Celular na Europa: fim da cobrança de roaming dentro da UE

Não há nada mais prático do que ter conexão de internet no celular durante uma viagem ao exterior. Na Europa, a solução mais barata é comprar um chip de uma operadora local. Até essa semana quem tinha no roteiro mais de um país europeu se deparava com o problema das taxas de roaming, porém uma resolução da União Européia acabou com a cobrança de roaming dentro da Europa.

A partir de 15 de Junho de 2017 os Sim Cards (chips) das companhias de telefonia da Europa fazem chamadas, enviam mensagens e navegam na Internet em qualquer Estado-Membro da União Européia pagando o mesmo preço que se estivessem no seu país de origem.

Celular na Europa

Seja para se localizar através do Maps, pesquisar sobre uma atração, ver as opções de transporte público e seus horários, chamar um UBER ou um táxi, postar uma foto nas redes sociais ou dar notícia para amigos e parentes, ter um chip funcionando é bem melhor do que depender de conexões Wi-Fi.

A partir de agora basta o viajante adquirir um Sim Card pré-pago de alguma operadora no primeiro país visitado e viajar sem se preocupar com cobrança de roaming, ficando conectado durante toda a viagem.

Em que países o roaming gratuito funciona

Nos 28 países que integram a UE: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Como comprar um chip na Europa

Em todas as nossas viagens para Europa compramos facilmente um chip local. Basta procurar uma loja de alguma operadora europeia e pedir um Sim Card “Prepaid”. Independente da língua local, os vendedores, que já estão acostumados, irão entender e informar as opções e preços. Operadores maiores são mais confiáveis. Alguns exemplos são a Vodafone, Orange, O2, TIM.

É muito comum encontrar chips pré-pagos em mercados, farmácias e até mesmo em máquinas de venda das operadoras instaladas em shopping e aeroportos.

O custo muda de operadora para operada e de acordo com o país. Na nossa última viagem para Alemanha pagamos cerca de 20 euros por um chip da  O2 com 3GB de dados válidos por 30 dias. Já no Reino Unido é possível comprar um Sim Card “pay as you go” (como eles chamam os pré pagos por lá) da Vodafone com 4GB de conexão 4G e 500 minutos de ligação local validos por 30 dias, por 20 libras. 

Mais informações
  • Importante lembrar que o seu celular precisa estar desbloqueado para funcionar com chips de outras operadoras.
  • Ao colocar um chip local você pode continuar usando normalmente o aplicativo Whatsapp com seu número do Brasil.
  • Lembre de guardar seu chip brasileiro bem protegido, evitando de perdê-lo ou danificá-lo durante a viagem.
Seguro Viagem para Europa

Já o Seguro Viagem continua obrigatório. A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros.

A dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo e aproveitar até 10% de desconto que conseguimos para os nossos leitores. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 na tela de pagamento e garanta 5% de desconto e mais 5% de desconto para pagamento via boleto. Caso prefira, o pagamento ainda pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito.
320x100

LEIA TAMBÉM

Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!

Documentos necessários para viajar para Europa

Roteiro de 20 dias pela Europa

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro para 4 dias em Paris

Como escolher uma mochila de viagem

3 Comments

  1. Paula 18/06/2017
    • Mochilão Barato 18/06/2017
      • Paula 18/06/2017

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!