fbpx

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Visitar o Rio de Janeiro é ter uma experiência única, afinal, a Cidade Maravilhosa faz jus ao apelido. Do primeiro ao último dia, os turistas contam com um roteiro completo de atividades. São atrações para todos os gostos e bolsos e para quem quer economizar, existem várias opções de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Conheça alguns!

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O turismo no Rio de Janeiro vai além das belas praias, Corcovado e do Pão de Açúcar. Cada vez mais os visitantes estão buscando diferenciar o roteiro, incluindo opções culturais, gastronômicas e passeios adentro, não ficando mais restritos aos melhores bairros do Rio de Janeiro.

E o melhor é que existem várias opções de passeios gratuitos. Quer conhecer quais são? Veja!

1. Paço Imperial

Está entre as construções coloniais mais importantes do Brasil, já que foi a Casa dos Governantes, Paço Real e Paço dos Vice-Reis. Esse centro cultural possui lojas, biblioteca de arte e oferece exposições e amostras o ano todo, contando com os mais variados estilos, como teatro, cinema, fotografia, pintura e música.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

2. Pista Cláudio Coutinho

Uma caminhada incrível ao longo das encostas do Pão de Açúcar e Morro da Urca, está na lista de passeios gratuitos porque vale muito à pena fazer. O plano de fundo é formado por vistas fascinantes, inclusive do Cristo Redentor. O lugar proporciona tranquilidade, paz e um contato profundo com a natureza.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

3. Parque das Ruínas

O Centro Cultural Parque das Ruínas é o principal atrativo do bairro, com atividades teatrais, musicais e circenses. Mas o que mais chama a atenção é o mirante, que oferece uma vista incrível do Centro, Baía de Guanabara e da Lapa. Além desses, o centro também oferece um charmoso café e o Parque Musical, que possui instrumentos que podem ser tocados pelos visitantes.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

4. Museu Nacional de Belas Artes

Aos domingos a entrada é gratuita, mas se você for visitá-lo outro dia da semana, pagará um valor simbólico. O museu oferece descobertas fascinantes das obras de diferentes estilos. Entre elas, escultura, desenho, pintura e gravura, entre um acervo com mais de 70 mil peças.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

5. Trilha da Pedra Bonita

Relativamente fácil, é indicado para quem não tem muita experiência em trilhas e querem contemplar um dos mais belos visuais da cidade. O percurso leva em torno de 30 minutos, com início na Estrada das Canoas. Ao chegar ao topo, é possível contemplar um ângulo perfeito da Floresta da Tijuca, a Zona Oeste, Zona Sul e a Pedra da Gávea.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Saiba mais sobre a Trilha da Pedra Bonita no blog Deixa de Frescura.

6. Cachoeiras do Horto

Sim, a região possui belas cachoeiras, mas vamos destacar as cachoeiras do Horto, que ficam na Zona Sul da cidade. Suas diversas quedas d’água ficam dentro do Parque Nacional da Tijuca e são ótimas pedidas no verão, quando as praias estão lotadas. Entre as principais, estão: Gruta, Chuveiro e a cachoeira dos Primatas. Aproveite ainda as belezas da floresta nativa.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

7. Favela Tour

Diferente de tudo o que você já visitou, fazer um tour pelas favelas do Rio de Janeiro proporciona uma experiência única. Existem vários morros pacificados e que recebem turistas, mas nem todos oferecem tour grátis pela favela.

Entre as opções, você pode fazer um favela tour gratuito em Santa Marta, que fica em uma das regiões mais fascinantes do Rio. Ela possui moradores alegres e cheios de histórias para contar, além de oferecer experiências inesquecíveis aos turistas.

São diferentes projetos sociais para conhecer, visita à escola de samba Mocidade Unidas do Santa Marta, estátua de Michael Jackson e uma caminhada até um dos mais fascinantes mirantes. De lá do alto é possível se deslumbrar com a vista do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Baía de Guanabara e do Maracanã.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

8. Parque Lage

O Parque Lage é público e fica ao pé do Corcovado, conta com ampla área verde e jardins exuberantes. Você pode aproveitar para fazer piquenique, conhecer o palacete central e diversas plantas e flores, como também visitar uma pequena caverna que possui um aquário. É uma opção de passeio para quem quer ter mais contato com a natureza, em um lugar calmo e charmoso.

8 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Essas são algumas das principais opções de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Gostou? Conhece outros?

O blog Viagens e Caminhos preparou uma lista com 56 Pontos turísticos do Rio de Janeiro, um verdadeiro guia sobre o que fazer na cidade maravilhosa.

Está em busca de um roteiro detalhado pelo Rio de Janeiro? Veja as sugestões de roteiro de viagem Rio de Janeiro: 3, 5, 7 dias que o blog Lets Fly Away preparou.

Tem tempo livre na cidade? O blog Aprontando as Malas tem um post com 10 Lugares para viajar no Rio de Janeiro em um fim de semana.

Imagens: Pixabay


Leia também

O que fazer no Rio de Janeiro, quando ir e dicas de segurança por Tire a Bunda do Sofá

Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Búzios RJ: praias, o que fazer, onde ficar, dicas importantes.

Cabo Frio no post Cabo Frio: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Travessia Petrópolis x Teresópolis – Serra dos Órgãos

Roteiro de 4 dias em Bonito

Roteiro de 4 dias em Gramado e Canela – Serra Gaúcha

Roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu

5 atrações imperdíveis da cidade de São Paulo

Roteiro de 2 dias em Guarapari

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide

3 comentários

  1. Aryane 26/06/2018
    • Mochilão Barato 26/06/2018
  2. Aline 19/11/2018

Deixe um comentário