Dificuldades de comunicação na África do Sul, um país com 11 línguas oficiais

Quem visita pela primeira vez geralmente tem dúvidas sobre possíveis dificuldades de comunicação na África do Sul. Estivemos por lá recentemente e nesse post contamos como foi nossa experiência nos comunicando com os moradores locais no país que tem nada menos do que 11 línguas oficiais.

É seguro viajar para África do Sul

Feira de artesanato na Cidade do Cabo.

Antes de chegar a terras sul africanas, nós, dupla de amigos viajantes, pesquisamos sobre a língua e linguagens desse país. Para explicar um pouco sobre esse nosso interesse, que para muitos não tem tanta relevância, nós somos professores de língua inglesa, com especializações em linguística, o que nos desperta o interesse em aprender e imergir em assuntos profundos no cerne da língua.

País com 11 línguas oficiais

O fato é que qualquer um que visita a África do Sul, também conhecida como a nação arco-íris pelo número de línguas oficiais, mesmo sendo fluente no inglês vai se deparar com desafios em entender e se fazer ser entendido totalmente diferentes dos vividos em outros países que tem a língua inglesa como idioma oficial. Basta a informação de que o país possui 11 línguas oficiais e 8 línguas não oficiais reconhecidas como línguas nacionais para que você possa imaginar do que estamos falando. Se ainda não conseguiu, imagine-se na mesa de um restaurante onde funcionários e clientes falam várias línguas ao mesmo tempo, já que praticamente todo sul africano fala ao menos a sua língua materna, a inglesa e uma terceira de uma tribo diferente da sua.

Victoria & Albert Bay

Victoria & Albert Bay na Cidade do Cabo.

Devido à segregação racial que ocorreu durante o período do Apartheid (1948 a 1994), a língua inglesa, que é o idioma comercial, é língua materna de menos de 10% da população, majoritariamente brancos. De toda forma está presente em todo lugar, inclusive na sinalização de trânsito, rádio, TV e nos documentos oficiais. Nas principais cidades turísticas e estudantis dificilmente você encontrará alguém que não domine o inglês, mas no interior isso é comum.

A África do Sul possui uma diversidade linguística imensa, isso justifica muito pelas questões políticas e sociais dos países africanos, o que faz uma grande população migrar para o sul, onde encontram um país democrata e compromissado com as questões sociais. Esse processo migratório recebe pessoas de toda África, tendo algumas nações uma população maior que outras, como o caso da República do Congo. Para exemplificar o quantitativo de dialetos falados como primeira língua nesse país, criamos a tabela abaixo com a proporção de habitantes:

Dificuldades de comunicação na África do Sul

Proporção dos habitantes que falam cada dialeto.

Dificuldades de comunicação na África do Sul

Como viajantes olhamos para uma tabela como essa e podemos nos assustar. Mas isso não é necessário, criamos esse artigo com o intuito de ilustrar e exemplificar a riqueza cultural e também fonética desse país, além de tranquilizar o viajante.

O povo sul africano é extremamente proativo e as pessoas tentam nos ajudar caso percebam nossa dificuldade na compreensão do que falam na língua inglesa, já que sabem que possuem pronúncia muito carregada e regionalismos marcantes. Eles são muito alegres e adoram conversar e saber sobre nossa cultura e curiosidades, o que é uma porta para perguntarmos sobre as curiosidades locais. Sempre que pudemos fizemos isso.

É seguro viajar para África do Sul

Market on Main em Joanesburgo.

Para nós brasileiros é muito importante ter a noção de que estamos viajando para um país democraticamente novo, onde a política e assuntos referentes são muito vivos. Quando eles iniciarem uma conversa falando de política não use o bordão “não gosto de política” ou “política não se discute”, já que por lá, é muito importante gostar, saber e debater sobre política e é uma ótima oportunidade para aprender, praticar a língua inglesa e fazer amizades.

Outro aspecto muito natural é adentrar a qualquer estabelecimento e ouvir um atendente conversar com outro em outro idioma. Não se assuste e não pense que isso é falta de respeito. É simplesmente a manutenção de suas culturas. Eles são muito expressivos e gostam de conversar. Fique tranquilo, não estão falando mal de você, mas se isso acontecer, com certeza você não irá entender e nunca vai ficar sabendo. Esses atos são muitos comuns em restaurantes, os quais possui uma característica individual e típica de cada país, por exemplo, quando vamos aos restaurantes dos indianos, eles falam conosco em inglês com o sotaque irreconhecível, mas também se comunicam entre eles e com os clientes indianos na língua materna, o que é uma forma de reconhecimento cultural e de aproximação. Fato esse que é recorrente em todos os restaurantes típicos, inclusive os restaurantes brasileiros.

Dificuldades de comunicação na África do Sul

Praia Camps Bay em Cape Town.

Por fim, relatamos que nossa experiência na África do Sul, independente das variantes linguísticas locais, do país ter sido uma colônia inglesa, o que para muitos traz um problema fonético, não enfrentamos nenhum problema grave na comunicação na língua inglesa, mas era recorrente solicitar que repetissem ou ainda que falassem um pouco mais devagar, solicitações essas feitas sempre com educação, afinal sou eu quem não compreendo. Portanto, educação e respeito não devem faltar na hora de preparar sua mala a caminho da África do Sul.

Em breve lançaremos um vídeo com as expressões mais comuns nas cidades visitadas e os vocábulos mais difíceis de compreender, isso com o intuito de ajudar os viajantes que tem como destino esse país. Mas pode ter certeza que se o seu objetivo é conhecer esse lindo país e aproveitar para praticar o seu inglês, vá a África do Sul, com certeza não irá se arrepender.


Leia também

Comidas típicas na África do Sul

Two Oceans Aquarium – O aquário da Cidade do Cabo

Groot Constantia na Cidade do Cabo – A vinícola mais antiga da África do Sul

Tudo que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!