Como tirar o Visto de Turista para os EUA

Nesse post vamos explicar como solicitar um Visto de turista para os EUA. Os brasileiros precisam de visto antecipado para viajar para Estados Unidos das Américas ensinaremos o passo-a-passo do processo.

Como Solicitar um visto de turista para os EUA

O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O processo inicial acontece através do preenchimento de um extenso formulário pela internet e do agendamento da coleta de dados biométricos e entrevista. A coleta dos dados biométricos acontece nos Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) existentes nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. As entrevistas ainda acontecem apenas na Embaixada em Brasília e nos Consulados no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Você  provavelmente terá que comparecer a um CASV em um dia diferente do dia da entrevista. Dessa forma reserve ao menos dois dias para isso. A taxa é de US$ 160,00.

Vamos ao passo-a-passo!

Primeiro Passo: Formulário DS-160

Preencha o Formulário DS-160 online. Esse formulário é todo em inglês, porém basta posicionar o ponteiro do mouse sobre as questões que é mostrada a sua tradução. Ele é composto de questionários sobre dados pessoas, viagens anteriores, objetivo da viagem, formação escolar, informações sobre sua profissão e trabalho, perguntas de caráter intimo, convicções religiosas, políticas, dentre outros. Vamos a sequência:

Visto de turista para os EUA

  1. Em “Get Started” procurar por BRAZIL e selecionar a cidade que deseja realizar a entrevista. As cidades onde acontecem as entrevistas são Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
  2. Clique em “Start an Application”.
  3. Escolha uma pergunta de segurança e na linha de baixo digite a resposta e clique em “next”. Escolha uma pergunta e resposta fáceis de serem lembradas caso precise.
  4.  Na próxima tela são pedidos dados pessoais como nome e data de nascimento. Em “Surnames” digite os seus sobrenomes e em Given Names os seus nomes. Por exemplo para José Carlos Pereira da Silva, “surnames” são Pereira da Silva e “given names” José Carlos. Em “full name in Native Alphabet” coloque seu nome completo. Caso seu nome contenha acentos, esse é o único campos que aceitará incluí-los. Após preencher todos os campos clique em “next”.
  5. A próxima tela é referente aos dados de nacionalidade e o número da sua carteira de identidade. Marque “does not apply” para U.S. Social Security Number e para U.S. Taxpayer ID Number.
  6. Agora insira o seu endereço residencial, telefones de contato e email.
  7. Na tela seguinte são requisitados os dados referentes ao seu passaporte.
  8. Após clicar em “next” aparecerá a tela referente ao tipo de visto que você deseja. Em “Purpose of Trip to the U.S” selecione “TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)” e em “specify” selecione “BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR) (B1/B2). Esse é o visto para quem deseja visitar os Estados Unidos a turismo.
  9. Logo em seguida você deverá informar se tem planos específicos de viagem. Caso já saiba quando vai viajar e já tenha comprado as passagens clique em “yes” e insira os dados da sua viagem. Caso tenha apenas planos, mas nada certo ainda, ou caso ainda não esteja planejando nada, apenas quer ter o visto para possíveis oportunidades, clique em “não” e indique uma data em que você pretende viajar para os EUA, mesmo que não tenha nenhuma pretensão no momento é necessário inserir uma data nesse campo e um endereço nos EUA, que pode ser o de um hotel.
  10. Em seguida deverá informar se mais alguém irá viajar com você e indicar os dados dessa pessoa, isso claro, se já tiver planos de viagem prontos.
  11. Na próxima tela deverá informar se já viajou antes para os EUA, se já teve um visto para os EUA ou o pedido recusado e se já solicitou permissão para imigração ou cidadania americana.
  12. Você deverá informar algum contato nos EUA, pode ser o hotel que você reservou ou deseja reservar.
  13. Informe os dados referente a sua filiação.
  14. Informe a sua ocupação principal (estudo ou trabalho).
  15. Por fim há uma série de perguntas referentes a segurança. Você deverá responder, por exemplo, se é portador de alguma doença contagiosa, se já participou de organizações militares, se tem treinamento com armas, se pretende realizar algum ato de terrorismo nos EUA (espero que não, rs!).

