Curitiba sediou o 2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV

Curitiba sediou entre os dias 1 e 4 de novembro de 2018 o 2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de viagem. Mais de 130 blogueiros de viagem estiveram na cidade para assistir as palestras, visitar pontos turísticos e se divertir nos restaurantes e bares de Curitiba e região.

Encontro Blogueiros Curitiba

Foto: Márcia – Mulher Casada Viaja.

A cidade de Curitiba foi o destino escolhida para sediar a edição de 2018 do ERBBV – Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, tendo em vista que é reconhecidamente um grande destino turístico e está extremamente preparada para receber os mais diversos tipos de eventos.

Museu Oscar Niemeyer Curitiba

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Helen Pusch – blog Recordações de Viagem.

Com ajuda dos parceiros Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, dos apoiadores BelviturCurta Curitiba e Serra Verde Express e dos patrocinadores TripAdvisorSeguros PromoEasysim4uViajaNet e Booking, o 2º ERBBV foi um sucesso e com certeza trará frutos não só para os participantes, mas para o turismo em Curitiba, graças a divulgação realizada pelos blogueiros em suas redes sociais e respectivos blogs.

Torre de Curitiba

Blogueiros e o prefeito de Curitiba na Torre Panorâmica. Foto: Jair Prandi – Viagens e Caminhos.

Os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a blogosfera do mundo das viagens e também o networking entre os blogueiros dos diversos blogs presentes, independente do nicho e estilo de viagem. Mas o melhor de tudo foi poder conhecer mais da linda Curitiba, sendo que para muitos blogueiros essa foi a primeira oportunidade de estar na cidade, além da experiência ímpar de viajar de trem em terras brasileiras.

Espaço Cultural Capela Santa Maria

Palestras no Espaço Cultural Capela Santa Maria.

RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

RBBV é uma rede de blogueiros de viagem criada em 2011 e que atualmente conta com mais de 1.300 membros. Seu objetivo é a troca de experiências e consequentemente crescimento em conjunto dos blogs de viagem brasileiros, buscando a profissionalização e estabelecendo padrões de relacionamento com o mercado. Foi idealizada pela Claudia Beatriz do blog Aprendiz de Viajante e o Mochilão Barato faz parte da rede desde o início de 2016.

Encontro Blogueiros Curitiba

Blogueiros da RBBV. Foto: Blog Destinos Por Onde Andei

2º Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV

Os principais objetivos do encontro foram reunir parte dos blogueiros da rede para que eles pudessem se conhecer, reencontrar e confraternizar, estreitando os laços já existentes no mundo digital. Além dos passeios, foram 2 dias completos de palestras visando compartilhar conhecimento, novas parcerias entre os próprios blogueiros e também com empresas do setor de turismo e a divulgação das atrações turísticas da cidade e dos estabelecimentos que de alguma forma receberam os blogueiros.

Parque Tanguá Curitiba

Parque Tanguá.

Mercado Municipal e o Espaço Cultural Capela Santa Maria foram palco das palestras, mesas redonda e workshops. Bares e restaurantes como o Hard Rock Cafe Curitiba, o GARDS Rooftop, Ópera Arte e O Jardineiro foram escolhidos para as confraternizações noturnas, após dias repletos de atividades.

Vale da Música Curitiba

Vale da Música, Ópera de Arame

Hard Rock Cafe Curitiba

A abertura oficial do evento aconteceu no Hard Rock Cafe Curitiba, localizado no bairro do Batel, rede ícone dos amantes do rock’n’rool em todo o mundo. A decoração, estilo, estrutura, atendimento e animação dos funcionários propocionaram uma noite inesquecível para todos os blogueiros presentes.

Hard Rock Cafe

Morretes e Trem do Pôr do Sol

No 2° dia do encontro fomos convidados pela Serra Verde Express para conhecer a cidade de Morretes, no litoral paranaense. Na ida saímos de Curitiba às 08:30h de micro ônibus, seguindo pela Estrada da Graciosa até Morretes. Lá pudemos provar o famoso prato barreado, típico da cidade, acompanhado de frutos do mar no restaurante Madalozo, um dos mais tradicionais da cidade.

Restaurante Madalozo

Morretes no litoral paranaense.

A volta a Curitiba foi de trem às 15h no fantástico passeio do Trem no Pôr do Sol com duração de cerca de 3:30h. 😉 Bate-volta imperdível para quem tem um dia livre em Curitiba.

Trem Curitiba x Morretes

Trem do Pôr do Sol.

Saiba mais no post Passeio de trem em Morretes do blog Chicas Lokas.

Palestras

No 1º dia de palestras, o Mercado Municipal de Curitiba recebeu os membros da RBBV em seu auditório super estruturado para um dia inteiro de muitas palestras. Durante os intervalos os blogueiros puderam conhecer melhor o mercado, setores de Hortifrutigranjeiros, orgânicos, artesanato e as praças de alimentação. O destaque foi o delicioso pastel da Pastelaria Curitiba, uma das mais tradicionais da cidade.

