Encontro de blogueiros Pocando no Es

O Mochilão Barato teve o prazer de participar do Pocando no ES, um encontro de blogueiros de viagem organizado com o intuito de promover o turismo no estado do Espírito Santo. O encontro aconteceu entre os dias 7 e 9 de abril (sexta a domingo) de 2017 e contou com a presença de 10 blogueiros de fora do ES, além de diversos blogueiros capixabas.

Vitória e Vila Velha Espírito Santo

Foto aérea de Vitória e Vila Velha

O evento, que já está em sua 2ª edição, foi idealizado e organizado por Deivson Santana, autor do blog Capixaba na Estrada. Foram 3 dias explorando gastronomia, cultura, praias, rios e lagoas da região metropolitana de Vitória e do sul do estado. As cidades visitadas foram Vitória, Vila Velha, Marataízes, Anchieta e Guarapari. Os blogueiros contaram com o apoio do guia Marcelo Ribeiro, do blog Guia & Turismo, que nos repassou um pouco de seus conhecimentos sobre os pontos de interesse turísticos e religiosos, cultura e culinária capixaba.

Quem representou o nosso blog foi o blogueiro Rozembergue, que voltou a visitar o sul do Espírito Santo após cerca de 14 anos e foi surpreendido com belas praias, bem cuidadas e com excelente infraestrutura, com a calorosa recepção do povo capixaba aos turistas e com a deliciosa comida regional.

Pocando no ES

Mas o que afinal significa Pocando no ES? Pocar é uma gíria muito usada pelos capixabas e que, dentre outros significados, expressa que algo lotou, estava muito animado, deu certo, foi um sucesso. Os capixabas costumam dizer “a festa pocou”, “a balada está pocando”, “essa noite vai pocar” e nessa linha o Deivson resolveu chamar o encontro de Pocando no ES.

Dez blogs de fora do ES foram convidados a participar. A Patrícia representou o Bagagem de Memórias, a Gisele o Viajadas, o Jonathan o Eu Vou de Mochila, a Sofia o Tô Pensando em Viajar, a Cristina o Viajante Comum, o Fábio o Viagens Cine, o Rozembergue o Mochilão Barato, a Gezaine o Mineiros na Estrada, a Liliana o Catálogo de Viagens e a Camila o O Melhor Mês do Ano.

Pré-encontro

Na sexta-feira, antes mesmo da abertura oficial do evento, o Pocando no ES já mostrava que um dos pontos altos do encontro seria a gastronomia. Logo no primeiro dia do evento, os blogueiros de fora do ES, que já estavam em Vitória foram recebidos com um delicioso almoço no Restaurante Enseada Mediterrâneo, que participava da Restaurant Week e fica localizado na Enseada do Suá, com uma linda vista para o mar.

Em seguida, e foi aí que eu me juntei a turma, todos os blogueiros participantes do evento foram convidados a conhecer a Chocolateria Brasil e participar de uma deliciosa degustação de ovos de páscoa, acompanhado de espumantes enviados pela empresa capixaba Wine.

Pocando no ES

Chocolateria Brasil

Localizada na Praia do Canto em Vitória, a Chocolateria produz deliciosos ovos de páscoa, bombons finos, brigadeiros gourmet, doces e sorvetes artesanais com sabores inovadores. A loja é muito charmosa e é decorada com móveis que fazem parte do acervo familiar, dando ao ambiente o clima de uma residência. Já receberam diversos prêmios como o de melhor Ambiente Comercial de Gastronomia, no evento Casa Cor 2013.

Chocolateria Brasil

Fui então fazer o check-in no hotel Ibis Vitória Praia de Camburi, apoiador do evento. De frente para a praia, o hotel está muito bem localizado, a 3 km do shopping Vitória e do Centro de Convenções e a apenas 7 km do aeroporto. Ótima opção para quem visita a capital capixaba tanto a passeio, quanto a trabalho.

Abertura do Pocando no ES

A abertura do encontro aconteceu no Hotel Quality na praia da Costa em Vila Velha, onde fomos recebidos pela gerência que nos mostrou as instalações. Em seguida aconteceu a abertura oficial com a presença da subsecretária de turismo do ES, senhora Simone Modolo, representando a SETUR

Pocando no ES

Vista da praia da Costa a partir do Hotel Quality

Tivemos a oportunidade de assistir duas excelentes palestras. A primeira do Leonardo Carraretto, especialista em publicidade e proprietário da Wise Educação e a segunda do blogueiro Fábio Pastorello, do blog Viagens Cine.

