fbpx

Documentos necessários para entrar no Chile

Nesse post tiramos todas as dúvidas sobre os documentos necessários para entrar no Chile. Saiba quais são e não tenha contratempos.

Por ser um país associado ao Mercosul, o Chile está sujeito as regras do bloco que visam facilitar o trânsito de cidadãos e aprofundar a integração regional, simplificando muito a entrada de brasileiros no país.

Plaza de Armas em Santiago
Plaza de Armas em Santiago

O Chile é um dos principais destinos dos brasileiros que viajam para o exterior. Em 2016 foram 438,9 mil, quase o dobro de 2008 e 20% a mais que em 2015.

O crescimento do interesse dos brasileiros pelo nosso vizinho sul americano aconteceu por diversos fatores, entre eles a segurança e hospitalidade do país e a possibilidade de ver neve.

Recentemente eles foram premiados com o chamado ‘Oscar’ do turismo de aventura, o que demonstra que o Chile tem muito potencial turístico e que o número de visitantes estrangeiros deve continuar crescendo.

Vale Nevado em Santiago
Vale Nevado em Santiago.

O interesse é tanto, que os posts sobre o Chile estão entre os mais acessados aqui do blog. Muita gente nos escreve com dúvidas em relação a documentação necessário para visitar o país e por isso resolvemos escrever esse post para esclarecer qualquer dúvida.

Lagunas Altiplanicas
Lagunas Altiplânicas no Deserto do Atacama.

Documentos para entrar no Chile

1) RG ou Passaporte

Para viajar para o Chile precisa de passaporte?

Não. Desde junho de 2008, os turistas dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, podem apresentar apenas a cédula de identidade (RG) nas viagens realizadas dentro do bloco.

Como o Chile é um país associado ao Mercosul não é preciso levar passaporte nem pedir visto de entrada para viajar para lá como turista.

países onde brasileiros não precisam de passaporte
Cédula de Identidade Civil

Para que o documento de identidade seja aceito, ele deve ter fotografia atual. Recomenda-se que tenha no máximo 10 anos de emissão, porém se o documento tiver sido emitido há mais tempo e ainda for possível identificar seu portador pela foto, ele provavelmente será aceito.

Retirado do site do Itamaraty, na seção destino Chile:

“Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no Chile portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.”

E segundo o site do Mercosul:

“O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado. Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, as autoridades poderão solicitar outro documento.

Além de passaportes, são documentos válidos para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, conforme o caso, o Registro de Identidade Civil, as Cédulas de Identidade expedidas por cada Unidade da Federação com validade nacional ou as Cédulas de Identidade de Estrangeiro expedidas pela Polícia Federal.”

Atenção: não são aceitos documentos como CNH, Carteira Funcional, Carteira de Militar, Carteira de Trabalho, OAB, CREA, etc. Os únicos documentos aceitos pela imigração são o Passaporte ou a Carteira de Identidade (RG) emitida pelas Secretárias de Segurança Pública.

Obviamente, quem tem passaporte pode utilizá-lo para entrar no Chile, desde que esteja dentro da validade durante toda a estádia.

2) Precisa de Visto para o Chile?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. O período máximo de permanência é de 90 dias.

Para estadias superiores a esse período, é necessária a solicitação do Visto de Estudante ou de Trabalho, conforme a situação. O blog O Melhor Mês do Ano tem um post super completo explicando Como conseguir visto de trabalho no Chile.

3) Precisa de Certificado Internacional de Vacinação?

O Chile não exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação de turistas brasileiros. Tampouco é obrigatória qualquer tipo de vacina. Caso você tenha dúvidas, pode confirmar essa informação no site da Anvisa.

Atenção: se o seu voo fará conexão em algum país que exija o Certificado Internacional de Vacinação, como o Paraguai e a Bolívia, você precisa portar o documento. Caso seu voo seja direto do Brasil para o Chile ou faça conexão na Argentina ou Uruguai, o certificado não é necessário.

4) Outros documentos

É sempre bom, em viagens para o exterior, independente do país visitado, ter em mãos na hora da imigração documentos que comprovem o objetivo da viagem. Sempre há chances dos agentes de imigração solicitarem documentos como passagem de volta, comprovante de reserva de hospedagem e prova de meios de solvência econômica para se manter no país.

Fonte de pesquisa: Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Ministério de Relaciones Exteriores de Chile.

Agência de turismo em Santiago

Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a TourGo. Essa é uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros.

Você pode inclusive solicitar o contato de um consultor brasileiro para te ajudar a montar seu roteiro.

Acesse agora o site da TourGosolicite um orçamento. Nossos leitores tem 10% de desconto.

SEGURO VIAGEM PARA O CHILE

No Chile não existe atendimento médico gratuito. Em caso de necessidade, é necessário pagar, mesmo em hospitais públicos. E se o turista ficar doente no Chile? Vai a um pronto-socorro e paga integralmente pelo atendimento, insumos utilizados e medicamentos administrados.

A melhor forma de se precaver e viajar com segurança é contratar um seguro viagem internacional. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos! Com um seguro viagem você terá, dentre outras coberturas, o atendimento médico pago pela seguradora ou o reembolso das despesas, incluindo assistência odontológica e farmacêutica (verifique condições da apólice).

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem com o cupom FERIAS + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
*Válido até 31/07/2023, independente da data da viagem.


Leia também

Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar

Roteiro de 5 dias em Santiago

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama

Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento

Sky Costanera em Santiago – O mirante mais alto da América Latina

Câmbio em Santiago: que moeda levar para o Chile

Valparaíso e Viña del Mar por conta própria

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Vulcão Osorno no Chile

Pucón! A cidade do Vulcão!

Rafting em Pucón

Os Saltos de Petrohué – Puerto Varas

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide

18 comentários

  1. Áquila Busman 14/09/2018
    • Mochilão Barato 14/09/2018
  2. Rita Brasil 28/11/2018
    • Mochilão Barato 29/11/2018
  3. Fatima 18/01/2019
    • Mochilão Barato 18/01/2019
  4. Otávio 21/04/2019
    • Mochilão Barato 21/04/2019
  5. NEYVIDSON NASCIMENTO DA SILVA 03/08/2019
    • Mochilão Barato 03/08/2019
      • NEYVIDSON NASCIMENTO DA SILVA 03/08/2019
  6. Izabel 23/08/2019
    • Mochilão Barato 23/08/2019
  7. jean 26/09/2019
  8. marcelo 29/10/2019
    • Mochilão Barato 29/10/2019
  9. Davide 22/10/2021

Deixe um comentário