Após terminar o preenchimento do formulário o sistema irá solicitar que você revise as informações e após passar por todas as telas você deverá clicar em “Sign and Submit” para assinar digitalmente e submeter o formulário DS-160.

Segundo Passo: agendamento de entrevista 

Com o formulário preenchido você deverá realizar o agendamento para atendimento em um CASV e para entrevista em um Consulado ou na Embaixada.

  1. Acesse o site de agendamento: https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv .
  2. Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.
  3. Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto (o mais usual é receber em casa).
  4. Pague a taxa do visto (MRV).  Você poderá pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. Escolhendo pagar com o cartão o acesso a tela de agendamento ficará disponível imediatamente. Se escolher o pagamento via boleto bancário, é necessário aguardar a compensação para ter acesso ao agendamento.
  5. Agende seu comparecimento ao CASV e sua entrevista no Consulado, caso seja necessária. Os agendamentos podem ser efetuados através desse siteEm Brasília, Rio de Janeiro e Recife pode ser possível realizar os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado para o mesmo dia. Em São Paulo isso não é possível, você deverá obrigatoriamente ir em um dia no CASV colher os dados biométricos e no outro a Embaixada ou ao Consulado para entrevista. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por enquanto, só há CASVs. Sendo assim, quem optar por um CASV de uma dessas cidades deverá obrigatoriamente viajar para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife para entrevista. 

Terceiro Passo: comparecer ao CASV

Comparecer ao CASV para tirar sua foto e ter suas digitais coletadas. Você deverá levar seu passaporte atual válido, passaporte com o visto antigo (se houver) e página de confirmação do DS-160. Quem tem 66 anos ou mais ou menos de 15 anos não necessita ter suas digitais coletadas no CASV. Entretanto, é obrigatório o comparecimento do solicitante ou um representante ao CASV para entregar pessoalmente a documentação, juntamente com uma foto 5X5.
Atenção: Não é permitido o ingresso de aparelhos eletrônicos e celulares nos CASVs, Embaixadas e Consulados. Bolsas e mochilas também não são permitidas (exceto uma pequena bolsa de mão). A segurança é muito rigorosa e caso você leve um item proibido será impedido de entrar e não há guarda-volumes disponíveis. Em alguns locais há pessoas que ficam oferecendo esse tipo de serviço. Se possível deixe seu celular,bolsa e mochila em casa ou no hotel.

Quarto Passo: entrevista na Embaixada ou Consulado

Você deverá comparecer à entrevista na Embaixada ou Consulado portando:

  • Passaporte válido;
  • Qualquer outro passaporte antigo com visto;
  • Qualquer documento que ache necessário para a sua entrevista.

Fila Consulado americano

 

Quinto Passo: recebimento do passaporte com o visto

Se seu visto for aprovado, você o receberá em normalmente em até 10 dias úteis. Entretanto, algumas solicitações podem requerer um tempo maior de avaliação. Para consultar o status da sua solicitação acesse https://ceac.state.gov/CEAC/.  Atualmente 96% dos pedidos de brasileiros são aprovados. Você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou buscar no CASV pré-escolhido. A entrega é feita pela transportadora e a normalmente é bem rápida.

visto EUA

Qualquer coisa é só perguntar e boa sorte!

Não deixe de ler nosso post sobre nossas viagem para Nova Iorque e os posts sobre nossa viagem para Flórida!

Fonte: Missão Diplomática dos Estados Unidos – Brasil – http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/niv-apply2.html

7 Comments

  1. Rafael 27/12/2015
    • Rozembergue 18/02/2016
  2. Raquel 27/04/2016
    • Mochilão Barato 27/04/2016
  3. FreeBSD VPS 11/05/2016

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!