Após as palestras foi realizado sorteio de brindes. Dentre outros brindes, teve sorteio de quadros, lembranças, diárias de hotéis e eu tive a sorte de ganhar um incrível quadro Mapa Múndi Aquarela da Viagema.

Presente Viagema

Fomos então jantar no restaurante Atlântica na praia de Itaparica em Vila Velha. A filial do tradicionalíssimo Atlântica, aberto desde 1967 na Praia da Costa, tem vista para o mar e exibe quadros pintados por Osmar Bodevan, fundador do restaurante. Foi o nosso primeiro contato com o mais famoso prato do ES, a moqueca capixaba. Para nossa surpresa, foi servido também um prato criado pela casa, o camarão no coco, simplesmente sensacional! Tudo acompanhado de moquequinha de banana, pirão, batata palha e arroz.

Restaurante Atlântica Vila Velha

Conhecendo Marataízes e Anchieta

No sábado acordamos bem cedo para, logo após um delicioso café da manhã no Ibis Camburi, partir em direção ao sul do Espírito Santo, onde os organizadores do Pocando no ES haviam preparado muitas surpresas para os blogueiros participantes.

A primeira parada foi em Marataízes, cidade localizada a 127 quilômetros de Vitória e que possuí cerca de 36 mil habitantes. Conhecida como Terra do Abacaxi, devido as suas extensas lavouras da fruta, tem lindas praias, lagoas e ilhas, é destino de quem curte esportes náuticos e é muito procura por turistas mineiros no verão.

Passamos pelo Palácio das Águias, uma construção com mais de 100 anos e que hoje abriga a biblioteca municipal e pelo Trapiche, uma ruína do início do século XIX que é um dos principais marcos da história de Marataízes, ambos tombados como patrimônio cultural do Espírito Santo em 1998.

Pocando no ES

Trapiche Marataízes

Em seguida conhecemos a Lagoa do Siri, um dos locais mais frequentados pelos turistas na cidade. Com suas águas calmas, atrai famílias que buscam tranquilidade para as crianças e a facilidade de poder descansar em uma espécie de bar molhado, já que os comerciantes colocam mesas e cadeiras dentro da lagoa e as pessoas curtem o dia tomando uma cerveja, suco ou água de coco sem precisar sair da água.

Lagoa do Siri Marataízes

Lagoa do Siri

Localizada a 9 quilômetros do centro de Marataízes, na alta temporada é onde está o agito da cidade. A lagoa também é muito procurada para a prática de esportes náuticos e para a pesca. Lá está uma das esculturas com a hashtag #amor♥️es, instaladas em diversos pontos turísticos do Espírito Santo com o objetivo de estimular o capixaba a compartilhar e divulgar as belezas, a paixão e o orgulho pelo estado

Lagoa do Siri

Lagoa do Siri

De lá fomos até a praia das Falésias. Fora do eixo das praias mais famosas da cidade, ela possuí um visual de deixar qualquer um de boca aberta. Com paredões de mais de 40 metros de altura, não há nenhum quiosque ou infraestrutura, fato ajuda a garantir a conservação do local.

Sem dúvida uma das praias mais bonitas que visitamos, a praia das Falésias é um local para contemplação e integração com a natureza. É um ótima pedida para quem gosta de curtir uma praia ainda em seu estado natural.

Falésias Marataízes

Praia das Falésias

Para o almoço seguidos para o Hotel Espadarte, no balneário de Iriri, distrito de Anchieta, onde os organizadores e parceiros do evento haviam preparado a primeira surpresa do dia. Fomos muito bem recepcionados com um delicioso drink de boas vindas e convidados pela gerência do hotel para conhecer as instalações. Localizado de frente para o mar, na praia da Areia Preta de Iriri, com uma excelente infraestrutura e uma vista de tirar o fôlego, o hotel é uma das melhores opções para se hospedar em Iriri.

