Comidas típicas na África do Sul

O Mochilão Barato foi conhecer a África do Sul. Em um Roteiro de 7 dias passamos pela capital Joanesburgo e pela mundialmente famosa Cidade do Cabo. Nesse post falamos sobre as comidas típicas na África do Sul.

table mountain

Table Mountain – Cidade do Cabo

Durante o voo, a caminho do continente africano, conversávamos sobre a obvia diversidade cultural e gastronômica que iríamos encontrar na África do Sul durante nossa primeira visita ao país, mas não imaginávamos que o contraste com a nossa realidade seria tão grande. Já em Joanesburgo, a primeira cidade que visitamos, pudemos perceber as distintas influências na gastronomia local.

Joanesburgo

Como bons viajantes, nos aventuramos nos restaurantes e feiras locais, buscando conhecer um pouco da cultura local e dos países vizinhos, presentes na África do Sul graças ao grande número de imigrantes estrangeiros. Logo ao desembarcar em Joanesburgo fomos conhecer a cultura local e matar nossa fome em uma feira bem típica e famosa.

Arts on main, Joanesburgo

Feira Market on Main

Market on Main

Fomos a Market on Main, onde tivemos a oportunidade de conhecer os artesanatos locais e de toda a África, bem como a culinária local e dos demais países africanos, que de alguma forma somam a diversidade cultural sul africana. Pudemos observar, aprender e provar distintas culinárias como da Etiópia, Congo, Zimbábue, Madagascar, Índia, China, Inglaterra, Portugal, dentre outros países.

Arts on Main

Arts on Main em Joanesburgo

Essa feira fica localizada na região de Maboneng e acontece sempre aos domingos, sendo um local ideal para apreciar uma boa comida, beber algo e comprar arte e artesanato. A entrada é gratuita e toda a região ao entorno vale a pena ser conhecida. O artesanato no em torno da galeria é bem mais barato, caso queira levar uma lembrança.

Arts on main, Joanesburgo

Preparação de prato típico do Zimbábue

*Market on Main, 264 Fox Street – 2001 Joanesburgo. Todos os domingos das 10 às 15h. Entrada gratuita

Adiantamos que a culinária sul africana é marcante pela paixão as variadas “peri peris”, as pimentas. Caso você tenha alguma restrição a essa iguaria ou não gosta, fique atento aos pratos e solicite que retire do seu pedido. Em suma, a inserção das pimentas são deliciosas e agregam um sabor inesquecível aos pratos locais, como a carne de cordeiro, cape malay food – um tipo de bolo de carne com batatas e cheio de iguarias trazido da Malásia e Indonésia somado a cultura local e o delicioso kingklip, um delicioso peixe rosado com batatas fritas temperado com peri peri e molhos.

Peixe com batatas fritas

Kingklip – Market on Main

Além dos restaurantes locais, você pode desbravar os restaurantes típicos de outras nacionalidades com ótimos preços e incríveis experiências. Esses restaurantes você encontrará principalmente na área central, tanto de Joanesburgo, quanto na cidade do Cabo.

Café da manha sul africano

O café da manhã é um ponto forte do país. Devido a influência britânica, sempre é servido com ovos, bacon, torradas, salsicha, café, suco e uma fruta, tudo preparado na hora.

Café da manhã África do Sul

Café da manhã em Joanesburgo

Cape Town

Na Cidade do Cabo, você irá se deliciar com os pratos típicos locais, como os frutos do mar. A pimenta é marcante e soma a família “peri peri” a incrível geleia de pimenta, que eu tive que comprar em um supermercado e trazer para o Brasil. Os chocolates e tortas são outras iguarias que não pode deixar de provar, a torta de malva e os chocolates locais são incríveis, recomendamos que vá a um mercado e compre as marcas locais para experimentar.

Victoria & Albert Bay

Victoria & Albert Bay

Victoria & Albert Bay

Visite a Victoria & Albert Bay e seus restaurantes, já que além de ser uma região linda, a comida é maravilhosa e com bons preços. Escolhemos almoçar no Ocean Basket e recomendamos por ser o mais acessível da região. O prato para duas pessoas com ostra, camarão, arroz, batata, polvo e peixe “prawn calamari” custou Zar 295,00, cerca de R$85. Conheçam essa incrível região e vivencie a experiência única de almoçar ou jantar a beira-mar com vista para a Table Mountain.

Calamari

Calamari para 2 pessoas

On Long Street

Essa é uma rua totalmente turística com vários cafés, restaurantes, lanchonetes de fast-food, galerias de artesanato e próximo à uma feira de rua. Uma dica de alimentação é jantar nos restaurantes indianos da Long Street e para os que gostam de uma boa cerveja ou vinho, aproveitar o happy hour a partir das 17 horas e os preços reduzidos das bebidas.

Cape Town Lamb

Cape Town Lamb

Vinhos na Cidade do Cabo

E por fim, os vinhos, ah os vinhos! A uva Pinotage, típica da África do Sul, é super saborosa, doce e de um cheiro inigualável. Não deixe de tomar um vinho tinto dessa uva e ainda de provar os vinhos rosê desse país, para esse último, indicamos que compre nos mercados, encontrará ótimos vinhos e com valores incríveis.

Groot Constantia Wines

Vinhos Groot Constantia

Não deixe de conhecer uma das muitas vinícolas da cidade. Nossa escolha foi a incrível Groot Constantia, que foi fundada em 1685 e é uma das mais antigas da África do Sul, tendo sido tombada como Patrimônio Histórico pela Província Ocidental do Cabo.

Fica localizada numa região rodeada por montanhas, em um local incrivelmente lindo e são várias opções de passeios, onde se conhece a história da fazenda, da plantação, das formas de extração da uva, produção do vinho e chocolates e claro, com degustação de vinhos e chocolates.

Groot Constantia

Plantação de uvas- Groot Constantia

Um alerta para que gosta da rede KFC: cuidado ao solicitar os combos, pois eles são muito apimentados, mas você pode solicitar que façam sem ou com menos pimenta. As redes de fast-food são uma alternativa para quem não se adaptar e são facilmente encontradas nas grandes cidades.

O chá de Rooibos, também conhecido como chá vermelho, é o chá mais famoso da África do sul e nos faz lembrar o chá inglês e logo, nosso chá preto. Ele é bem saboroso e pode acompanhar uma sobremesa ou um dos deliciosos pratos locais.

Já a Amarula, super famosa em todo mundo, para quem não sabe, é produzida a partir de uma fruta mística da África do Sul chamada Marula. Além do licor, por lá podemos provar e nos deliciar dos bombons, trufas, geleias, balas e uma vasta linha de produtos a base da Marula. Quem quiser trazer para o Brasil, pode deixar para comprar no Duty Free do aeroporto e economizar um pouco. 

Café da manhã África do Sul

Sanduíche de salmão defumado

Enfim, não deixe de provar a deliciosas culinária sul africanas e demais países presentes nos restaurantes internacionais de Joanesburgo e Cidade do Cabo. Provar a cerveja e os vinhos locais também são experiências imperdíveis. Sem dúvidas, conhecer a culinária local é um dos pontos altos de cada viagem e a África do Sul é um daqueles destinos que encantam o paladar não só pelo sabor da comida, mas também pela aparência, cuidado no preparo e explosão de cores.


Leia também

Dificuldades de comunicação na África do Sul, um país com 11 línguas oficiais

Two Oceans Aquarium – O aquário da Cidade do Cabo

Groot Constantia na Cidade do Cabo – A vinícola mais antiga da África do Sul

O que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!