

Roteiro de 20 dias pela Europa

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro para 4 dias em Paris

6 Comments

  1. Jaque 27/08/2017
    • Mochilão Barato 27/08/2017
  2. Mari 19/09/2017
    • Mochilão Barato 20/09/2017
  3. Eduardo 14/11/2017
    • Mochilão Barato 14/11/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!