O balneário de Iriri faz parte do município de Anchieta, a 86 quilômetros de Vitória. Composto por cinco praias de águas calmas e cristalinas, é considerado um paraíso no sul do Espírito Santo.

Pocando no ES

Praia da Areia Preta Iriri

hotel Espadarte, junto do premiado chef Gilson Surrage, ofereceu aos blogueiros participantes do Pocando no ES um maravilhoso banquete composto por uma deliciosa paella de frutos do mar, bobó de camarão, espumantes, vinhos, sucos, limonada suíça e muito carinho.

Pocando no ES

Paella à marineira

O chef Gilson Surragechef, recebeu o título de Embaixador da culinária do Espírito Santo no prêmio Dólmã 2016, maior prêmio da culinária brasileira. Ele retira todos os ingredientes dos seus pratos do mar de Iriri e a sua paella à marineira foi o prato símbolo do Festival Capixaba de Frutos do Mar em 2016.

Depois dessa maravilhosa experiência gastronômica, os blogueiros foram em direção ao Restaurante Recanto da Pedra, localizado na praia da Costa Azul, onde fomos recebidos pela Associação Iriri Vivo e pelo jovem chef André Cicilioti.

Pocando no ES

Praia da Costa Azul

Após uma pequena apresentação com a presença do prefeito de Anchieta, fomos convidados a degustar uma versão contemporânea da tradicional Torta Capixaba. Feita com uma massa bem leve e recheado com variados peixes e frutos do mar, quem não conhecia adorou e quem já conhecia ficou ainda mais apaixonado por essa iguaria da culinária local. Essa ação foi em promoção a 3ª edição do Paixão Capixaba, um festival que acontece na cidade.


Publicado por André Cicilioti


Ainda deu tempo de conhecer o Santuário Nacional Pe. Anchieta, que funciona nos espaços físicos do conjunto arquitetônico que pertenceu à missão jesuítica erguida na aldeia indígena tupiniquim de Reritiba, atual cidade de Anchieta. O Santuário é o ponto final da romaria Passos do Anchieta, que refaz o caminho habitualmente percorrido pelo Padre Anchieta quando ia Vitória para Anchieta. A caminhada de 100 quilômetros é feita em 4 dias e acontece uma vez por ano, atraindo pessoas de todo o Brasil.

Foi no em frente ao Santuário, junto a hashtag #amor♥️es que fizemos uma das fotos oficiais da segunda edição do Pocando no ES.

Descemos a escadaria que ao lado do Santuário que dá acesso ao porto do rio Benevente, para embarcar em um delicioso passeio de barco organizado por pescadores, onde pudemos ouvir um pouco da história e das “estórias” de Anchieta contadas por um “simples pescador”, como o próprio ajudante do piloto do nosso barco se definiu.

Pocando no ES

Pescador contador de “estórias”

O trajeto passa pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Papagaios, com vegetação típica dos manguezais e natureza preservada. O rio tem águas tranquilas, caranguejos, garças e muitas outros animais.

Passeio de barco rio Benevente

Após cerca de 50 minutos o barco ancora nas proximidades das ruínas do rio Benevente. Com 5 minutos de caminhada alcançamos essas misteriosas ruínas, já que ninguém sabe ao certo sua origem. São 32 colunas e pilares feitos com óleo de baleia e conchas. São muitas teorias sobre elas, alguns dizem que os jesuítas tentaram se estabelecer ali, outros que o local servia para comércio clandestino de escravos, mas a hipótese mais aceita é que as ruínas são de uma salina clandestina.

passeio barco rio Pocando no ES

ruínas do Rio Benevente

A dica mais importante para curtir esse passeio é passar bastante repelente. Infelizmente, apesar dos blogueiros capixabas terem avisado, todos esqueceram de passar, até mesmo eles. Assim os mosquitos da região, que segundo o pescador contador de estórias não atacam os pescadores por “terem medo de entrar em coma alcoólico”, aproveitaram o “sangue novo” dos blogueiros.

Recepção dos blogueiros em Guarapari

Por fim, na última surpresa do dia, fomos muito bem recebidos no Orquídea Café, um bistrô e pousada super moderno, no balneário de Meaípe em Guarapari, com direito a música ao vivo, deliciosos quitutes, cerveja, refrigerante e kit de boas vindas preparado pela Associação de Hotéis, turismo e convention & bureau de Guarapari.

