fbpx

Como acompanhar a cotação do dólar hoje: comercial e turismo

Com certeza quem já viajou para o exterior ou fez compras em sites internacionais já teve dúvidas sobre como acompanhar a cotação do dólar e qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo. Pode parecer complicado, mas é algo bem simples. Nesse post explicamos a diferença e damos dicas para você conferir a cotação atualizada do dólar facilmente.

dólar hoje
Site Dólar Hoje.

*Post publicitário

Como checar a cotação do dólar hoje

Na era da informação é muito fácil checar a cotação do dólar e qualquer outra moeda pela internet. Há vários sites com essas informações e que fazem a conversão de moedas. O site Dólar Hoje além de informar em tempo real a cotação do dólar e outras moedas, disponibiliza uma extensão do navegador Chrome que atualiza instantaneamente com as cotações e permite converter valores em dólar para real automaticamente. Pode ser muito útil para quem está planejando uma viagem e esperando o momento certo para comprar dólares.

Nele você encontra várias informações e explicações importantes sobre moedas estrangeiras e tem uma aba com informações de onde encontrar dólar barato em sua cidade. Você também pode acompanhar a cotação do dólar curtindo a página deles no Facebook, seguindo no Twitter ou recebendo as informações por e-mail.

O dólar americano

O dólar americano é a moeda mais utilizada no mundo, também conhecida como moeda internacional. Emitida pelo Banco Central dos Estados Unidos da América, é uma das moedas mais fortes e a sua cotação influencia a economia global. Os símbolos mais usados para indicar o dólar americano são o US$ e o USD.

dólar americano
Dólar americano.

Outros dólares

Geralmente quando alguém usa o termo “dólar”, é ao dólar americano que se refere, apesar de outros países terem seu “próprio dólar”, como o dólar canadense do Canadá e o dólar neozelandês da Nova Zelândia.

Alguns países utilizam o dólar americano como moeda oficial, como o Equador, El Savador, Panamá e Porto Rico.

Que dólar comprar?

Mas não se confunda. Apenas quando você for para algum país que tenha seu “próprio dólar”, como Canadá e Nova Zelândia, que você comprará “outro tipo de dólar”, como o dólar canadense ou neozelandês.

Para viajar para os Estados Unidos você precisa de dólares americanos. Para países que tenham moedas fracas e que não tenham bom valor de compra no Brasil, é indicado comprar dólares americanos no Brasil e ao chegar no país destino fazer a troca de dólar para a moeda local. Um exemplo é a África do Sul.

Há também alguns países que proíbem a venda da sua moeda no exterior, sendo necessário comprar alguma moeda forte no Brasil, como o dólar e trocar pela moeda local ao chegar no país. Um exemplo é o Marrocos, que proíbe por lei levar o dirham marroquino (moeda local) para fora do país. Quem viaja para lá precisa levar uma moeda forte como o dólar para trocar pela moeda marroquina já no Marrocos, já que o nosso real não é bem valorizado por lá.

Diferença entre dólar comercial e turismo

Essa dúvida é bem comum. Os noticiários sempre informam a cotação do dólar comercial e turismo. A maioria das pessoas não tem ideia da diferença entre esses termos e acaba por assimilar apenas o valor mais baixo anunciado pelo apresentador do jornal na televisão ou impresso na capa dos jornais.

Mas afinal, qual a diferença entre o dólar comercial e dólar turismo?

O dólar comercial e turismo na verdade são cotações diferentes para a mesma moeda, o dólar americano. O dólar comercial, que é o que tem cotação mais baixa, é utilizado apenas nas transações comerciais eletrônicas entre bancos e grandes empresas. Define as taxas de conversão do dólar para o real no pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo. Sua cotação não vale para compra de moeda em espécie, compras com cartão de crédito e turismo em geral.

Então esqueça o dólar comercial. Se tratando de turismo ou compras pela internet, o que interessa é o dólar turismo, que é a moeda física, em espécie ou carregada em cartões pré-pagos e também o utilizado pelas administradoras de cartões de crédito. É o dólar negociado nas casas de câmbio e acessível ao turista.

O lado ruim disso tudo é que o dólar turismo é sempre mais caro do que o dólar comercial, já que nele estão embutidos custos e impostos.

Valor para compra e para venda do dólar turismo

É preciso levar em conta também a cotação para compra e para venda do dólar turismo. O termo “compra” refere-se ao ato da casa de câmbio comprar dólares que você tenha, talvez por ter sobrado de uma viagem. Já o termo “venda” a quando você vai até uma casa de câmbio com reais para comprar dólares.

Ou seja, quando você chegar em uma casa de câmbio para trocar reais por dólares a cotação do dólar turismo que te interessa é a de “venda” e quando você vai trocar dólares por reais é a de “compra”.

Qual a hora certa de comprar dólares para sua viagem

Indicamos que assim que marcar uma viagem internacional já comece a acompanhar a variação do dólar. Aproveite as baixas e vá comprando aos poucos, assim ao final você terá dólares a um bom preço médio. Não terá comprado sempre nas cotações mais baixas, mas também não terá comprado tudo na cotação mais alta, como pode acontecer se você deixar para última hora.

Vai para Europa? Leia Qual moeda levar para Europa – Euro, Libras, dólar ou reais?

Vai para o Chile? Leia Câmbio em Santiago: que moeda levar para o Chile

Leia também

Quanto custa ir para os EUA?

Nova Iorque por conta própria gastando pouco

Roteiro de 10 dias pela Califórnia

Miami Beach gastando pouco

Orlando para Adultos: Universal, SeaWorld e Busch Gardens

Key West, um pedaço do Caribe na Flórida!

*Esse é um post publicitário. Os posts publicitários exibem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante. Os Mochilão Barato não têm relação direta com os anunciantes e não influencia na mensagem.

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!