Mercado Curitiba

Praça de alimentação do mercado.

O 2° dia de palestras aconteceu no Espaço Cultural Capela Santa Maria, no centro de Curitiba. Construída em estilo neoclássico, foi inaugurada em 1939. Atualmente funciona como sala de concertos e de da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal.

Espaço Cultural Curitiba

Espaço Cultural Capela Santa Maria.

Jantares e Happy Hours

Na 2ª noite do encontro os participantes foram recebidos no bar GARDS Rooftop para um Happy Hour exclusivo para descontrair e colocar o papo em dia. O destaque ficou para o cocktail Moscow mule, feito com vodka, cerveja sabor de gengibre picante e suco de limão, tradicionalmente servido em caneca de cobre decorada com uma fatia de limão em sua borda. 😉 Perfeito!

Moscow Mule GARDS Rooftop

Na 3° noite fomos muito bem recebidos na Ópera de Arame em seu resturante Ópera Arte para um delicioso jantar com direito a concerto de música do projeto Vale da Música no palco flutuante.

Ópera de Arame a noite

Ópera de Arame.

A Ópera de Arame foi constituída com estrutura tubular e teto transparente e é um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba. Desde 1992 recebe diversos espetáculos e tem capacidade para 1.572 espectadores.

Palco flutuante Ópera de Arame

O jantar de encerramento aconteceu no Restaurante O Jardineiro e contou com música ao vivo de qualidade, comida e sobremesas deliciosas e muita animação dos participantes.

Restaurante O Jardineiro

Foto: divulgação.

O restaurante acaba de inaugurar sua happy hour que acontece às quintas, sextas e sábados, a partir das 19 horas, com cardápio especial e diversas atrações culturais.
😉Aprovadíssimo!

Happy Hour O Jardineiro

Outras atrações de Curitiba

No domingo bem cedo, alguns participantes foram conhecer a Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, que abriu as portas do seu estádio para uma visita exclusiva dos blogueiros, com uma programação super especial.

Arena da Baixada

Foto: divulgação.

Saiba mais no post Visita a Arena da Baixada do blog Viajantes por opção.

Já quem preferiu dormir até mais tarde, foi conhecer a famosa feirinha que acontece todos os domingos no Largo da Ordem, local onde fica o Cavalo Babão, uma obra do artista plástico Ricardo Tod inaugurada em 1995 que solta água pela boca e foi esculpida em homenagem aos tropeiros que saíam do interior rumo a Curitiba no século XX e deixavam seus cavalos atrelados no centro da cidade.

Cavalo Babão

A feira acontece todos os domingos das 9h às 14h e abriga barracas de artesanato de madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica, etc, além de pinturas em telas, música, teatro de rua. 😉 Imperdível!

Feirinha Curitiba

Quem chegou na cidade antes do período oficial do evento ou esticou a estádia até a segunda-feira pôde participar de outros tours como o Tour Comida de Boteco, organizado pela Carol Moreno do blog Mochilão Tips e conhecer cantinhos especiais como o Café do Viajante, que tem como sócio o Robson Franzói do blog Um Viajante.

Saiba mais no post Tour Comida de Buteco do blog Latitude Infinita.

Quem chegou cedo no primeiro dia do encontro teve a opção de fazer um tour com o ônibus turístico da prefeitura de Curitiba. O ônibus da Linha Turismo percorre 46 km e possui 25 paradas ao preço de R$ 45,00, com direito ao primeiro embarque e mais 4 reembarques.

Rua 24 horas Curitiba

Rua 24 horas.

É uma ótima opção para quem quer conhecer os pontos turísticos da cidade sem se preocupar com alugar um carro, descobrir qual a melhor opção de transporte público para cada atrativo e com certeza sai mais barato do que chamar um carro de aplicativo para cada trecho.

Saiba mais no post Como é o passeio de ônibus turístico pela cidade de Curitiba do blog Qualquer Viagem.

Tivemos ainda a oportunidade de particiar do Walking tour pelo Centro Histórico organizado pelo Instituto Municipal do Turismo e de um tour de bike passando por alguns pontos turísticos da cidade organizado pela Kuritbike.

Jardim Botânico Curitiba

Jardim Botânico.

Principais organizadores
Como participar da RBBV

Se você tem um blog de viagem e quer participar da RBBV, acesse o site da rede para verificar quais as condições para associação e junte-se a nós no próximo encontro.

encontro de blogueiros Curitiba

Klécia – Fui Ser Viajante, Murilo – Volto Logo, Márcia – Mulher Casada Viaja, Gisele – Destinos Por Onde Andei.


Leia também

Encontro de blogueiros Pocando no ES

6 Comments

  1. Jair Prandi 12/11/2018
    • Mochilão Barato 12/11/2018
    • Mochilão Barato 15/11/2018
  2. Marcia 20/11/2018
    • Mochilão Barato 21/11/2018

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!