Como tirar passaporte

Apesar de ser um processo muito simples, muitos leitores tem dúvidas de como tirar passaporte. O principal documento de viagem, aceito em todos os países do mundo, é emitido pela Polícia Federal no Brasil e nas embaixadas do Brasil no exterior. Nesse post mostramos o passo a passo para sua emissão.

O passaporte brasileiro recentemente passou a ter validade de 10 anos para os maiores de 18 anos. A solicitação e emissão é bem simples, porém alguns detalhes precisam ser observados pelos requerentes.

como tirar passaporte

Como tirar passaporte no Brasil

Para solicitar um passaporte brasileiro, os interessados devem cumprir algumas condições:

– ser brasileiro;
– ter título de eleitor, quando obrigatório;
– ter votado na última eleição, justificado, ou pago a multa respectiva;
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.

Primeiro passo

Se você preenche os requisitos acima, o primeiro passo para tirar passaporte brasileiro no Brasil é preencher o formulário de solicitação no site da Polícia Federal. Em seguida será gerado um protocolo e a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Segundo passo

Realizar o pagamento da GRU. Atualmente o valor da taxa é de R$ 257,25.  Imprima o comprovante de pagamento, pois ele precisa ser apresentado na Polícia Federal.

Terceiro passo

Assim que você realizar o pagamento, acesse o site da PF para realizar o agendamento do seu comparecimento a um dos Postos de Expedição de Passaporte. Escolha dia e o horário de acordo com as opções apresentadas pelo sistema.

Quarto passo

Compareça ao Posto de Expedição com a documentação original exigida, comprovante de pagamento da GRU, protocolo da solicitação e comprovante de agendamento.

Documentos necessários:

– Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação acompanhada de outro documento que comprove local de nascimento. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome, leve também a Certidão de Casamento. O documento de Identidade deve ser apresentado obrigatoriamente para maiores de 12 anos.

– Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, levar a certidão de quitação eleitoral – obtida no site do TSE – ou justificativa eleitoral.

– CPF do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado.

– Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 1º de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos

Atenção:

– Não é necessário levar fotografia. A PF irá coletar a foto no momento do atendimento.

– Também serão colhidos os dados biométricos.

Retirada do passaporte

Após a realização dos procedimentos, a Polícia Federal irá informar o prazo para confecção do passaporte. Somente o titular poderá retirá-lo. Normalmente o prazo de entrega é de até 6 dias úteis.

Mais informações
  • O andamento da emissão do passaporte pode ser consultado no site da PF.
  • A validade dos passaportes é de até 10 anos.
  • Para menores de 18 anos, o período de duração é definido de acordo com a idade.
  • Não existe renovação de passaporte. Quando o passaporte vence é necessário realizar todo esse procedimento para emissão de um novo.
  • Os brasileiros que têm urgência em viajar ao exterior podem solicitar o passaporte de emergência, desde que consiga justificar a urgência. Nesse caso o prazo para a emissão é até 24 horas.
Emissão do passaporte no exterior

Em caso de emergência é possível solicitar um novo passaporte no exterior. Basta procurar as unidades consulares do Itamaraty. Mais informações sobre a emissão de passaportes no exterior podem ser obtidas no site do Itamaraty.

Leia também

Países onde brasileiros não precisam de passaporte

Documentos necessários para viajar para Europa

Como tirar o Visto de Turista para os EUA

Celular na Europa: fim da cobrança de roaming dentro da UE

Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!

 

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!