Bistrô Orquídea Café Guarapari

Bistrô Orquídea Café

A galera aproveitou para confraternizar e conhecer um pouco mais dos colegas, já que a maioria se conhecia apenas virtualmente. E lá pela madrugada, entre uma cerveja e outra, várias saideiras, degustação do vinho Origem da Cantina Mattiello e do queijo provolone da Laticínios Lorena, produtos regionais que fizeram parte do kit de boas vindas do Pocando no ES, os convidados, empresários e representantes do turismo da região que compareceram já haviam ido embora, mas os amigos blogueiros se divertiam trocando experiências e falando de suas viagens.

Uma parte dos blogueiros ficou hospedada no próprio Orquídea Café, os demais se dividiram entre as pousadas Chácara Feliz e a Guarapousada

Praias de Guarapari

No domingo cedo, depois de uma noite bem dormida e um delicioso café da manhã na pousada Orquídea Café, nos reunimos para conhecer um pouco das praias de Guarapari.

A cidade tem praias para todos os públicos. Com cerca de 120 mil habitantes, fica a 51 quilômetros de Vitória. É a principal cidade turística do Espírito Santo, atraindo turistas de todo o mundo em busca de suas belas praias e das areias monazíticas, que tem efeitos terapêuticos no tratamento de doenças como artrite e reumatismo. Por isso, Guarapari é conhecida como Cidade Saúde.

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, no verão Guarapari chega a atrair 700 mil turistas, boa parte destes vindos do estado de Minas Gerais. As praias mais frequentadas são Areia Preta, das Castanheiras e do Morro, já que possuem ampla infraestrutura. Já quem prefere o sossego pode procurar as praias de Meaípe, dos Padres e do Ermitão.

Guarapari possui clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas, lindas praias e passeios de mergulho, sendo considerada um dos melhores locais para essa prática no Brasil.

A primeira parada do nosso tour foi na linda praia dos Padres, onde tivemos tempo para banho. Essa praia faz parte do complexo da Enseada Azul e o acesso acontece a partir de uma escadaria morro abaixo. É sem dúvidas uma das mais bonitas da cidade, tem águas calmas de tonalidade azul esverdeado e areias finas. Cercada por coqueiros e castanheiras, o banhista pode aproveitar de suas sombras para relaxar entre um banho e o outro.

Praia dos Padres

Em seguida visitamos a praia da Bacutia, uma das mais badaladas da cidade. Com mar calmo e raso, suas águas são um aquário natural muito procuradas para mergulho. É o point dos jovem no verão. Tem um lindo e bem cuidado calçadão com alguns quiosques e restaurantes. Para ter acesso a praia é preciso passar por escadas envoltas por um jardim de restingas e mata ciliar.

Praias de Guarapari

Praia da Bacutia

Bem ao lado fica a praia Peracanga. Também com águas calmas e cristalinas, é uma praia familiar, já que por não ter ondas, os pais podem ficar mais tranquilos com as crianças. Para chegar na lá vindo da Praia de Bacutia basta caminhar até as pedras na direção oposta aos prédios, sair da praia, atravessar a rua e já estará na praia da Peracanga.

Praias de Guarapari

Praia Peracanga

Após a praia de Peracanga, ainda em Nova Guarapari, passamos pela praia de Guaibura. Já na rodovia do Sol, no caminho para o centro de Guarapari, avistamos as praias do Ipiranga e Riacho.

A primeira parada na região central de Guarapari foi no Mirante das Virtudes para apreciar a linda vista da praia das Virtudes.

Pocando no ES

Praia das Virtudes

Visitamos então uma das praias mais famosas de Guarapari, a praia da Areia Preta. Pessoas de todo o Brasil e do mundo a procuram em busca das propriedades medicinais de suas areias monazíticas, que tem efeitos terapêuticos no tratamento de doenças como artrite e reumatismo.

Pocando no ES

Praia da Areia Preta

A próxima praia é a praia das Castanheiras. Imagine que delícia é pegar uma praia e ter a sombra de uma castanheira para descansar. Essa é uma das praias mais urbanizadas da cidade, muito procurada por moradores e por turistas. Possui ótimos quiosques e é ideal para quem gosta de praia com infraestrutura.

Guarapari no Espírito Santo

Praia das Castanheiras

Passamos ainda pela praia mais popular da cidade, a praia do Morro. No verão, férias de julho e demais feriados, a praia do Morro recebe muitos turistas, em sua maioria mineiros, tendo em vista a facilidade de alugar casas e apartamentos de temporada. É nela que acontece a comemoração do Ano Novo e a queima de fogos. Com quatro quilômetros de extensão é a maior praia da cidade. Seu calcadão foi recentemente revitalizado, possui ciclovia, quadras e muitos quiosques.

Praia do Morro Guarapari

Praia do Morro Foto: Tudo é Mara

E para finalizar, a última surpresa preparada pelos organizadores. Fomos convidados pela AHTG a apreciar um super almoço em um dos restaurantes mais famosos e tradicionais da cidade, o Gaeta. Em funcionamento desde 1966, o restaurante é comandado pelo senhor Nhozinho Matos, que gentilmente nos atendeu a mesa. Em 2006 ele recebeu o título de Moquequeiro Juramentado das mãos do jornalista José Carlos Monjardim, autor da frase “Moqueca, só capixaba; O resto é peixada”.

Antes de servirem o almoço, o senhor Nhozinho fez questão de nos apresentar a versão tradicional da moqueca capixaba. Logo em seguida tivemos o prazer de experimentar a moqueca do Gaeta, acompanhada de pirão e arroz branco.

Restaurante Gaeta Guarapari

Moqueca capixaba

Como sobremesa foi servido uma deliciosa torta de coco, o doce mais importante da culinária capixaba, tradicionalmente preparado pelos restaurantes de moqueca do Espírito Santo. Ainda ganhamos uma lembrancinha da cidade, uma miniatura de uma panela de barro utilizada para preparar a moqueca capixaba.

Pocando no ES

Torta de Coco Gaeta

Descubra o Espírito Santo

Infelizmente, esse foi o fim da 2ª edição do encontro de blogueiros Pocando no ES. O evento foi um sucesso e com certeza trará bons frutos ao turismo do Espírito Santo. Agradecemos a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais desse lindo estado que merece mais destaque na cena do turismo doméstico brasileiro.

Se você ainda não conhece o ES, programe-se para conhecê-lo nas suas próximas férias. O estado possui atrações que vão desde montanhas (o Pico da Bandeira, 3º ponto mais alto do Brasil fica na divisa do ES com MG) a lindas praias, passando por rios, lagoas e a deliciosa comida regional. Os custos de viagem são baixos em comparação com outros destinos do sudeste como a Região dos Lagos no Rio de Janeiro e as praias do norte do estado de São Paulo. E você pode ter certeza de uma boa recepção por parte do encantador povo capixaba.

Se você já conhece o estado, volte a visitá-lo e certamente também irá se surpreender com praias bem cuidadas, limpas, bons preços e com a excelente estrutura para receber o turista.

Para saber mais sobre o Pocando no ES e sobre o Espírito Santo busque pelas hashtags #pocandonoes #descubraoes #amor♥️es nas redes sociais, acesse a página do evento no Facebook ou os sites dos blogs participantes.

Blogs de fora do ES: Bagagem de Memórias | Viajadas | Eu Vou de Mochila | Tô Pensando em Viajar | Viajante Comum | Viagens Cine | Mochilão Barato | Mineiros na Estrada | Catálogo de Viagens | O Melhor Mês do Ano
Blogs capixabas: Um Olhar Novo | Caixa de Viagens | Terra Capixaba | Casal Viagem.ES | Viagem Massa | Pelo Mundo com a Manu | A Vida é como um Livro | Blog Destino ES | Guia Capixaba | Tudo é Mara | Aline Approves | Caminha Gente | Guia e Turismo

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

15 Comments

  1. Deivson 16/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  2. caminhagente123 16/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  3. Sofia 16/04/2017
  4. Marcelo Ribeiro 16/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  5. Giovana 16/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  6. fabiopastorello 16/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  7. Patricia 17/04/2017
    • Mochilão Barato 17/04/2017
  8. Nathalia Peixoto 18/04/2017
  9. Emilia Brito 27/04/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!